Star Trek: Discovery 3x09 – Terra Firma: Part 1

Imperatriz Philippa Georgiou.

QUE EPISÓDIO INESPERADO! Há muito tempo que sabemos que Philippa Georgiou não está bem – e agora “Star Trek: Discovery” nos entrega um episódio dedicado quase que inteiramente à personagem, enquanto fazemos uma visita ao Universo Espelho e reencontramos versões alternativas de personagens que já conhecemos… a visita, no entanto, embora seja um entretenimento incrível, está em outro tempo, e não entendemos ainda exatamente o que está acontecendo e se isso ao menos é real de fato – de qualquer maneira, que tipo de consequências isso trará para o futuro da temporada?! Será que terá algo a ver com a Combustão, que é a trama principal de “Star Trek: Discovery” atualmente? Tendo relação direta à trama da temporada ou não, a verdade é que eu amei o episódio dedicado a Philippa Georgiou e estou ansioso pela segunda parte!

O episódio começa quando o Dr. Culber mostra a Hugh a sua teoria sobre o que está acontecendo com Georgiou, falando sobre o Tenente Comandante Yor, um soldado do tempo durante a Guerra Temporal, que acabou morrendo porque ele estava fora do seu tempo e fora de seu universo – todos na USS Discovery se deslocaram muitos anos no tempo, mas apenas Georgiou teve uma viagem “dupla”, já que não estava em seu universo… e é mais ou menos como se as suas moléculas estivessem constantemente tentando voltar para o seu lugar de origem e a viagem pelo tempo e por dimensões pode custar a sua vida em questão de poucos dias. Hugh, no entanto, está disposto a encontrar uma maneira de salvar Georgiou de qualquer maneira, enquanto ela está enfrentando problemas para realizar atividades cotidianas como segurar um copo.

Então, a possibilidade é partir a Dannus Five, um planeta que pode ter a cura para o problema de Georgiou. E, se a cura não estiver lá, o lugar é um planeta desabitado que funcionará melhor do que uma prisão para ela. Agora, Michael Burnham só precisa convencer Georgiou a aceitar essa ajuda – porque ela está agindo como se simplesmente preferisse que alguém a matasse, o que não é verdade… e Michael sabe disso. Por isso, ela leva a USS Discovery até Dannus Five, e as duas descem em um planeta desolado, gelado e com anéis no céu, e acabam descobrindo um homem que aparece do nada, cuidando de uma porta pela qual Georgiou pode passar: um portal, com o destino incerto. As dores de Georgiou estão piores do que nunca nesse momento, e ela vê o homem, Carl, lendo um jornal do dia seguinte, com uma manchete imensa sobre a sua morte.

Assim, Georgiou resolve passar pelo portal – ela não sabe se é a cura, mas é certamente uma chance, e é o melhor que ela tem agora. Burnham tenta impedi-la e levá-la de volta para a USS Discovery, mas Philippa Georgiou está decidida, e então ela passa pela porta, CHEGANDO DE VOLTA NO UNIVERSO ESPELHO. Não sabemos se aquilo é real ou uma ilusão, mas é bacana ver esse cenário e tudo isso sendo explorado novamente… quando Georgiou chega, novamente vestida como A IMPERATRIZ GEORGIOU, ela é recebida pela tripulação liderada por Killy que grita “Terra Firma! Terra Firma!” Tudo é um pouco macabro, mas perfeitamente interessante… ela está de volta não apenas ao seu Universo, mas também ao dia em que Lorca a traiu, com a ajuda da Michael Burnham de seu mundo. Dessa vez, no entanto, ela sabe o que está prestes a acontecer…

…então, talvez ela possa impedir.

As cenas são muito bem conduzidas, mas revoltantes em vários momentos, especialmente pela maneira como os kelpianos são tratados no Universo Espelho. Foi angustiante ver o tratamento dado a um kelpiano enquanto Saru (!) aparece para ajudá-lo, e Michael é extremamente grosseira e exagerada com os kelpianos, chamando-os de escravos, de inúteis, falando sobre como “a evolução é um desperdício neles e eles deveriam matá-los todos”. A sequência é brutal e cruel, Saru é friamente humilhado por gritos e ameaças de que “vai virar sopa”, e é interessante o momento em que Georgiou se impõe e o salva… sim, ela tem um plano para Saru, sabendo que ele pode ajudá-la, mas ela não conseguiu ver Michael tratando-o daquela maneira tampouco – afinal de contas, ela não pode deixar de pensar no Saru que conheceu no outro mundo.

Então, Georgiou acolhe Saru como seu próprio servente, e, enquanto ele penteia seu cabelo, ela fala sobre a traição de Michael e Lorca e pergunta o que ele sabe sobre isso – o que é que ela não está enxergando. Gostei de ver Georgiou “convocar” essa ajuda de Saru, mostrando para ele que ela não é uma ameaça porque ele não sentiu medo… então, Georgiou coloca uma espécie de “coroa” na cabeça e sobe a todo o poder de seu cargo de Imperatriz, para uma cerimônia bizarra e sombria que conta com a morte de Stamets antes que ele pudesse atacá-la, como aconteceu da primeira vez… dessa vez, ela sabe de tudo, e não vai permitir que Lorca e Burnham a derrubem. As coisas são desconcertantes, especialmente a frieza com que todos encaram a morte de Stamets, mas eu gostei muito de ver o momento Georgiou vs Michael, na qual ela reconhece que existe diferença entre “crescimento” e “fraqueza”, e demonstra isso não a matando…

Mas manda a levarem ao agonizador.

O que a segunda parte do episódio nos reserva?

E AONDE ISSO TUDO VAI CHEGAR NA TEMPORADA?!

 

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.

 

Comentários