His Dark Materials 2x07 – Æsahættr

“Eve. She’s Eve. The Mother of All”

CARAMBA, QUE EPISÓDIO PERFEITO! “Æsahættr” foi tudo o que eu esperava para encerrar a segunda temporada de “His Dark Materials” que, para mim, foi uma adaptação praticamente perfeita de “A Faca Sutil”, meu livro favorito na trilogia “Fronteiras do Universo”. O livro é intenso, com algumas respostas, mas cheio de perguntas, e, particularmente, eu acho sua construção narrativa muito mais fascinante que a de “A Bússola de Ouro” o que, para mim, se transpôs em uma segunda temporada impecável e da qual gostei ainda mais do que a excelente primeira temporada… aqui, pudemos explorar personagens, entender motivações, ampliar o Universo e nos prepararmos para a Grande Guerra que se anuncia na terceira temporada – aquela cena do Lorde Asriel com os Anjos perto do fim do episódio, por exemplo, nos deu um gostinho do que está por vir.

E VAI SER SENSACIONAL.

“His Dark Materials” segue sendo uma das minhas séries favoritas atualmente.

O episódio teve bastante coisa acontecendo simultaneamente, mas empurrando os personagens igualmente até a Grande Guerra e, por isso, eu acredito que foi feito da melhor maneira possível: tinha que ser ágil, como foi, para nos dar essa sensação de urgência, essa sensação de que tudo vai ficar muito maior e de que precisamos logo da terceira temporada. Que venha “A Luneta Âmbar” – agora, a terceira temporada vai ser mais longa ou ela vai ser mais corrida? Porque “A Luneta Âmbar” é um livro imenso, e “A Bússola de Ouro” e “A Faca Sutil” foram tão bem adaptados, sem correria, dando o tempo necessário a cada acontecimento. Enfim. Esse também foi um episódio de perdas dolorosas, e teve uma sequência que me machucou demais enquanto lia o livro e ela é brilhantemente adaptada para as telas, inclusive com o diálogo que lemos nas páginas de “A Faca Sutil”sofri tudo novamente.

Como eu comentei, o episódio se divide entre vários personagens, que têm pequenos momentos significativos. Mary Malone é, provavelmente, a personagem que menos aparece, guiando duas crianças até um lugar seguro e, então, seguindo seu caminho em busca de Lyra. Lyra e Will, por sua vez, estão sob a proteção das feiticeiras, mas se perguntando se não deviam seguir o caminho sozinhos – afinal de contas, os espectros podem atacá-las. Aqui, gostei muito da cena em que, enquanto Lyra finge que dorme, Pan vai conversar com Will e eles falam sobre o pai de Will e o fato de Lyra ser sua melhor amiga… é uma cena bem bonita e que, mais tarde, é trazida de volta à tona quando Lyra fala sobre o melhor amigo que teve, Roger, e como o decepcionou… afinal de contas, ela nunca aprendeu a lidar com a morte de Roger e a culpa que sente.

As feiticeiras, por sua vez, trazem algumas informações… uma delas é vista em outro mundo, um que conheceríamos apenas em “A Luneta Âmbar”, ouvindo falar sobre a Æsahættr – sem saber que se trata da Faca Sutil que já está em posse de Will, Ruta fala a Serafina Pekkala sobre como eles precisam ir em busca dessa arma para entregar ao Lorde Asriel para que ele destrua a Autoridade… a obrigação de Serafina, no entanto, é com Lyra e ela não vai deixá-la: como ela diz, a profecia diz que ela é a garota que trará o fim do destino e restaurará o livre arbítrio. Em paralelo, Marisa ataca uma feiticeira em Cittàgazze em busca de respostas similares e, antes de ter seu daemon devorado por um espectro, a feiticeira acaba contando a Marisa o que ela quer saber: quem é Lyra. “Eva. Ela é Eva. A Mãe de Todos”. Se Lyra é Eva antes da queda, Marisa quer impedi-la de cair dessa vez.

E O QUE ISSO TUDO SIGNIFICA?!

[Destaque para a cena da Marisa com os espectros na Torre dos Anjos. Arrepiou, mas foi LINDA!]

No fim do episódio passado, o balão que trazia o Xamã, Grumman, e Lee Scoresby caiu e, agora, eles estão em uma guerra contra o Magisterium que é uma sequência dolorosa que eu não estava preparado para assistir… a cena é tão angustiante e triste quanto no livro, e novamente eu não soube lidar com o ataque ao Lee Scoresby e Hester. A troca de tiros enquanto eles conversam, o tiro que pode lhe custar a vida, a forma como ele chama por Serafina Pekkala… e mesmo sabendo que não haverá tempo, parte de mim se agarrou a uma esperança de que ela chegasse e o salvasse, quando ela sente que ele está em perigo e Lyra a manda ir, mas já é tarde demais. Com um diálogo lindíssimo e uma declaração de amor a Lyra, os olhos de Lee se apagam, uma lágrima escorre e Hester desaparece… não há mais nada que possa ser feito para salvar Lee Scoresby, nosso amado Lee.

EU NÃO ESTAVA PREPARADO PARA A DOR DAQUELA CENA.

Sem saber, no entanto, Lee não salvou apenas Lyra… mas também Serafina.

Por fim, Will completa parte de sua jornada quando encontra o pai… o Xamã, Stanislaus Grumman, Jopari… John Parry. É uma cena um pouco mais longa que no livro, com uma mudança bem-vinda, porque EU FIQUEI MUITO FELIZ com o Will podendo conversar com ele sabendo que ele é seu pai! Foi uma sequência emotiva com os dois sabendo que são pai e filho, tendo a chance de conversarem – Will pode fazer perguntas que sempre teve em mente, e Jopari pode contar para ele que tentou encontrar o caminho de volta para casa, mas não conseguiu, e então acabou se envolvendo em uma trama maior que pode salvar a todos… e ele achou que ajudando a todos acabaria ajudando a sua família também. A cena é emotiva, e duas falas me marcaram bastante, por mais simples que elas sejam. Quando Jopari diz “My son… is the Knife Bearer” e quando Will diz “You have a daemon”.

É DE ARREPIAR.

Depois da conversa sobre a família e das lágrimas de Will, o pai lhe passa a missão, aquilo que ele queria fazer ao encontrar o Portador da Faca: dizer-lhe que a Æsahættr devia ser levada ao Lorde Asriel porque é a única arma que pode derrotar a Autoridade. Então, protegendo o Will (motivo bem diferente para a sua morte, mas devo dizer que gostei mais da morte de John Parry na série), Jopari leva um tiro e antes que ele morra e seu daemon se apague, ele diz a Will que os Anjos estão vindo e que eles guiarão o seu caminho… é uma cena emotiva e bonita, mas eu sofri pelo Will, porque, depois de tudo, ele perde o pai. E, ele ainda não viu, mas ele também perdeu a Lyra. Depois de descobrir que Lyra será “Eva”, Marisa a encontra e a sequestra… o último que vemos de Lyra é ela presa em um baú, com a Sra. Coulter prometendo levá-la “a um lugar seguro”.

Por fim, precisamos falar SOBRE O LORDE ASRIEL. Ouvir a voz dele me deixou empolgadíssimo, e triste porque o episódio protagonizado por James McAvoy acabou não acontecendo nessa segunda temporada, mas é muito bom vê-lo novamente, e mal posso esperar pela terceira temporada… o Lorde Asriel está em um outro mundo, aparentemente deserto, falando com alguém sobre o seu plano, a sua missão: sua ideia de derrotar a Autoridade, devolver o livre arbítrio e inaugurar uma “República do Céu”. O discurso é de arrepiar, e ver com quem o Lorde Asriel estava falando, afinal, foi um momento aguardado e belo – passei a temporada toda esperando para ver os Anjos! Então, eles aparecem, e embora seja um momento breve, deu para sentir que o que vem pela frente vai ser F*DA. A voz dos Anjos tomando forma (mesma voz que fala com a Dra. Malone) e dizendo que estão com o Lorde Asriel, enquanto ele se preparada para a Guerra…

Wow.

 

“I have struggled through many worlds to arrive here. But you know this. I have sacrificed things... Things I did not want to. My fight is not with you. But you are the last obstacle between me and my enemy. And if I must, I will raise arms... again. My fight is with the Authority... and those doling out cruelties in his name... those who seek to divide in order to control... and who have built worlds founded on privilege and divine right rather than care and need. I fight for freedom of knowledge, and in place of deceit, intolerance and prejudice... I fight for the possibilities of understanding, truth and acceptance. But I cannot win these things alone. I will need help and support. From you, and all those who have rebelled. Let us be united in heart, soul and deed, and together we could build a Republic of Heaven above and a Republic of Ideas below. Worlds in which the scars of history may be healed. Better worlds, where the privilege of freedom becomes the right of all peoples. But I tell you this now. There is no neutral ground. You are either for me or you are against me. Now, which is it? You're out there. I know you are. Answer me! Answer me!

Asriel! We stand with you, Asriel Belacqua.

Good. Then let us prepare for war”

 

Ah, como eu queria o episódio sobre o Lorde Asriel!

Ansiosíssimo pela terceira temporada.

P.S.: E AQUELA CENA PÓS-CRÉDITOS DO ROGER?! Arrepiou tudo aqui!

 

Para mais postagens de His Dark Materials, clique aqui.

 

Comentários