De Que Te Quiero, Te Quiero – Irene Cáceres, a tia de Diego

A personagem de Marisol del Olmo é uma das mais interessantes em “De Que Te Quiero, Te Quiero”. Sua primeira aparição, com poucas explicações, nos deixa repletos de perguntas a respeito de um passado turbulento que a tornou alcóolatra. Tanto gira em torno de Irene Cáceres, e eu gosto muito de explorar mais sobre o seu passado e sobre como ela sofreu, mas eu também gosto de vê-la, quiçá, se preparando para ser feliz no presente e no futuro, e é bonito como Natalia García tem a sua cota de participação no meio disso tudo, sempre mostrando-se muito querida, embora não a conheça de fato. A verdade é que ambas sentem uma conexão imediata. Mas, futuramente, Alonso Cortés também terá a sua participação na vida de Irene, mas esse é material para uma postagem futura, afinal eles ficam absolutamente lindos quando juntos.

O passado de Irene traz uma dor profunda de um amor que a abandonou quando ela estava grávida: Tadeo. Na verdade, ela jamais chegou a dizer-lhe sobre a gravidez, porque ele estava determinado a realizar o seu sonho indo para Paris, e deixou claro que “nada o impediria disso”. Pela gravidez, Irene foi trancada em uma casa de Veracruz para que ninguém se inteirasse, e o pai, o monstro do Don Vicente Cáceres, queria que o filho fosse entregue à adoção. Irene deu à luz sozinha, na mata, embaixo de chuva, e então, fraca, ela desmaiou e nunca mais viu a filha – disseram-lhe que ela tinha morrido pelas condições em que nasceu, e pelo frio que passou, mas é evidentemente mentira. Mesmo assim, Irene carrega esses dois traumas consigo, e em parte é culpa de seu pai, causa de tanto sofrimento, não só na vida dela, mas de tanta gente.

Por isso ela começou a beber.

Diego, diferente do pai, é super carinhoso e receptivo, e acolhe Irene em casa, e diz que vai cuidar dela. Outra pessoa importante é Natalia, que Irene conhece por acaso ao andar pelo shopping. Natalia sente a sua dor e seu sofrimento, e segura-lhe a mão, dentro da qual coloca um quartzo, dizendo que é para ela, para se sentir melhor. Irene não quer aceitar como um presente, quer pagar pela pedra, mas então não teria o mesmo efeito. A cena é LINDA, e Natalia causa uma intensa impressão na mulher. Mas tudo em que eu conseguia pensar era: “Se Natalia é a filha perdida de Irene, isso faria dela e de Diego primos?” De todo modo, Vicente continua arruinando a vida da filha, e o faz novamente quando Tadeo aparece na casa para ver Irene e ele o expulsa, depois de jogar a bomba de que ela estava grávida e que, “por causa dele”, virou uma alcóolatra.

Embora Tadeo e Vicente dividam a culpa nesse caso!

Uma das cenas que eu acho mais bonitas nessa história de Irene e quando ela está conhecendo Natalia, é quando Irene reencontra Natalia na empresa, quando ela já está trabalhando na Caprico, e ela está muito mal, por causa de toda a cena de Diana (quando ela a encontrou no escritório de Diego, e então surtou, praticamente a agrediu, e ainda exigiu que Diego a demitisse, o que felizmente ele foi objetivamente contra), e então Irene lhe devolve o quartzo, mas não de forma definitiva, apenas dizendo-lhe que, nesse momento, ela precisa mais da pedra que ela, mas ela poderá devolvê-la depois, se assim preferir. Afinal de contas, parece que elas se tornarão grandes amigas, e Irene diz isso a ela. Com o sobrinho, Irene também aproveita para dizer o quanto gosta de Natalia, e o quanto elas “se fazem bem” ou algo assim. Ele compartilha desse sentimento.

Outra pessoa com quem Irene lentamente se abre é com Alonso, em terapia. E ele é um gato e um fofo. Ela fala sobre a sua história, sobre o motivo de beber, e diz que “já não quer mais lutar”. A maneira como Alonso olha para ela, quase apaixonado, é estranha a princípio, mas acontece que eles já se conheciam há anos, são amigos, então a possível relação muda totalmente de figura… ele não é apenas o seu terapeuta. Ele lindamente lhe fala sobre “a Irene que conhecia”, aquela feliz e carinhosa, e muitas coisas, e promete que vai ajudá-la a reencontrar essa mulher… e é muito bonito, porque ele realmente está do lado dela, mesmo nos momentos mais difíceis, como quando ela chega bêbada na casa dele e ele a coloca embaixo do chuveiro gelado, para que o efeito do álcool passe e então eles possam conversar normalmente.

Irene está cercada de boas pessoas. Felizmente.

 

Para mais postagens de De Que Te Quiero, Te Quiero, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários