Little Italy (2018)

Love is an acquired taste.

Eu sou um bobo apaixonado, e eu sempre me divirto com essas comédias românticas leves, previsíveis e divertidas… não é um clássico do gênero, mas fez com que eu torcesse pelo casal principal, me divertisse com toda a confusão entre as famílias, e não tem como não se apaixonar por Franca e Carlo, que são, sem dúvida, O MELHOR CASAL DESSE FILME. Protagonizado por Emma Roberts e Hayden Christensen, “Little Italy” conta a história de Nikki e Leo, que cresceram como melhores amigos enquanto as famílias tocavam juntas uma pizzaria na Pequena Itália, um bairro italiano de Nova York. Eles pareciam uma grande família, até que uma briga estranha que ninguém nunca entendeu os separou, e então eles se tornaram duas pizzarias, constantemente brigando entre si, e Nikki acabou indo embora para Londres, para estudar culinária e encontrar coisas diferentes.

A premissa do filme é divertida, mas eu confesso que demorei para entender o tom… diferente da maioria das comédias românticas mais fofas, esse apresenta um tom mais escrachado que remete a filmes de comédia em geral, românticas ou não. Em um primeiro momento, o grande destaque para o filme é a situação das duas famílias, separadas, depois de tantos anos, brigando entre si, se sabotando colocando maconha como um dos ingredientes da outra família, por exemplo, e alguns personagens parecem fora do tom – parecem exagerados demais. Mas talvez eles só achassem que é assim que uma comédia italiana aconteceria. De todo modo, a parte mais “romântica” do filme começa quando Nikki volta para casa apenas por alguns dias, e ela e Leo se reencontram, despertando um amor que ambos sempre tiveram um pelo outro, desde a infância…

A briga entre as famílias não os afetou, de fato. Na verdade, a briga entre as famílias se resume ao pai de Nikki vs o pai de Leo, que discutem o tempo todo e têm até briga marcada no bar do bairro. Leo e Nikki são fofos, apresentam uma boa química, e voltam a se aproximar como se nenhum tempo tivesse passado desde que ela foi embora… competindo em partidas de futebol, por exemplo (aquela primeira, embaixo da chuva, foi demais!), ou se juntando para cozinhar no que supostamente é “um encontro entre amigos”, mas parece muito mais um encontro romântico… muito fofo, por sinal. Gosto da construção da história deles, da química que eles compartilham, e de como eles acendem essa chama eventualmente, sabendo que eles foram feitos um para o outro e tudo o mais… Emma Roberts e Hayden Christensen se saem muito bem nos papeis!

Mas nada, eu digo NADA, supera o casal formado por Franca, a avó de Nikki, e Carlo, o avô de Leo. Durante todos os anos desde a cisão, os dois continuam se encontram às escondidas, E ELES TÊM AS MELHORES CENAS DO FILME! A começar pela cena dos dois se encontrando no confessionário da igreja e, quando são descobertos, trocando o local de encontro por uma Starbucks, com direito ao atendente chamando os nomes deles e Franca gritando e se escondendo atrás da bolsa… o timing de comédia dos dois é fascinante e foi o que de fato me arrancou risadas no filme! Amei as referências a “Single Ladies” e Beyoncé, amei o pedido de casamento de Carlo a Franca, e me diverti demais com os dois no motel ou, depois, reunindo as famílias no Kouma Sutra (!) para poder dar a notícia de que eles vão se casar. Melhor casal disparado!

A conclusão do filme tem todo o clichê que se espera de uma comédia romântica… uma briga qualquer entre os protagonistas, um gesto bonito de Nikki trocando os molhos em um concurso de pizza, e a típica corrida do protagonista até o aeroporto para impedir a mulher que ama de embarcar – uma cena bastante repetida no cinema, mas que ainda funciona muito bem! Destaque, aqui, para a emoção intercalada com a comédia pelo fato de toda a família ter acompanhado o Leo… então, Nikki e Leo acabam declarando o amor um pelo outro e ela escolhe ficar e ser feliz, construindo ao lado dele algo novo, algo que é só deles, e é bem fofo. Não é a melhor comédia romântica que eu assisti nos últimos tempos, e tem uma taxa de aprovação baixíssima no Rotten Tomatoes, mas é fofa e Franca e Carlo me divertiram bastante, então vale a pena!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários