MacGyver 5x01 – Resort + Desi + Riley + Window Cleaner + Witness

MACGYVER ESTÁ DE VOLTA!

Antes de começar a falar do episódio, eu preciso dizer que já não gosto mais dos títulos da série – eu achava uma ideia legal na primeira e segunda temporada, acho que deu certo na terceira, na quarta eu já achei exagerado… na quinta temporada, seguindo o padrão apresentado até aqui, estamos com CINCO COISAS listadas no título de cada episódio… o que eles vão fazer se essa série ganhar 10 temporadas?! De todo modo, estou feliz por estar de volta a “MacGyver”. Depois de uma quarta temporada de apenas 13 episódios por causa da pandemia (embora, para mim, seja o tamanho ideal para uma temporada), a série retorna sem ignorá-la… no mundo de “MacGyver”, a pandemia já acabou, conforme somos informados em duas ocasiões: primeiro quando aparece escrito “10 meses e uma pandemia depois de derrotar a Codex” e, depois, quando Matty está falando sobre isso.

Achei interessante o que fizeram… “MacGyver” escolheu não ignorar a pandemia nem desenvolvê-la na série, e o resultado acabou ficando bom especialmente por causa de uma coisa: ela intensificou a distância entre alguns personagens depois dos acontecimentos da última temporada. Isso porque, na quarta temporada, quando a Phoenix teve que enfrentar a Codex, Mac escolheu alguns métodos não-ortodoxos para chegar até eles: dentre eles, fingir que estava abandonando e traindo a Phoenix para se juntar à sua tia na Codex. A situação foi complicada e quebrou a equipe, de alguma maneira; Riley foi a primeira a acreditar em Mac e, por isso, acabou se tornando parte do plano, enquanto os outros ficaram para trás, lutando contra eles, especialmente o Russ e a Desi. Agora que eles são todos uma equipe novamente, eles têm que aprender a trabalhar juntos.

Reaprender.

É como Matty diz: algo se partiu naquele momento, as confianças foram quebradas e, para completar, eles tiveram uma pandemia que fez a Phoenix Foundation fechar por um tempo – isso quer dizer que o grupo não teve tempo de resolver esses problemas, e agora tudo parece muito mais intenso. É o primeiro caso da Phoenix Foundation desde a pandemia, e Matty tem uma ideia: enviá-los para trabalhar em dupla, para ver se eles começam a se entender… de um lado, temos Russ tendo que trabalhar ao lado de Mac e confiar nele; de outro, uma missão paralela de Desi e Riley. Quase achamos que não vai dar certo, mas é bom vê-los trabalhar os seus problemas… a missão nos leva ao Zurich Grand, uma espécie de hotel/spa para criminosos, com direito a cirurgias plásticas e novas identidades, de um jeito que acaba sendo quase assustador.

Destaque (e não de um jeito bom) para o fato de o vilão principal do episódio ser brasileiro – e tudo bem, o problema não é que Gustavo Salazar é brasileiro e um grande criminoso; o problema é a representação que novamente vemos do Brasil em produções norte-americanas: eles realmente acreditam que a gente fala espanhol, né? Sei lá, eu fiquei bem incomodado com o fato do sobrenome do cara ser “Salazar”, que não é um sobrenome comum no Brasil (podia ser “Santos”, “Simões”, “Oliveira”, sei lá), mas me deu uma gastura tremenda vê-lo chegar ao Zurich Grand e sua primeira fala ser “Buenas noches”. Eu estava só a Pequena Lô naquele “Tapa da Pequena Rô” em que ela solta um “É sério isso?!” Fazendo de tudo para ignorar isso, até porque o caso não é o melhor caso que “MacGyver” já apresentou mesmo, conseguimos curtir o episódio.

Isso porque a dinâmica dos personagens é interessante e bem construída! Foi legal ver Mac e Russ divergindo em relação a como arrancar informações de um babaca que podia ajudá-los, até que eles precisem entender o método do outro e reconhecer que eles funcionam… a maior parte do episódio foca em Desi e Riley, e as coisas entre elas parecem ainda mais complicadas, e elas pouco falam, o que quase acaba arruinando toda a missão, mas elas dão um jeito no final! E eu adorei vê-las conversar no avião, depois de tudo ter sido resolvido, eles terem salvado Paula Matos e Mac tê-los feito voar (!), quando elas se abrem e Desi fala sobre como ficou furiosa consigo mesma por ter duvidado, por ter acreditado que Mac e Riley estavam mesmo indo para a Codex… ali, as coisas se resolvem e talvez esteja vindo uma amizade interessante para essa dupla incrível!

Tomara!

Amei a cena final das duas num spa nas Maldivas!

[Que inveja, por sinal]

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários

  1. Ameii!! São pouquíssimos sites que falam de MacGyver no Brasil. Literalmente, eu conto nos dedos. Amei conhecer o blog! Ah, eu falo da série no meu canal YouTube também, se quiser dar uma olhada. PS: Rachei de raiva ao ouvir o "Buenas Noches" do Salazar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário