Sítio do Picapau Amarelo (2005) – João se esconde no Sítio

“Eu tenho certeza que vocês sabem perfeitamente onde esse menino se escondeu”

Infelizmente, João não parece mais perto de poder parar de fugir e se esconder… depois de ter tido que fugir do reformatório porque o Matosinho ia “dar um fim nele” a mando de Marcela, João da Luz se uniu à Caravana Malasartes, onde o Saraiva (que agora responde por “Felisberto”) também está “escondido”, mas ele sabia que precisava encontrar uma maneira de se contatar com Cléo e com o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo, que certamente ficaram preocupados com ele quando descobriram que ele tinha fugido, justo agora que a Dona Benta estava lidando com o caso dele e tentando conseguir a sua guarda. Assim, João acaba pegando carona com a Banda Jukabala quando eles estão indo fazer um show no Arraial dos Tucanos, e o que era para ser uma visita para reencontrar sua namorada e matar as saudades quase se torna uma imensa confusão quando Angico o denuncia ao delegado.

Teteia, que tem sua culpa por ter sido quem contou ao Angico que o João estava fugindo de um reformatório, corre para a rádio, chorosa, para avisar o João, e a Cléo já fica brava, já começa a brigar (a Cléo pode ser bem briguenta, né?) e a puxar o cabelo da Teteia, mas o que Teteia está dizendo é urgente: “Você não tá vendo que eu tô tentando ajudar seu namorado?” A verdade é que, dessa vez, Teteia realmente não fez por mal – ela contou isso ao Angico em um impulso de ciúme, dizendo que estava preocupada com o João e que ele estava se arriscando vindo até ali. De qualquer maneira, agora ela tem que consertar o que fez, e as coisas ficam tensas quando o Angico aparece provocando, dizendo que João vai “pagar por tudo” (?) em um reformatório, mas o João não fica quieto não… ele dá um soco em Angico antes de fazer o que Cléo está mandando ele fazer: fugir.

Cléo ainda se encarrega de segurar o Angico para que ele não possa correr atrás de João, e o João tem tempo de fugir de volta com a Banda Jukabala quando eles estão indo embora. Ele também tem uma ajudinha do pessoal do Sítio, que o vê descendo da janela da rádio, e Emília atrasa o delegado… adoro que a Cléo celebra a fuga de João e o Angico acha tudo um absurdo, e ela lhe dá um ultimato: “Não fala comigo, Angico. Nunca mais”. A visita de João acaba sendo útil, pelo menos, porque agora Cléo sabe por que ele fugiu do reformatório e ela pode contar a verdade a todos, inclusive para a Dona Benta, e todos ficam a par da situação. No dia seguinte, Cléo também agradece a Teteia, porque ela ajudou, no fim das contas, e Teteia pede que ela lhe avise se ela tiver alguma notícia do João, o que volta a deixar a Cléo enciumada, perguntando o que eles tiveram.

“Nada. Mas bem que eu quis namorar ele”, Teteia responde.

“E por que não namorou?”

“Porque o João… o João só queria saber d’ocê”.

De volta à Caravana Malasartes e agora com o telefone do Sítio do Picapau Amarelo, João liga para avisar que está tudo bem, e Cléo diz que ele precisa conseguir uma assinatura dos pais para que a Dona Benta possa pedir a sua guarda, e Felisberto digita uma autorização de guarda para que os pais dele assinem – algo que ele sabe fazer, embora não se lembre por quê. João, então, procura pelos pais, e chega à mesma casa que vimos Dona Benta e Cléo visitar em outra ocasião. Dessa vez, no entanto, quem o recebe não é a Genoveva, sua mãe, mas uma mulher diferente que lhe informa que os seus pais se mudaram dali e que ela não sabe para onde ele foi… o que quer dizer que ele não vai conseguir essa assinatura tão fácil. Como Dona Benta vai conseguir fazer tudo direitinho assim? E, para piorar tudo, o Matosinho já está rondando a trupe de teatro…

Então, João decide que não é mais seguro para ele ficar ali, e se despede de Felisberto, que fica bastante emotivo ao se despedir dele: “Eu não tenho como esquecer de você… filho”. No fim, é ótimo que o João da Luz tenha fugido, porque ele foge bem a tempo de se salvar de Matosinho, que aparece na trupe chamado por Leopoldo. Então, João acaba retornando para onde ele sabe que vai ser acolhido: o Sítio do Picapau Amarelo. Ele entra pela janela do quarto das meninas, e é um momento bonito no qual ele se reencontra com os amigos, e Dona Benta e Tia Nastácia aparecem depressa, ao ouvir os barulhos, perguntando o que está acontecendo, e eu fico feliz por elas verem o João, porque então o João não vai precisar ficar escondido, e ele estará em um lugar rodeado de pessoas que se importam com ele e que podem lhe dar comida, segurança e apoio.

Dona Benta fica horrorizada ao ouvir as histórias de João e ao descobrir que Marcela o procurou no reformatório para dizer que não o queria mais por perto de Cléo – e ele garante que ela e Matosinho estão trabalhando juntos para se livrar dele. O problema é que o João não vai poder ficar ali escondido por muito tempo, porque Dona Benta é uma mulher muito correta, e ela quer resolver as coisas de verdade: ela sabe que não é certo esconder o João ali, mas também não quer que ele fique no reformatório… então, ela decide que o melhor que eles podem fazer, agora, é retornar à instituição e denunciar o Matosinho, para que ele não continue maltratando outras crianças, e a verdade é que eu entendo tanto a Dona Benta quanto o João. Eu entendo a Dona Benta, tentando achar uma solução de adulto racional; mas também entendo o João: ele não quer voltar para lá.

Além do mais, ele sabe que essas coisas levam tempo, e ele teme o que Matosinho pode fazer com ele enquanto isso. Dona Benta pede que o João confie nela e diz que eles nunca lhe dariam a sua guarda se descobrissem que ela o escondeu ali (verdade), mas João se pensa na possível vingança de Matosinho e decide que não é seguro voltar para lá, sob nenhuma circunstância, então ele escapa do Sítio do Picapau Amarelo e retorna para a sua casinha na árvore… as crianças o encobrem e dizem à vovó que o João fugiu, mas que eles não sabem para onde ele foi – o que ela, como toda avó, sabe que não é verdade. Então, ela conversa com Cléo, tentando descobrir onde ele está (“Eu tenho certeza que vocês sabem perfeitamente onde esse menino se escondeu”), mas Cléo diz que prometeu a ele que não contaria para ninguém, e diz que não fará isso.

E agora? O que será de João da Luz?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários