Lost 3x16 – One of Us

Manipulação.

Digo mesmo que EU VOU DEFENDER A JULIET – Juliet é, e sempre foi, desde quando eu assisti à série pela primeira vez há quase 15 anos, uma das minhas personagens favoritas de “Lost”… e mesmo em episódios como esse, eu continuo aplaudindo tudo o que ela faz, porque precisa ser inteligente e dissimulada demais para conseguir manipular as pessoas desse modo – nem todo mundo conseguiria. “One of Us”, exibido em 11 de abril de 2007, é o segundo flashback da personagem, contando, dessa vez, da sua ida para a ilha e um pouco do que aconteceu nos três anos em que ela está lá, e é sempre muito interessante ver a construção e o desenvolvimento da personagem, que muda drasticamente da versão que conhecemos antes da ilha, para a mulher que conhecemos agora… e, convenhamos, a Juliet badass é muito mais legal que a Juliet bobinha.

E ela tem, nesse episódio, um dos meus momentos favoritos da personagem!

No último episódio, Juliet manipulou Kate depois de as duas acordarem algemadas na floresta, dizendo que tinha sido abandonada pelos Outros e que forjou toda a situação das algemas para que elas precisassem convencer, esperando que isso as aproximasse o suficiente para que ela não fosse abandonada novamente, como acabou de acontecer com as pessoas com quem viveu durante os últimos três anos… é muito difícil acreditar em Juliet, tendo em vista que a conhecemos como sendo parte do outro grupo, ajudando a manter os sobreviventes do Oceanic 815 prisioneiros e tudo o mais, mas Jack parece confiar 100% nela, o que deixa o Sayid contrariado. E, com ele, um grupo imenso de pessoas que não estão nem um pouco inclinadas a acreditar em uma pessoa que vivia com o grupo que os matou, os sequestrou e os aprisionou nos últimos 80 dias.

Enquanto Juliet brinca com toda a situação complicada em que está (amei aquela cena dela com o Hurley na praia, por exemplo, quando ele diz que não a viu no cais no dia em que eles foram aprisionados, e ela diz que “tirou aquele dia de folga”) e os sobreviventes da praia fazem uma reunião para decidir o que fazer em relação a ela, mesmo que Jack confie nela e peça que todos confiem também (eu adoro a Juliet, de verdade, mas a arrogância do Jack em achar que, porque ele confia, todo mundo também tem que confiar é realmente irritante… diz muito sobre quem ele é e quem ele acha que é), o episódio nos mostra flashbacks interessantes que começam pouco depois dos acontecimentos que vimos no primeiro flashback da personagem: agora, depois do recrutamento, estamos vendo Juliet embarcar em uma jornada que ela nem entende direito.

Por um motivo ou por outro, Juliet acabou aceitando o emprego oferecido por Richard e Ethan, por mais estranho que tudo fosse – talvez porque, como eles dizem, ela soubesse que “estava indo para um lugar especial”. Juliet é levada para a ilha por causa dos experimentos que ela estava fazendo para ajudar mulheres que não podiam ter filhos a engravidar, porque, como acabamos descobrindo, as mulheres da ilha não podem ter filhos… todas as mulheres grávidas acabaram morrendo antes de poderem dar à luz, e Ben espera que Juliet possa ajudá-los. Os primeiros meses, no entanto, são bastante difíceis, e Juliet não consegue fazer nenhum avanço, e pede para ir embora, mas Ben faz um acordo baixo com ela, contando que o câncer de sua irmã retornou e que, se ela escolher ficar na ilha e continuar os testes, ele pode enviar alguém para curá-la.

Juliet faria de tudo pela irmã – e, por isso, eu a entendo. Juliet passou muito tempo fazendo uma série de novos testes, desenvolvendo soro e tentando levar uma gravidez até o fim na ilha, até descobrir que Ben estava com um tumor… o que era estranho e não condizia com o discurso dele, de que ninguém tinha câncer na ilha. É natural que ela o tenha acusado de ser mentiroso e um monte de coisa, e é então que ganhamos uma das cenas mais emocionantes de Juliet até o momento, que é quando Ben a leva até a casa de Mikhail, onde eles mantêm contato com o mundo exterior, e ela pode ver, por uma tela, a irmã, bem e viva, com o filho que nasceu há uns dois anos… o mais “interessante” da cena é ver como eles realmente sabem tudo o que está acontecendo no exterior – o que explica eles saberem tanto sobre o Oceanic 815 e os seus passageiros.

O que se mostra importantíssimo em um momento delicado para Juliet… “coincidentemente”, Claire está adoecendo quando Juliet e os demais chegam ao acampamento, e ela sabe qual é o problema e como curá-la. Tudo é bastante suspeito, é claro, mas Claire começou a passar mal antes da chegada de Juliet, excluindo, a princípio, qualquer possibilidade de que ela tenha feito algo a Claire, e a história que ela conta é toda muito convincente: ela conta a Jack e a Kate sobre quem é, sobre os seus experimentos, sobre como foi ela quem desenvolveu o soro que Ethan injetava em Claire e como foi apenas graças a ela que Claire conseguiu carregar a gravidez até o fim naquela ilha… só graças a ela Claire e Aaron ainda estão vivos, e agora ela está tendo uma crise de abstinência ou algo assim. Então, Juliet se voluntaria para ir buscar mais remédio para Claire.

Aqui, temos uma das melhores cenas do episódio, que é quando Juliet é encurralada por Sayid e por Sawyer, em uma cena tensa em que eu não posso evitar sentir nojo de ambos. Eu de verdade entendo a desconfiança deles, mas, ainda assim, é muito difícil engolir aquela cena por toda a pose deles, a atitude e, felizmente, Juliet se sai MARAVILHOSAMENTE BEM. Juliet é muito firme e decidida, e ela nem titubeia ao usar as informações que têm sobre as vidas de Sayid e de Sawyer antes da ilha para fazer com que ambos calem a boca e a deixem passar – é muito legal vê-los em completo silêncio, sem conseguir responder ou reagir, enquanto Juliet pega a maleta com remédios da mão de Sawyer e sai caminhando confiante de volta para a praia, para salvar a vida de Claire e, quem sabe, começar a ganhar a confiança de outras pessoas além de Jack.

O que coroa o episódio, é claro, é a última cena, que me fez rir de nervoso, mesmo que eu já tenha assistido “Lost” uma vez. O roteiro estava tentando fazer com que acreditássemos em Juliet desde o episódio passado, e não era tão difícil acreditar nela, mas então a vemos conversar com Ben pouco antes dos Outros irem embora da vila, quando ela repassa com ele todo o plano que envolve algemar-se a Kate na floresta, confessar o que fez, caso fosse descoberta, e usar a doença de Claire, que eles ativaram através de um implante que fizeram nela quando ela esteve sequestrada, para conquistar a confiança dos sobreviventes no acampamento… tudo o que Juliet fez, tudo o que parecia convincente, foi previamente planejado – ela é uma mestra da manipulação! Agora, vamos ver qual é a função de Juliet nesse acampamento, qual o plano dos Outros…

Mas esse final não muda minha opinião sobre ela: eu amo a Juliet e a defendo.

E esse episódio? SIMPLESMENTE PERFEITO! Um dos meus favoritos na temporada!!!

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários