Sítio do Picapau Amarelo (2005) – “Não vai embora, João. Por favor”

“Viu o que você fez?”

As recentes mentiras de Teteia conseguiram separar João da Luz e Cléo, mas, em defesa de Teteia, eu preciso dizer que eles já eram muito complicados por eles mesmos antes da chegada dela. De qualquer maneira, João resolve pegar uma carona até o Arraial dos Tucanos e tirar a limpo essa história… afinal de contas, Cléo o está acusando de ter contado tudo sobre ele para a Teteia, porque é o que ela está dizendo, e João sabe que não fez isso. Quando João pressiona a Teteia, no entanto, ela continua mentindo, e diz que ela não está falando nada, e quem está falando é a Cléo, que “está falando sobre ele para todo mundo”, e então planta mais dúvidas na cabeça de João, dizendo que a Cléo não estava aguentando namorar um garoto como ele, um fugitivo, e por isso veio conversar com ela e desabafou… Teteia é manipuladora, e o João cai na sua conversinha.

Como se as coisas já não estivessem complicadas o suficiente, Teteia ainda beija o João da Luz e a Cléo vê – mas não é que eu queira ficar só defendendo a Teteia e tudo o mais, porque eu sei também que ela erra, e muito, mas o João não pode dizer que ele não retribuiu o beijo. Ele pode até pensar que não, mas sei lá se foi pego pelo momento ou o que foi, mas quando a Cléo o viu, não era a Teteia beijando o João, não… eram os dois se beijando. Dessa vez, Cléo não sai chorando nem nada assim, ela decide fazer um pequeno barraco, e solta um: “Quer saber? Vocês dois se merecem!” João até tenta se explicar, mas agora não tem muito o que dizer… Cléo pergunta se ele vai falar que ela não viu isso, que ela está inventando, e Teteia aproveita para colocar lenha na fogueira e, depois da aula, vai se fazendo de vítima e dizendo que “não queria que ela soubesse desse jeito, que tinha dito para o Joãozinho contar tudo”.

Teteia vai acabar se ferrando porque não sabe a hora de parar e celebrar uma vitória.

Mas eu não disse, no início do texto, que João e Cléo já eram complicados desde muito antes da chegada de Teteia? E eles continuam sendo. Foi a Teteia quem provocou a briga mais recente, mas eles dizem coisas que não precisavam ser ditas, de qualquer maneira – que são pensadas para machucar. Quando eles voltam a brigar, no Sítio, Cléo tem um monte de acusações, diz que João gosta de Teteia, e ele diz que ele gosta dela, e Cléo responde: “Claro que gosta de mim, eu sou sua única chance de ser adotado”. Sério, por mais brava que ela estivesse, tinha necessidade? Eu achei pesado, porque é um assunto muito delicado. E Cléo diz que o João não precisa se preocupar não, que sua adoção não tem nada a ver com eles e que a Dona Benta vai fazer o que pode para ajudá-lo de qualquer maneira… por que adolescente tem que ser tão complicado?

Dona Benta, decidida a fazer o certo, denuncia o Matosinho para o diretor da instituição, mesmo que João esteja desaparecido – o problema é que o diretor resolve visitar a Dona Benta pessoalmente, e o João precisa ficar bem escondido se não quiser ser descoberto. Cléo falta à escola para ajudar a encobrir o João, e o Zé é muito fofo sendo cúmplice de tudo, dizendo que “gosta muito do João e quer que ele continue perto deles”, e é legal ver que a Cléo se importa, mesmo com todas as confusões e as palavras ditas sem pensar… quando Cléo chega na casa do Tio Barnabé para oferecer sua ajuda, o João está indo embora sem se despedir, deixando apenas um bilhete para trás, mas Cléo consegue chegar a tempo de vê-lo pulando a janela e o chama de volta. Ela lê o bilhete que ele deixou, no qual ele agradecia por tudo e dizia que a amava, e ela responde dizendo que também o ama…

…e pede para que ele não vá embora.

Então, bem quando Teteia achou que tinha vencido, João e Cléo fazem as pazes, se beijam, e tudo volta quase ao normal. E quando eles finalmente conversam de fato, eles percebem rapidamente que Teteia falou coisas diferentes para cada um deles, e Cléo se sente burra por ter caído nas suas mentiras, mas funcionou, não? João diz que Teteia “não vai conseguir separá-los nem fazê-los brigar”, o que eu achei particularmente cômico, porque era justamente o que eles estavam fazendo até agora. Quando a Teteia aparece no Sítio para saber por que a Cléo não foi à escola e perguntar se alguma coisa aconteceu com o João, Cléo já responde em tom de provocação: “Desde quando o meu namorado é assunto seu?” As duas se provocam, brigam, e quase colocam a segurança de João em perigo… e, olha, eu preciso dizer: A CULPA É DAS DUAS IGUALMENTE.

Quer dizer, é a Teteia quem começa dando um tapa na Cléo, sim, mas a Cléo sai correndo atrás dela e fazendo um escândalo sendo que sabe que o diretor da instituição está ali e ele não pode ver o João. Ele acaba assistindo à briga das duas, que é cheia de tapas, socos e cabelos puxados, e quando o João sai da casa do Tio Barnabé para separar a briga, o diretor da instituição acaba o vendo! Felizmente, ele tem tempo de escapar, e depois o Zé Carijó veste a sua roupa, então eles conseguem enganar o diretor e fazê-lo acreditar que não foi o João que ele viu, mas o Zé… Cléo está furiosa, se volta contra Teteia (“Viu o que você fez?”), e eu acho que a Teteia tem muita culpa sim e não tinha nada que ter feito o que fez… mas eu acho impressionante que a Cléo deposita toda a culpa na Teteia como se ela também não tivesse sua parcela de culpa. Ah, por favor, né, Cléo? Se enxerga!

Enquanto isso, Matosinho consegue pegar o Saraiva, o que quer dizer que ele deixa a Caravana Malasartes e essa parte da história se encerra. Ele é levado novamente para a casa de Marcela, e promete que vai escapar de novo se ele for maltratado. Dessa vez, Marcela quer fazer de tudo para que ele recupere a memória. Ela tenta uma médica que trabalha com hipnose, mas não tem paciência para deixar o processo terminar, o que quer dizer que, no fim, ela não consegue nenhuma informação, então ela parte para uma atitude desesperada. Como a médica diz que Saraiva precisa de carinho e que, para recuperar a memória, ele tem que estar perto de alguém que o ame de verdade, e alguém que ele também ame, Marcela decide que só tem uma coisa que ela pode fazer para que a “múmia” finalmente recupere a memória: levá-lo para o Sítio do Picapau Amarelo, para a Cléo.

O que o João vai pensar ao ver o “Felisberto” chegando ao Sítio com a Marcela?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários