A Favorita – Os depoimentos de Cilene e Salvattore

“Eu vou provar a minha inocência!”

Donatela ficou FURIOSA quando descobriu que Silveirinha a estava enganando esse tempo todo e que, na verdade, sempre a odiou… agora que Flora está fora da cadeia, Silveirinha se juntou a ela, e Donatela não vai deixar isso barato – são duas cenas fortíssimas em que eles se enfrentam, cospem um na cara do outro, e tudo termina com o Silveirinha na sarjeta, quando Donatela quebra tudo o que ele tinha guardado da dupla sertaneja “Faísca e Espoleta” e o despeja do apartamento que tinha sido um presente dela há muitos anos. Certamente, o sentimento instantâneo de vingança foi gostoso para Donatela, mas ela não imagina que essas suas ações vão fazer com que Silveirinha use a seu favor uns trunfos que podem acabar com a Donatela de uma vez por todas… depois de ser despejado por Donatela, Silveirinha diz a Flora que chegou a hora de agir.

 

“Você conseguiu, Flora. Eu vou acabar com a Donatela. Eu tenho meios para isso. A chave de toda essa história sempre esteve comigo”

 

Silveirinha vai conseguir fazer com que Cilene mude o seu depoimento de 18 anos atrás – e Cilene é a principal testemunha de Donatela, porque ela afirmou ter visto quando Flora atirou em Marcelo… é claro que, depois disso, Cilene e Donatela se tornaram melhores amigas e Cilene enriqueceu com a ajuda dela, mas ninguém parece se perguntar como isso é suspeito, a princípio. Não até que o jogo comece a virar. Quando Silveirinha vai atrás de Cilene, ela está brava com tudo o que ele fez contra Donatela, mas Cilene muda completamente quando Flora também entra por aquela porta… podemos ver o medo estampado em sua expressão e na sua postura, que muda completamente, então ela manda Silveirinha tirar “aquela vagabunda” de lá, enquanto, exasperada, tenta ameaçar os dois com um alicate, o que não é lá muito eficiente, na verdade.

Essa sequência parece quase ser de depois do Capítulo 56, porque, naquele momento, não parecia haver dúvidas de quem estava dizendo a verdade e quem estava mentindo… quem era a assassina de Marcelo. Mas o que importa é que Silveirinha tem algo que pode usar contra Cilene, seja lá o que for, e isso parece ser o suficiente para que ela mude o seu depoimento… Cilene chora desesperada, diz a Silveirinha que o odeia, que “não acredita que ele fez uma monstruosidade dessas com ela”, e Silveirinha e Flora continuam impassíveis – o que me faz pensar que não tinha como assistir a essa cena, em 2008, e não perceber que A FLORA NÃO PRESTA! Não sei se é porque já sabemos a resposta do mistério ou o que é, mas, naquela cena toda, Flora está chantageando e manipulando para que alguém MINTA a seu favor… suspeito, não?

Em paralelo, acompanhamos o Dr. Salvattore, o antigo médico da Donatela que Dodi descobriu que é gay e agora está sendo chantageado – é uma tristeza que Salvattore esteja disposto a acabar com a própria vida, a própria carreira e a vida de alguém inocente apenas para que ninguém saiba que ele é gay… mas ele está disposto sim. Ele vai à delegacia para mudar o seu depoimento de 18 anos, e agora ele diz que Marcelo lhe falou, na ambulância, que fora Donatela quem atirou nele, e usa de justificativa para a sua mudança abrupta que “a consciência pesou e ele quis fazer a coisa certa”. Donatela fica desesperada quando descobre o que ele fez, o chama de cínico e covarde, e invade o apartamento dele procurando por ele, ameaçando quebrar tudo, e a cena é ótima… e quer saber? Eu faria o mesmo que Donatela! Logo, a notícia da mudança do depoimento toma os jornais…

O castelo de areia de Donatela começou mesmo a cair.

Depois que Salvattore muda o seu depoimento, Cilene é chamada para depor, como Silveirinha sabia que aconteceria, e então, quando perguntam se ela viu mesmo a Flora atirar em Marcelo, ela muda sua declaração: “Não. […] Eu menti. Não foi a Flora que atirou no Marcelo, foi a Donatela, a mulher dele”. Cilene é tão pouco convincente em seu depoimento, no entanto, que me surpreende que a polícia não tenha investigado os motivos reais para essas súbitas mudanças de depoimento em um caso tão antigo. A voz falha, ela está desesperada e com medo, não consegue olhar para o policial à sua frente… mas ninguém parece se importar com isso. ele apenas pergunta por que ela resolveu mudar o depoimento agora e ela diz exatamente a mesma coisa que o Salvattore: que sentiu muita culpa e remorso e que “decidiu fazer a coisa certa”. Suspeito.

Donatela não demora para descobrir o que está acontecendo… ela liga para Cilene para falar com ela e descobre que ela foi presa, mas o pior é quando descobre o porquê de ela ter sido presa: porque mudou seu depoimento. Desesperada, Donatela diz a Zé Bob que não está entendendo mais nada, que é como se ela estivesse em um pesadelo do qual não consegue acordar… ela viu seu mundo cair. Enquanto isso, o advogado chama Irene e Flora para conversar e conta que o caso provavelmente vai ser reaberto, agora que essas duas testemunhas mudaram os seus depoimentos, e elas celebram, com direito à Flora chorando, emocionada (A DISSIMULAÇÃO, MINHA NOSSA!), dizendo que “vai conseguir provar a sua inocência”. Agora, tudo o que Flora quer é falar isso tudo para Lara, porque sabe que consegue convencê-la de que está dizendo a verdade.

Quando Cilene sai da cadeia depois de uma única noite presa, Donatela está na casa dela, esperando por ela… ameaçadora. Donatela diz que ela era sua amiga querida, sua irmã, e Cilene chora, de cabeça baixa, sem nem conseguir olhar para a Donatela. Donatela perde o controle, grita, xinga, pega Cilene pelos braços para chacoalhá-la, mas Cilene diz que não vai dizer, que não pode dizer, e Donatela sabe, com toda a certeza, que ela está sendo chantageada… e diz que ela poderia ter procurado por ela ao invés de fazer uma coisa dessas. “Você acabou com a minha vida! Sua desgraçada!” As cenas são fortes, e Donatela está cada vez mais sozinha… cada vez perdendo mais as pessoas que acreditavam nela. Por enquanto, Zé Bob ainda está do seu lado, e é importante que ele esteja, porque é ele quem tira Donatela da casa de Cilene antes que ela faça algo e piore ainda mais a situação…

Se é que tem como piorar.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários