Control Z 3x01 – ¿Creías que me iba a olvidar de ti?

15 meses depois.

A TERCEIRA E ÚLTIMA TEMPORADA DE “CONTROL Z”. Enquanto os jovens do Colégio Nacional tentam chegar à formatura em seu último ano na escola, e viver uma vida “normal” ignorando algo traumatizante (que pode levá-los às autoridades) que aconteceu 15 meses antes, @todostussecretos está de volta, exatamente como na primeira temporada, para atormentá-los no melhor estilo “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. No fim da temporada passada, em uma sequência confusa e um tanto angustiante, a Diretora Susana morreu caindo do alto do colégio, durante uma confusão generalizada que envolvia várias tramas da temporada – e seis jovens foram testemunhas do assassinato. “¿Creías que me iba a olvidar de ti?”, a estreia da terceira temporada, se divide entre dois tempos: o dia seguinte à morte e 15 meses depois.

Não é o melhor retorno possível, eu sei – mas eu gostei do episódio. Talvez porque essa é justamente a minha relação com “Control Z”: ela não é uma série excelente, nunca a menciono como “uma de minhas séries favoritas” nem nada, mas eu gosto dela… então foi bom reencontrar os personagens e seus novos problemas. Quando vemos o salto de tempo de 15 meses, no início do episódio, somos pegos de surpresa – afinal de contas, existem muitas lacunas a serem preenchidas, não é possível que a morte de Susana não tenha tido nenhuma grande consequência para a vida de nenhum deles… mas, então, vamos aos poucos entendendo o que estamos fazendo no “futuro”. Acontece que, surpreendentemente, as consequências estão mesmo surgindo apenas lá, depois de tanto tempo… porque mais alguém se envolveu com a morte de Susana.

E ninguém sabe quem é.

Quando retornamos ao dia seguinte do assassinato de Susana, Javi e Sofía recebem uma mensagem de Raúl que os manda até a escola “sem falar nada para a polícia” e, quando eles chegam lá, o corpo desapareceu, assim como todos os vestígios dele, e todos estão agindo como se nada tivesse acontecido… porque ninguém parece saber de nada. Até que a morte da nova diretora é anunciada, mas dizem que “encontraram o corpo dela no seu apartamento”. Então, a história é que “ela se suicidou”, e pelo menos seis pessoas sabem que isso é verdade… talvez mais. Se não foi nenhum dos seis que, depois de eles irem embora, tirou o corpo de lá e forjou o suicídio, mais alguém está envolvido nessa trama. E pode ser um mistério interessante para conduzir a terceira temporada… já estou curioso para saber quem poderia ter mexido na cena do crime assim.

Mesmo contra os protestos de Sofía, os outros cinco decidem manter tudo como está e não falar nada – para eles, o corpo ter “desaparecido” os livrou de uma possível prisão, e eles preferem não mexer nisso… embora, no fundo, saibam que isso ainda voltará para atormentá-los, mais cedo ou mais tarde. E de fato retorna, quinze meses depois, durante a festa de aniversário de Raúl. É muito estranho vê-los se comportando como se nada tivesse acontecido, como se eles estivessem de fato vivendo uma nova vida, mas quinze meses é um tempo grande o suficiente para que eles tivessem esperanças de estarem à salvo… mas não estão. Enquanto Javi e Sofía estão tentando transar em um quarto na casa de Raúl (!), uma encomenda chega por drone para o aniversariante, e uma mensagem de uma conta bastante conhecida é enviada para todos os celulares.

@todostussecretos está de volta.

Alguns até tentam ignorar o retorno que pergunta “por que a deixaram sozinha”, Javi tenta dizer que é “paranoia” pensar que a mensagem se refere à Susana, mas se havia alguma dúvida, nenhuma mais resta no dia seguinte, quando @todostussecretos envia uma foto para cada uma das pessoas que estava presente na noite em que Susana caiu do alto do Colégio Nacional: uma foto de sua própria expressão ao redor do corpo da diretora, e todos sabem que isso é parte de uma foto muito maior e mais comprometedora… que é, justamente, a foto que Raúl recebeu no dia do seu aniversário: uma foto deles em volta do corpo de Susana e uma mensagem: ASSASSINOS. Agora, eles precisam descobrir quem moveu o corpo, quem é @todostussecretos dessa vez (não acho que seja o Raúl novamente, mas vai saber?), e, quem sabe, escapar de serem incriminados…

 

Para mais postagens de Control Z, clique aqui.

 

Comentários