Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A chantagem de Angico

Que baixaria!

Você sabe como protagonista de “Malhação” é fadada ao sofrimento eterno até o último capítulo? (Oi, Angelina!) Então, se a temporada de 2005 do “Sítio do Picapau Amarelo” em muitos quesitos se parece com uma temporada de “Malhação” naquela mesma época (inclusive, me arrisco a dizer que é melhor do que a temporada de “Malhação” daquele ano, embora eu gostasse bastante de Betina e Bernardo), Cléo é a protagonista sofredora – e, como em todos os outros casos, sempre tem como as coisas piorarem. Cléo estava infeliz por uma série de motivos, como ter sido afastada de João da Luz por uma chantagem de Teteia, depois ela teve que se mudar para o Arraial dos Tucanos e morar com a Marcela por causa do seu casamento com o Coronel/Prefeito Teodorico, e agora ela parece estar nas mãos do nojento do Angico.

Recentemente, com a ajuda de Zequinha, Tambelina e Emília, Cléo conseguiu escapar e passar um dia no Sítio, o que foi um alívio depois de tanto sofrimento, mas ela já está de volta e, agora, mais vigiada do que nunca. Marcela coloca o Angico para “ficar na cola de Cléo” e contar para ela tudo o que observar, e ainda se volta contra o Zequinha, mandando ele “ficar longe dos assuntos da Cléo” e, para provar que está falando sério, DESTRÓI O VIOLÃO DE ZEQUINHA, o que eu achei um tremendo absurdo. Angico ainda a defende e diz que “é bom para ele se mancar e ficar longe das coisas de Marcela e Cléo” (!), mas se eu tenho nojo do Angico nessa cena, eu tenho ainda mais nojo do Coronel Teodorico… quando o Zequinha conta o que aconteceu, ele diz que “é inadmissível” e tudo o mais, mas vai conversar com a Marcela como o verdadeiro pamonha babão que é…

E se deixa enrolar facilmente. Marcela chora, não dá explicação nenhuma, ainda diz que Zequinha e Cléo a odeiam (e com razão!), e Teodorico aceita tudo com um sorriso idiota no rosto, sem se importar o mínimo com o neto. Cléo e Zequinha não têm ajuda nenhuma naquela casa. E Angico está se sentindo um máximo por causa da “função” que ganhou de Marcela, e agora está observando tudo enquanto Cléo conversa com César ou com o João da Luz, por exemplo… quando Cléo percebe que o Angico a viu conversar com o João e pretende abrir a boca, ela implora para que ele não conte nada para a Marcela, e comete o erro de dizer que “faz o que ele quiser”, ao que ele responde: “O que eu quiser? Até namorar comigo?” O NOJO QUE EU SINTO DO ANGICO É INDESCRITÍVEL. É uma atitude ridícula, vergonhosa, abusiva, dentre outros adjetivos.

Agora, Cléo vive “obedecendo ordens” de Angico, o que é um absurdo.

Em paralelo, acompanhamos um pouquinho de uma história bem bacana que está se desenvolvendo e que tem a ver com o sonho de Cecéu e a ação da Antonica de ir falar com o Teodorico sobre abrir um curso de alfabetização para adultos à noite na escola do Arraial, e embora ele tenha sido o mesmo babaca de sempre quando ela apresentou a proposta, ela soube exatamente como convencê-lo disso, E EU ESTOU ANSIOSO PELO COMEÇO DAS AULAS. As cenas foram profundamente emocionantes… o pessoal está tentando convencer a Tia Nastácia a voltar para a escola, embora ela não queira porque, segundo ela, “nunca precisou disso na vida” (eu a entendo), mas é lindo pensar na Cecéu, que ainda nem está sabendo da notícia, e aquele momento lindo quando as crianças contam a novidade para o Zé Carijó e ele fica todo emocionado.

Eu chorei só com o Zé recebendo a notícia… acho que vou chorar muito com o Zé e a Cecéu estudando. É tão bom vê-los TÃO FELIZES e realizando um sonho.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários