Além da Ilusão – Olivia descobre que é adotada

“Eu preciso saber. Eu fui adotada?”

A trama de Olivia, a filha roubada de Heloísa, está caminhando para momentos decisivos – na próxima semana, comentarei as cenas emocionantes que acompanharam a revelação da verdade, finalmente… e falar sobre as minhas angústias para o que isso significa para o futuro de “Além da Ilusão” (afinal de contas, estava uma delícia acompanhar o romance de Leopoldo e Plínio, mesmo que não fosse nada tão elaborado quanto eles mereciam, e eles foram embora, e a trama de Heloísa e Olivia é a melhor parte da novela, mas isso vai terminar também… será que seremos obrigados a assistir a uma novela centrada apenas em Isadora e Davi?!). Antes de descobrir que é a filha que Heloísa busca há anos, Olivia precisa descobrir que ela foi adotada, e isso se torna possível graças a uma campanha de doação de sangue que mostra que o seu sangue não é compatível com o de seus pais.

Então, Benê e Fátima percebem que não poderão continuar mentindo por muito tempo… inicialmente, Fátima surta com o resultado dos exames de sangue, dizendo que eles estão errados e pronto, e rasga os papeis – mas essa atitude faz com que Olivia, naturalmente, fique intrigada: é uma reação exagerada, não? Se os exames só estivessem errados, eles poderiam fazê-los novamente e pronto… então, Olivia começa a se perguntar se existe a possibilidade de ela ser adotada, e o próprio Tenório a instrui a falar com os pais sobre isso, se ela quer saber de verdade, e é isso o que ela faz. Fátima sofreu muito com a possibilidade de ter que contar a verdade a Olivia, sofreu com medo de que Olivia nunca a perdoasse por ter mentido durante todos esses anos, mas quando Olivia a confronta, por mais que lhe doa, ele conta a verdade… ou a verdade que conhece.

Porque Fátima não sabe que Olivia é a filha roubada de Heloísa – Benê é quem sabe essa parte. Fátima conta a Olivia sobre as suas várias tentativas de engravidar, conta de como isso era triste, e conta que foi embora da cidade para cuidar da mãe dela, que ficou doente, e Benê ia constantemente visitá-la… um dia, ele apareceu com um bebê, que supostamente foi entregue para ele por uma mocinha pobre que parou em uma charrete e pediu que ele a criasse. E Benê sustenta essa história, dizendo que não sabe quem é a mãe biológica de Olivia. Fico, em partes, com pena também do Tenório, que sabe de toda a história, porque Benê lhe confessou quando ele ainda era padre, mas ele não pode dizer nada… agora, ele quer que Olivia saiba a verdade, mas sabe, também, que não pode ser ele a contar, mas teme que Olivia fique brava com ele se souber que ele já sabia…

De todo modo, Tenório nunca vai revelar um segredo de confissão – mesmo que já não seja mais padre, porque é uma questão de princípios nos quais ele ainda acredita. Olivia tem algumas perguntas, é natural, mas ela abraça Fátima e Benê dizendo que ela os ama e que eles são os seus pais… mesmo assim, agora que sabe que foi adotada, ela quer saber quem é a sua mãe biológica, porque sente que isso tem a ver com “saber sua identidade”. Benê não gosta disso porque teme que Olivia descubra a verdade, e Fátima não gosta porque ela quer ser a única mãe de Olivia, mas Olivia tem razão quando diz que é seu direito, mas também garante que descobrir quem é sua mãe biológica não vai mudar em nada no que ela sente por Fátima… afinal de contas, ela é a única mãe que Olivia sempre conheceu, e sempre vai amá-la como a amou durante toda a vida.

O restante da verdade não vai ficar escondida por muito tempo também… agora que Olivia sabe que é adotada e está investigando, mais cedo ou mais tarde ela faria descobertas, comentaria a história com Heloísa, por exemplo, mas talvez ela não precise buscar por muito tempo. Leônidas já entendeu como foi toda a história, e ele não vai esconder isso de Heloísa! Ele já estava desconfiando que Olivia pudesse ser a filha de Heloísa, e os recentes exames de sangue e os surtos de Matías quando Olivia aparecia na casa para falar com Heloísa são o suficiente para que ele entenda, com 100% de certeza, que Olivia e Clarinha são a mesma menina. Por isso, quando Matías começa a falar mal de Heloísa, Leônidas lhe garante que vai continuar tentando provar que Olivia é a filha dela, quer ele queira ou não… e a “prova” que ele busca está em um sapatinho.

Olivia acaba comentando com Leônidas que é mesmo adotada, e mostra para ele o sapatinho que Fátima guardara e que é a sua única pista de sua mãe biológica, e Leônidas imediatamente o reconhece como o par do sapatinho que Heloísa guarda com tanto carinho e com tanta nostalgia – a única lembrança que tem da filha roubada. Infelizmente, Matías também reconhece o sapatinho, e faz de tudo para se livrar dele, tentando engoli-lo ou jogá-lo no fogo, mas, embora o sapatinho seja, sim, danificado, Leônidas acaba conseguindo resgatar a maior parte dele… e, então, ele o leva para que Fátima o veja, dizendo que Olivia é a filha roubada de Heloísa – uma verdade que ele não sabia que Fátima desconhecia, e que ela ainda vai ter que processar antes de fazer qualquer coisa… Leônidas diz que vai lhe dar a chance de contar a verdade a Heloísa ela mesma.

Se ela não o fizer, ele o fará.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários