Moon Knight 1x02 – Summon the Suit

“I serve Khonshu. I’m his avatar”

ESTOU ACHANDO INCRÍVEL! Tão empolgante quanto o primeiro episódio, mas com uma pegada bem diferente dele, “Summon the Suit” traz um pouco mais de algo que me empolga muito em “Moon Knight”: a questão da mitologia egípcia e cenas de ação com direito à estreia completa do traje – na verdade, duas versões dele. Aproveito para elogiar, novamente, a atuação brilhante de Oscar Isaac, que consegue dar vida a dois personagens bastante distintos de maneira impressionante – não é apenas o sotaque diferente que ele dá a Steven Grant e a Marc Spector ou as duas versões do traje do Cavaleiro da Lua (embora esses sejam, sim, elementos da produção que ajudam a diferenciá-los), mas a maneira como Oscar Isaac tem duas posturas, dois olhares, duas expressões completamente distintas… aquele vídeo de segurança do Marc no início do episódio me arrepiou!

No início do episódio, Steven Grant está “lidando” com a confusão deixada por Marc Spector e o Cavaleiro da Lua no banheiro do museu em que ele trabalha – e com “lidando” com isso, eu quero dizer que ele está sendo demitido e encaminhado para um tratamento… com toda a confusão que a sua vida está se tornando, Steven tenta descobrir um pouco mais sobre o tal “Marc”, cujo sobrenome ele ainda desconhece, que é o cara que parece assumir controle do seu corpo nos momentos em que ele tem seus “apagões”. E, para isso, ele acaba em um depósito no qual Marc parece guardar algumas coisas, e ali a ação começa de fato. Gosto muito de como “Moon Knight” está conseguindo equilibrar um tom sombrio e cheio de mistério com uma história intrigante e um certo bom-humor… a visita ao depósito é um momento bastante importante para Steven.

Ali, Steven descobre o nome do seu “outro eu”, Marc Spector, e tem mais uma interessante conversa com o seu reflexo, com o Marc insistindo para que ele lhe dê o controle do corpo – junto com Steven, vamos descobrindo mais sobre a natureza do Cavaleiro da Lua, quando Marc explica que ele serve a Khonshu, o deus da lua, e que é seu avatar desde que Khonshu o encontrou morto/praticamente morto e o salvou. Agora, Khonshu quer que Marc mantenha protegido o escaravelho que vimos brevemente no primeiro episódio, e que o pessoal de Ammit está tentando roubar… quando é perseguido por Khonshu, Steven sai correndo, quase é atropelado e encontra Layla, a mulher com quem falou no telefone no último episódio, e que agora descobre que, aparentemente, é esposa de Marc Spector. Mas ela não quer acreditar que ele “não é” o Marc.

A dinâmica de Steven e Layla funciona muito bem, e todo o episódio é construído para que entendamos (e para que Steven entenda, também) que Steven Grant não pode continuar no controle daquele corpo – ele não tem chance alguma contra as pessoas que estão atrás dele. O vemos ouvir falar mais sobre Khonshu, sobre as suas mentiras e a maneira como usa as pessoas, enquanto Marc implora para que ele lhe dê o controle do corpo… especialmente quando Layla aparece com o escaravelho e a sua vida está correndo perigo. Toda a construção para a sequência de ação do episódio é tensa e muito bem-feita, mas Steven se recusa a entregar o corpo a Marc, mesmo quando ele é perseguido por um chacal… o máximo que ele faz é ouvir os conselhos de Layla, que está pedindo que ele “invoque o traje” – e é exatamente o que ele finalmente faz.

O “traje” do Cavaleiro da Lua que Steven Grant usa é incrível de uma maneira inusitada – porque acaba sendo meio cômico… tem um ar meio que de Deadpool, e é legal como ele reflete um pouco de quem Steven Grant é, mas embora o traje o deixe um pouco mais forte, ele ainda não é capaz de enfrentar o chacal, e como a sua vida, a de Layla e a de todas as pessoas inocentes ao seu redor estão em perigo com aquele bicho à solta, Steven acaba cedendo e diz que Marc Spector pode ficar com o controle do seu corpo, “por enquanto”. QUE SEQUÊNCIA F*DA A DO MARC SPECTOR TOMANDO O CONTROLE DO CORPO E ASSUMINDO A VERDADEIRA FORMA DO CAVALEIRO DA LUA. “Moon Knight” nos entrega uma sequência digna dos quadrinhos do personagem, embora breve, com o Cavaleiro da Lua correndo pelos telhados e destruindo o chacal, por fim.

Agora, no entanto, Marc Spector não pretende devolver o corpo a Steven Grant – pelo menos não por enquanto, não enquanto ele não terminar essa “última missão” para Khonshu, conforme um acordo que eles têm… foi bacana acompanhar a inversão dos papeis, com o Marc no controle do corpo e o Steven reduzido a um reflexo que pede para ser solto, e eu acho que vamos adorar acompanhar Marc: ele é intenso, determinado… perigoso. Não sei como vai ser o restante da série, especialmente pensando que ela é uma série bem curta, mas eu adorei esses dois primeiros episódios, e acredito que “Moon Knight” tem potencial para entregar uma ótima história: a trama é interessante, a mitologia é bem construída, os atores são bons, o visual é bonito… agora, só nos resta ver como vai ser a condução, e estou amando ter o Marc no controle!

 

Para mais postagens de “Moon Knight”, clique aqui.

 

Comentários