The End of the F***ing World 1x03


“She made me feel things. And I didn’t like it at all”
Ainda estou em estado de choque com esse episódio. “The End of the F***ing World” é mesmo peculiar, e eu acho que ela é muito mais pesada do que “divertida”, como a Netflix a vendeu, mas também é bizarra. Talvez seja o dito “humor europeu”, que pode ser um tanto quanto macabro. Me apaixono mais pelos personagens a cada momento, e estou curioso para saber onde chegaremos com isso tudo, mas a série é um tanto quanto traumatizante. Nesse episódio, as coisas estão MUDANDO. Eles ainda não assumem o que sentem, mas algo está acontecendo dentro deles, especialmente dentro de James, mas a trama também cresce. Inicialmente, eles deixam o hotel em que estiveram, e no caminho até o pai de Alyssa, como eles acabaram de “roubar” um homem, eles precisam ser discretos por um tempo. Por isso eles invadem uma casa.
E é uma casona!
“Is breaking a home the best way of laying low?”
Gosto muito de como tanta coisa acontece apenas nas falas que estão dentro das mentes de James e Alyssa, porque isso nos ajuda a entendê-los melhor. A maneira como ela fala que às vezes parece que o James é um garoto que ela podia amar de verdade, mas às vezes ele parece um total estranho. As primeiras cenas na casa, com o vinho, a comida, a piscina e o ÁLCOOL foram MUITO BONITAS. Alyssa coloca um disco para tocar, dança da forma mais bizarra possível, enquanto o James bebe, e então ela o convida para dançar também. É como ele diz: “As a rule, I didn’t dance. But it was hard to say ‘no’ to Alyssa”. Então ele dança, de olhos fechados, bebendo… E ELE ESTÁ SE DIVERTINDO TANTO. Tão leve, tão mais bonito, e eu nunca o vi sorrir dessa maneira… foi uma cena muito terna entre os dois, profundamente sincera. Diferente.
Até que desanda. Porque Alyssa tenta fazer sexo com James, mas “Whoever says boys are obsessed with sex hasn’t met James”. Ela mal inicia um sexo oral e ele pede pra ela parar, porque “a foto do dono da casa está acabando com o seu tesão”, e ela fica furiosa, embora ele garanta, em fala e em pensamento, que não mentiu quando disse que a queria. Mas numa trilha sonora PERFEITA, Alyssa sai andando pela cidade, onde conhece Topher, o beija e o convida para ir à “sua casa”, e James está no cúmulo da fofura na casa, juntando flores e preparando num copo que ele faz de vaso, para pedir desculpas. Por isso, quando ela chega e anuncia “James, this is Topher. I’m going upstairs to have sex”, a carinha dele de decepção e tristeza? QUE DÓ! E, em pensamento, ele confessa: “She made me feel things. And I didn’t like it at all”. Eu achei bem tristonho.
Mas Alyssa não transa, afinal. Expulsa Topher, que sai decepcionado e xingando ela, mas vai embora, e o James segue sendo um fofo. Ele bate à porta, Alyssa não o deixa entrar no quarto, e ele fica sentadinho na porta, do lado de fora, por sabe-se lá quanto tempo, lendo, esperando ela dormir. Bem, na verdade ele estava esperando ela dormir para matá-la, ou isso é o que ele diz. Pensa, até. Mas ele não tem coragem. Quando ele entra e a olha, ele desiste de tudo. “When her eyes were closed, Alyssa looked a lot less angry”. A carinha dele olhando para ela é uma graça, e então ele se deita no chão, ao lado da cama, lentamente aproximando a sua mão da dela, que está caída para o lado de fora, e eu devo dizer que aquilo foi absolutamente LINDO. Mas o momento é quebrado pela chegada do dono da casa, e então as coisas ficam tensas.
Aqui, o sangue que “The End of the F***ing World” nos prometeu.
Em primeiro lugar, James já descobrira que o “professor” que é o dono da casa é um CRIMINOSO, um serial killer que abusa de mulheres, as mata e guarda fotografias de seus corpos depois. Mesmo que não soubéssemos disso tudo, no entanto, ele é NOJENTO quando entra no quarto e encontra Alyssa na cama, e eu fiquei angustiado. A expressão de desespero no rosto de Alyssa quando ela começa a chorar, e a maneira brutal como ele dá um tapa nela, como a agarra e tenta estuprá-la. Agradeço ao fato de não ouvir os gritos de Alyssa, porque ver sua expressão já foi forte demais. Então, eu não sinto nem um pingo de culpa por ter GOSTADO do fato de James tê-lo matado. Até porque, de certa forma, ele fez isso em legítima defesa. Ele estava protegendo Alyssa e pronto. Mas é uma cena e tanto, fortíssima. Ele enfia a faca no pescoço do homem, e Alyssa é envolvida por todo seu sangue.
Wow!
E agora? O que fazer?

Para mais postagens de The End of the F***ing World, clique aqui.


Comentários