Alice in Borderland 1x02

Nível de dificuldade: 5 de espadas.

DIFERENTE… E TÃO BOM QUANTO O PRIMEIRO! “Alice in Borderland” foi uma grata surpresa e eu estou fascinado por essa série tensa, intrigante e com um roteiro promissor. Nesse segundo episódio, conhecemos um pouco mais dos personagens apresentados no piloto, além da estreia de novos personagens que participam da segunda partida ao lado de Arisu e Karube, e começamos a perceber que as possibilidades para o que está acontecendo são imensas… os personagens discutem brevemente algumas teorias, antes de serem guiados a um novo “jogo”, completamente diferente do que eles estavam esperando, que acaba lhes dando algumas outras informações – poucas respostas, mas muitas perguntas interessantes, e se constrói uma mitologia incrível para “Alice in Borderland”. Percebo, agora, que a série só tende a melhorar nos próximos episódios!

Arisu, Karube, Chota e Shibuki ganharam um visto de três dias desde a última partida – o que não quer dizer, necessariamente, que eles vão demorar esse tempo todo para voltar a jogar. Enquanto eles “saqueiam” lojas e preparam uma comida quente, eles discutem a respeito de tudo o que está acontecendo, e gostei muito de como eles levantaram possibilidades e as derrubaram quase que instantaneamente… de alguma maneira, o tempo não parece ter passado do mesmo modo para todos: Arisu, Karube e Chota “chegaram” nesse grande jogo juntos, mas aquela não era a primeira partida de Shibuki, e Arisu encontrou legumes podres dentro de um carro que não devia estar abandonado há tanto tempo… viagem no tempo? Eles também cogitam a ideia de realidade virtual, mas, até onde sabem, realidade virtual não consegue causar queimaduras como a da perna de Chota…

Com a perna de Chota machucada, Karube sabe que ele pode atrasá-los em uma partida futura – por isso, ele sugere que ele e Arisu entrem sozinhos em uma partida, para ganhar experiência e, quem sabe, “reconhecer a assinatura do mestre de jogos”. Assim, talvez eles estejam mais preparados da próxima vez… não que essa partida realmente os “prepare” para qualquer coisa, porque o jogo é muito mais complexo e cheio de possibilidades do que qualquer um podia ter imaginado. Karube e Arisu estão no Edifício Toei Sendagaya e, dessa vez, a partida vai ser com 13 PARTICIPANTES. Alguns deles muito experientes, outros que já participaram de algumas partidas, e um deles para quem aquilo é tudo novo; ele ainda não sabe em que se meteu, não entende o que aconteceu com as pessoas de Tóquio, e isso tudo reforça a ideia da passagem do tempo trazida à tona há pouco.

O jogo, dessa vez, é o JOGO DO SÍMBOLO, Nível de Dificuldade: 5 de espadas. Gostei de como isso foi colocado no primeiro episódio sem explicação e como agora entendemos um pouquinho mais de como as coisas funcionam… Nitobe explica para Karube e Arisu sobre os níveis de dificuldade, e como cada naipe significa um tipo de prova – se a primeira era de estratégica e lógica, essa é física; o número é que indica propriamente a dificuldade de zerar o jogo. Agora, eles têm 20 minutos para fugir do “Coisa” enquanto procuram por um “lugar seguro”… eles têm esse tempo para encontrar esse lugar e impedir uma bomba instalada no prédio de explodir e matar todos eles. E então o jogo começa, e é extremamente tenso e completamente diferente do que vimos no primeiro episódio. Mas a série continua fazendo um excelente trabalho criando suspense…

Inclusive, vemos um pouquinho de Chota e Shibuki enquanto Karube e Arisu estão no jogo, e eu preciso dizer que eu não confio nela… eu não sei exatamente o que penso a respeito dela, porque eu não acho que ela seja uma infiltrada ou qualquer coisa assim; mas ela está determinada a sobreviver e não importa quem ela tenha que trair e/ou usar para conseguir isso. É justamente o que ela está fazendo com Chota no momento, ou alguém realmente acreditou que ela sentia algo por ele e por isso o beijou e transou com ele daquela maneira? Dá para perceber no seu discurso, que nos lembra a sua atitude na prova do episódio passado e, é claro, a conduta dela na primeira prova de que participou, que não pudemos ver… ela procura as fraquezas de Chota, o faz se questionar e questionar a lealdade dos amigos, e pergunta se “ele está disposto a morrer pelo bem deles”.

Ela já está armando tudo, manipulando-o.

É quase tão assustador quanto as provas!

Os participantes do Jogo do Símbolo começam rapidamente a aparecer mortos… um é assassinado brutalmente pelo Coisa (um homem com uma máscara de cavalo), enquanto outro é morto pelo próprio sistema do jogo quando tenta escapar do edifício, e a trilha sonora é bem planejada para ajudar na tensão do momento. As cenas são fortes, tristes, desesperadoras, e as pessoas vão morrendo uma a uma, até que, faltando 5 minutos para o fim do jogo, só restem 7 sobreviventes… gosto de como Arisu tem um plano, por mais diferente que seja, que é gritar pelas sacadas informações sobre a localização do Coisa, para que quem estiver por perto possa escapar, enquanto eles procuram juntos pelo “lugar seguro”. Por um momento, parece que ninguém vai aderir, e então Yuzuha acaba aderindo – justamente quem achamos que estava ali para “jogar sozinha”.

Yuzuha tem tudo para ser uma personagem e tanto!

Toda a prova é bem conduzida (roteiro e direção merecem muitos elogios!), repleta de momentos de tensão, como aquela luta de Karube contra o Coisa, aliado ao cara que não se importa de “sacrificar” seus aliados, enquanto ficamos esperando pelo momento de uma reviravolta, quando Arisu vai, enfim, descobrir alguma lógica que o leve à resposta, como aconteceu no episódio passado… confiamos nele. E ele realmente se dá conta de qual é o lugar seguro, mas a resposta, dessa vez, é mais simples do que no primeiro episódio: isso porque não é uma prova de raciocínio; é uma prova física cujo principal objetivo é escapar do cara com a máscara de cavalo e permanecer vivo. Mas isso não quer dizer que o episódio não guarde deliciosas surpresas para o final, e o sentimento de tensão é crescente até a conclusão dessa história.

Vemos Arisu e um novo aliado na porta para o lugar seguro, sabendo que ainda tem alguma coisa que eles não sabem, e então nos deparamos com um segundo “Coisa” que os ataca dentro do apartamento, e a sequência envolve tiros, um taser e dois botões para desativar a bomba que precisam ser apertados ao mesmo tempo – por isso, Arisu precisa de ajuda e ele grita por isso na janela do apartamento, chamando a atenção de Yuzuha. Acho que Arisu e Yuzuha vão ser uma dupla incrível futuramente. A conclusão é incrível, e conta com os dois desativando a bomba no último segundo antes de ela explodir, e depois que eles “zeram o jogo” e sobrevivem, vemos as duas pessoas com máscara de cavalo serem mortas – uma delas era uma mulher, agora desesperada, que acabou de falhar no seu próprio jogo… o celular cai da sua mão, anunciando “game over”, e então ela morre.

Eles também estavam na partida, mas com objetivos distintos…

Isso tudo é muito mais complexo e mais inteligente do que o previsto.

Estou mais apaixonado pela série ainda!

 

Para mais postagens de Alice in Borderland, clique aqui.

 

Comentários