Star Trek: Discovery 3x11 – Su’Kal

Que episódio emocionante!

Reta final da terceira temporada de “Star Trek: Discovery”, e continuo dizendo que essa temporada não é minha favorita – mesmo que tenhamos tido episódios bem bacanas ultimamente. Gostei da jornada de despedida de Philippa Georgiou nos últimos episódios, e de revisitar o Universo Espelho, e agora gostei de ir até a Nebulosa Verubin para descobrir a causa da Combustão, em um episódio bastante emotivo, com belos momentos de Saru e, é claro, efeitos especiais impecáveis que “Star Trek: Discovery” está apresentando, o que resulta em um episódio cujo visual é um espetáculo à parte. Novas informações indicam que a nave que enviou o pedido de socorro que a USS Discovery interceptou ainda tem uma forma de vida dentro, então Saru e os demais querem partir para lá imediatamente… por mais arriscado que seja, graças à radiação.

Saru deixa Tilly como Capitã Interina (a cena da Tilly com a Michael foi bem legal), e ele, Michael e Hugh descem à nave em busca da forma de vida que estão buscando salvar… e algumas coisas estranhas (e maravilhosas) começam a acontecer assim que eles descem, como o fato de Michael se transformar em uma Trill, Hugh em um Bajoran e, é claro, o mais surpreendente de tudo: Saru se transforma em um humano! É estranho, mas bem recompensador, ver o ator por trás de toda a maquiagem de Saru! Eles estão dentro da nave, mas é como se estivessem em um planeta, e eles ainda não entendem qual é a função desse avançado programa holográfico que, depois de tantos anjos, já começa a dar alguns problemas. A aventura é interessante demais, e os personagens ganham ótimos e emocionantes momentos em cenários e figurinos incríveis.

A forma de vida no planeta, um kelpiano chamado Su’Kal, é basicamente uma criança de 125 anos, porque ele nunca teve contato algum com o mundo exterior nem com outras formas de vida que não fosse os hologramas… por isso, eles precisam ter cuidado ao falar com ele. Gostei bastante de todo o conceito do episódio, porque estamos explorando um mundo totalmente criado artificialmente, no qual Su’Kal se esconde, apavorado, de um monstro muito bem-construído, em um mundo inteiro que foi projetado pela mãe de Su’Kal, a Dra. Issa, que sabia que estava prestes a morrer e criou todo um programa que fosse capaz de criar Su’Kal e protegê-lo até que, um dia, alguém viesse resgatá-lo… alguém como a tripulação da USS Discovery. Dentre as melhores cenas, encontramos uma cena do Saru com um kelpiano ancião, por exemplo, que é linda.

Enquanto isso, Osyraa quer o motor de esporos e o dilítio, e como eles estão ao lado de um planeta feito de dilítio, ela segue a USS Discovery para uma emboscada assustadora… Tilly vai ter que lidar com bastante coisa em seu primeiro dia como capitã interina… e eu quase achei que ela se sairia bem, quando Osyraa tentou provocá-la e, embora, insegura, Tilly conseguiu se conter lindamente e dar as melhores respostas possíveis… mas as coisas acabam dando errado de qualquer maneira, e é um verdadeiro desespero que nos encaminha para o Season Finale, que acontecerá em breve… as forças de Osyraa invadem a USS Discovery, Paul Stamets é aprisionado e colocam um negócio na cabeça dele para fazê-lo trabalhar para eles e guiar a USS Discovery para onde eles quiserem, e a própria Osyraa invade a ponte, tirando Tilly de sua cadeira de capitã.

É deveras preocupante!

Enquanto isso, na outra nave, Michael conversa com Su’Kal, o kelpiano que realmente parece muito uma criança assustada, e aquilo é deprimente e desesperador… a sua alegria por ter encontrado Michael, que ele acha que é “um programa novo”, mas ele fica apavorado quando Michael começa a falar sobre o Exterior ou coisas que ele não conhece e que o assustam… depois de 125 anos, ele está preso lá dentro, assustado, atormentado pelo monstro da história, e ele continuará sendo atormentado por esse monstro, que é um holograma, até que ele enfrente seus medos… a cena de Su’Kal com o monstro é tristíssima, e Saru a torna emocionante quando se aproxima cantando uma música kelpiana e ajudando Su’Kal a ter um pouco de forças, mas não o suficiente para enfrentar seu monstro ainda… agora, o tempo está acabando e a tripulação precisa voltar à nave.

Ou eles vão sucumbir à radiação.

O final do episódio traz algumas revelações, como o fato de que foi o próprio Su’Kal quem involuntariamente causou a Combustão, e, por isso, Saru diz a Michael Burnham que ela vai precisar ficar para trás, para usar suas habilidades para ajudar Su’Kal antes que ele acabe causando um novo incidente como aquele, mas Michael discorda, dizendo que precisa ser o próprio Saru… afinal de contas, ele também é kelpiano e foi ele a quem Su’Kal respondeu quando Saru cantou. Saru tenta protestar, dizer que é Capitão e que a sua obrigação é com a USS Discovery, mas Michael Burnham diz que ele já está distraído de qualquer maneira… portanto, novamente Michael vai a uma missão e acaba voltando para casa sozinha. Hugh diz que também vai ficar com ele, porque ele não pode ficar sozinho, e pouco antes de Michael voltar à nave de Book, Adira parte de lá.

Adira, Saru e Hugh ficaram para trás.

A gente vai ter que resgatá-los, né?

 

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.

 

Comentários

Postar um comentário