Bob Esponja: O Incrível Resgate (The SpongeBob Movie: Sponge on the Run, 2020)

A huge journey to find a tiny friend…

O mais novo filme do Bob Esponja, abrindo possibilidades para um futuro interessante, com direito a spin-off e tudo! “Bob Esponja: O Incrível Resgate” chegou recentemente à Netflix e é uma maravilha! Eu assisti muito “Bob Esponja” quando era criança/adolescente, e essa é a terceira vez em que o personagem ganha um filme… e tem tudo a ver com o desenho, além de ter participações especiais incríveis e uma mensagem bonita. Com bastante bom-humor, algumas ideias chamativas e uma missão nobre, o filme conquista com o carisma já conhecido do personagem, colocando Bob Esponja e Patrick em uma espécie de road trip com direito a zumbis, Keanu Reeves como guia espiritual e a Cidade Perdida de Atlântida. Tudo para salvar Gary, o caracol que é o amado bichinho de estimação do Bob Esponja e, agora, interesse do rei dos mares, Poseidon.

O filme começa muito como um episódio de “Bob Esponja Calça Quadrada” – tanto que, a meu ver, pode ser um problema para quem ainda não está tão familiarizado com os personagens e suas motivações, como a obsessão da vida de Plankton com roubar a fórmula do famoso hambúrguer de siri… o que se mostra importante para o desenvolvimento do filme, eventualmente, mas parece fazer o filme demorar um pouco para embalar. Mesmo assim, os fãs do desenho animado devem amar ver um pouco do Bob Esponja e do Patrick despertando, dando “bom dia” e incomodando o Lula Molusco, ou um dia de trabalho do Bob Esponja no Siri Cascudo e, claro, aproveitar esse novo tipo de animação, que é mais elaborado, mais moderno e pode causar estranheza em um primeiro momento, para quem está habituado ao desenho, mas que reconhecemos que é LINDA, afinal.

Ansioso para vê-la em “Kamp Koral”.

Na história do filme, Plankton finalmente percebe que o problema que o impede continuamente de roubar a fórmula do hambúrguer de siri não é, afinal, o Seu Sirigueijo, mas o Bob Esponja… então, ele aproveita a primeira oportunidade que tem para se livrar dele. Isso acontece quando, assombrado com uma ruga que apareceu em seu rosto, Poseidon exige um novo caracol (ao que tudo indica, gosma de caracol é rejuvenescedora), e Plankton está mais do que feliz de simplesmente entregar Gary para ele. Assim, quando Bob Esponja dá pela falta do seu querido amigo, ele ganha a ajuda de Patrick para embarcar em uma jornada rumo à Cidade Perdida de Atlântida, para enfrentar Poseidon e conseguir o Gary de volta – e Plankton os ajuda dando-lhes um barco pilotado por Otto, um robozinho que Sandy criou, deu ao Seu Sirigueijo e acabou no lixo.

Anyway…

Assim, Bob Esponja e Patrick embarcam em uma aventura INUSITADA e divertida, quase sem sentido, e que parece uma série de esquetes… temos uma parte da jornada, por exemplo, que os coloca para dançar com o Snoop Dogg (!) e um bando de zumbis (eles estavam uma gracinha fazendo os passos que são de “Thriller”… afinal de contas, zumbis, certo?) em um cenário meio de Velho Oeste, com direito, até, ao Keanu Reeves como Sálvio, o guia dos dois. O guia que, inclusive, os adverte para manter o foco na chegada a Atlântida, mas Patrick e Bob Esponja se esquecem de tudo, assim como Percy Jackson no Cassino Lótus – a sequência é colorida, divertida e embalada por “Livin’ La Vida Loca”, do Ricky Martin, que eu acho MARAVILHOSA. Tudo isso antes de finalmente chegar ao palácio de Poseidon durante uma apresentação para resgatar o Gary…

Sem sucesso. Patrick e Bob Esponja acabam presos quando tentam pegar o Gary (que Poseidon nomeou Fred), e até brigam um pouco quando estão na cadeia, mais ou menos como o Patrick disse que aconteceria, lá no início da jornada. Enquanto isso, o pessoal da Fenda do Biquíni sente a falta de Bob Esponja… o Siri Cascudo virou um tremendo caos, os clientes estão enlouquecidos, Seu Sirigueijo e Lula Molusco não sabem o que fazer, e parte deles também sente falta da esponjinha irritante. É a Sandy quem percebe que o Bob Esponja não está em casa e, juntando isso ao fato de que ele não aparece no trabalho há dias, ela entende que algo tem que estar muito errado. Assim, quando eles veem uma notícia no jornal falando sobre a prisão e futura execução de Patrick e Bob Esponja, o grupo formado por Sandy, Lula Molusco, Seu Sirigueijo e, quem diria, Plankton, partem ao resgate.

E É SENSACIONAL.

Em um julgamento emocionante, todos eles compartilham histórias sobre como conheceram Bob Esponja e sobre a amizade deles, e são algumas das cenas MAIS FOFAS de todo o filme – através de flashbacks de quando Bob Esponja tinha apenas 10 anos no Acampamento Koral, conhecemos versões crianças dos personagens que protagonizarão o spin-off “Kamp Koral: SpongeBob's Under Years”, que já meio que me conquistou pela fofura! O visual é bonito, e eu acho que podemos ter histórias muito bacanas desse grupinho no acampamento… será que o primeiro episódio, previsto para o ano que vem, explorará com mais detalhes as cenas que vimos brevemente nesse filme ou simplesmente seguirão adiante? Tivemos o Bob Esponja dizendo a Sandy que ela podia ser uma cientista, se quisesse; se tornando amigo do Patrick quando ele estava sozinho; e tendo uma ação linda para alegrar o Lula Molusco quando ele ameaçou largar o clarinete.

EU ACHO QUE ESSE SPIN-OFF VAI SER UMA DELÍCIA!

Mas voltemos ao julgamento… cada um compartilha uma história ou um sentimento em relação ao Bob Esponja, para dizer que ele é um bom amigo e que ele só queria salvar o seu caracol, e toda a sequência é divertida, bonita e emocionante, com direito ao Lula Molusco dizendo ao Bob Esponja que o ama! Por fim, ao som de uma música divertida e de uma coreografia fofinha, o filme passa uma mensagem bonita de amizade protagonizada pelos personagens que já amamos, enquanto eles enganam Poseidon e resgatam Gary, mas precisam, eventualmente, convencer Poseidon a deixá-los levar o caracol para casa… uma cena sobre a importância da amizade, de sermos nós mesmos e sobre como os amigos nos aceitarão com nossas qualidades e nossos defeitos. A mensagem é bonita e bem-executada, e certamente me deixou curioso pelo que ainda está por vir!

Que venha o spin-off!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários