Alice in Borderland 1x04

“Ter amigos faz a diferença entre ganhar e perder”

O terceiro episódio de “Alice in Borderland” foi traumatizante, sem exagero: pesado mesmo, difícil de assistir, e me pegou totalmente desprevenido porque fiquei até o fim esperando qualquer tipo de reviravolta… que não veio. Arisu foi o “lobo” daquela prova e, por isso, sobreviveu, enquanto assistiu à morte de Karube, Chota e Shibuki – é compreensível o motivo de Arisu estar tão transtornado no início desse episódio, deitado no asfalto, sozinho e imóvel, esperando a morte… ele perdera todos os amigos de uma só vez e ainda se sente culpado por isso – ele diz que foi ele que os matou. Então, reencontramos Yuzuha Usagi, a garota com quem ele zerou a segunda prova de “Alice in Borderland”, e ela o ajuda, especialmente porque consegue entender o que ele está sentindo… ela agiu exatamente da mesma forma depois do desaparecimento/morte do pai.

As cenas de Arisu e Yuzuha são bem interessantes – a trama é pesada, mas Yuzuha Usagi tenta fazer Arisu voltar ao jogo falando coisas que não parecem erradas naquele momento… porque seria fácil ela cometer erros e falar justamente o que ele não precisava ouvir. Mas ela é inteligente, se coloca no lugar dele e fala sobre como o corpo dele quer viver e pede que ele se levante para comer a comida que ela preparou… então, chegado o momento, Yuzuha parte para a próxima arena de provas, sem saber se Arisu virá com ela, mas ele acaba aparecendo, para uma prova cujo nível de dificuldade é “QUATRO DE PAUS”. Título da prova: DISTÂNCIA. A prova não tem um objetivo claro, aparentemente, e eles acabam agindo impulsivamente e acabam achando que a missão deles é correr o máximo possível… eles têm 2 horas e quanto mais correm, mais o valor da “distância” aumenta.

Yuzuha e Arisu são acompanhados de Yamane e Seizan na corrida, enquanto Takuma, um homem com a perna machucada que eles encontram no local de prova, fica para trás no ônibus onde eles começam a prova… por um momento, achei que Arisu fosse ficar com ele, incapaz de deixar mais alguém morrer, mas ele acaba correndo… o jogo é interessante e angustiante como qualquer outro da temporada, mas também parece “confuso”, porque eles não entendem realmente o que estão fazendo… sem contar que “paus” não é um naipe de prova física, e tudo o que eles estão fazendo é correr exaustivamente. Correr, recusar água que é oferecida pelo mestre dos jogos (óbvio!) e fugir de algum animal feroz que acaba devorando um dos competidores e apenas três continuam na partida… quer dizer, três mais Takuma, que não saiu do ônibus.

O jogo é uma grande brincadeira sádica, e essa é a descrição da mente por trás disso tudo, afinal de contas! Ficamos curiosos, tentando entender o que está acontecendo e se o objetivo do jogo era mesmo correr (desde o começo achei que não, e o episódio vai nos mostrando isso cada vez mais claramente), quando Arisu descobre uma moto com motor a diesel, mas sem bateria, que funcionaria por ser algo mais analógico ou qualquer coisa assim… por isso, ele decide levar a moto correndo (!) de volta ao ônibus, para passar o diesel para o ônibus e, então, poder salvar Takuma também. Então, Arisu corre de volta ao ônibus com a sua “distância” diminuindo de 8.000 para 7.000, 4.000, 1.000, enquanto Yuzuha e Yamane continuam correndo, aumentando a distância: 10.000, 12.000. Até que os dois cheguem ao final da linha… um lugar que não parece o objetivo.

Quando faltam apenas 5 minutos para o fim da prova, a parede à frente de Yuzuha e Yamane começa a ceder, água começa a jorrar e eles percebem que vai tudo explodir e engoli-los… então, eles começam a CORRER de volta, com a distância diminuindo (!), reforçando a ideia de que o objetivo, no fim das contas, não era sair do lugar: eles começaram a prova no lugar onde a distância era “0”, e eles deviam ter levado isso mais em consideração – vou desculpar o Arisu porque ele estava deveras transtornado no início dessa prova. Enquanto a tensão cresce, Yamane e Yuzuha correm, Yamane acaba caindo e sendo engolido pela água, enquanto Yuzuha corre, quase perdendo a corrida para a onda, e então Arisu e Takuma aparecem dirigindo o ônibus para salvá-la no último segundo, com um salto incrível que a joga para dentro do ônibus a tempo de se salvar.

Então, o ônibus é tomado pela onda… ele capota, se destrói parcialmente, mas consegue proteger os três sobreviventes (Arisu, Yuzuha e Takuma) de morrerem afogados… então, eles estão à salvo, zeraram o jogo e veem a escrita no lado do ônibus que diz “Goal”. Talvez o Arisu devesse ter visto isso antes, ou talvez, como eu disse, ele estivesse muito transtornado com a morte de Chota e Karube e, por isso, não viu muita coisa. Não sei como eu me sairia nessa prova, sinceramente… correr eu sei que não é meu forte, e talvez eu fosse influenciado pelo grupo a achar que eu precisava correr, mas esse lance de quanto mais correr mais aumentar a distância me pareceu estranho desde o começo. De qualquer modo, Yuzuha e Arisu sobreviveram, mas Takuma não se juntou a eles… agora, Arisu quer encontrar o mestre do jogo, detê-lo e vingar a morte dos amigos.

O que será que a temporada ainda nos reserva?

 

Para mais postagens de Alice in Borderland, clique aqui.

 

Comentários