Dark 1x09 – Alles ist Jetzt (Tudo é Agora)


“O ser humano sempre questionou sua origem. Sua criação. Ele foi criado por Deus? Ou é um produto da evolução? Se pudéssemos ver o ontem e o amanhã simultaneamente, a origem e o fim, o universo inteiro, em um só momento, finalmente encontraríamos respostas para a principal pergunta: o que é o ser humano? De onde ele vem? O que o motiva? Qual é seu propósito?”

“Não existe verdades. Apenas histórias”
Deixando claro de uma vez por todas a premissa de “Dark”, esse episódio vem com uma introdução fantástica e um desenvolvimento brilhante para enfatizar, novamente, que TUDO É AGORA. Tudo está acontecendo ao mesmo tempo. “Não existe” passado, presente e futuro, tampouco a linearidade em que as pessoas costumam acreditar… o passado interferindo no futuro, o futuro interferindo no passado, e coisas desconcertantes, para alguns, como Ulrich descobrindo que, mesmo com as suas tentativas, ele não conseguiu mudar a linha do tempo. De alguma forma, ele apenas a criou. Iniciamos o episódio em 1953, passamos por 1986 e 2019, mas não chegamos a ver 2052, algo que eu estou bem ansioso, e espero que a segunda temporada de “Dark” nos apresente… e é impressionante como TUDO ESTÁ CONECTADO, sempre.
Em 1953, Helge é oficialmente dado como desaparecido, e Ulrich anda meio perdido por Winden, com o olhar perdido, confiante de que mudou a linha do tempo, talvez se sentindo um pouco culpado por ter “matado” uma criança. É interessante notar como temos uma sequência de Ulrich versus Egon na floresta, uma cena repleta de tensão que quase permite que Ulrich retorne para as cavernas e para seu tempo, mas ele fica desconcertado ao ouvir o policial citar os “dois corpos encontrados nas obras da usina”, porque ele esperava que tivesse mudado isso tudo. Depois de todo o horror que cometeu no último episódio, Ulrich não tem mais nem a desculpa, para sua consciência, de que salvou algumas vidas ao fazê-lo. Então, completamente confuso e sem lutar mais, Ulrich se permite ser levado preso depois de confessar que matou Helge.
Mas sem que o tenha matado de fato.
Em 1986, curiosamente acompanhamos um embate totalmente diferente, mas paralelo, de Egon e Ulrich. Dessa vez, Ulrich é um jovem injustamente acusado de estupro deixando a cadeia, e Egon é um policial velho muito mais amargurado do que a versão de 1953. As sequências nos confirmam que Katharina não foi mesmo estuprada por Ulrich (ela apanhou da mãe por causa da mentira de Hannah), e vemos Hannah plantar a ideia de que foi Regina quem o denunciou. No confronto futuro de Katharina contra Regina, no entanto, um rapaz cheio de passaportes falsos, que se nomeia “Aleksander Köhler”, aparece em sua defesa, exigindo que eles peçam desculpas a Regina e os ameaçando com uma arma caso eles continuem pegando no pé dela… então, quando ela percebe que ele está machucado, ela resolve cuidar dele. Seu futuro marido.
Depois disso, Aleksander aparece na usina, como um “amigo de Regina”, pedindo emprego a Claudia Tiedemann, uma das primeiras a entender toda essa confusão das cavernas. Não apenas em relação aos componentes químicos que a usina nuclear esconde lá, mas também à conexão dos tempos, por encontrar sua cachorrinha Gretchen, depois de 33 anos. Ela sabe que não faz sentido, mas também sabe que é a mesma cachorra. Em paralelo, vemos o momento em que Helge não aparece, como prometido, ao interrogatório, pois ele está construindo com Noah o futuro “quartinho da tortura”, que Noah chama de sua “Arca”, para quando ele construir uma máquina do tempo que “conserte tudo”, do “começo ao fim”. É bem macabro e repleto de mistérios, enquanto aumentamos a galeria de pessoas que “querem consertar a linha do tempo”.
Por fim, 2019. Primeiro lugar: HANNAH NÃO PRESTA. Não sei como ela teve um filho tão amorzinho quanto o Jonas! Deve ser genes do Mikkel. As cenas de Hannah começam com os passaportes de Boris/Aleksander que ela roubou em 1986, e então uma visita enfurecida de Katharina, em busca de Ulrich. Me enoja a atitude de Hannah e as suas mentiras deslavadas, quando diz a Katharina que acabou tudo entre ela e Ulrich, mas que foi ela quem terminou, que ela nem queria isso no começo, mas ele não desistia dela e coisas assim. Ela termina dizendo a Katharina que Ulrich queria abandoná-la, que não a amava mais, e que amava a ela. Sério, eu queria aquela Katharina encrenqueira e lutadora nesse momento! Para intensificar o problema, Hannah chantageia “Aleksander”, o marido de Regina, para que ele DESTRUA O ULRICH. Tudo o que eu tenho a dizer, novamente, é: HANNAH NÃO PRESTA.
Um dos momentos mais interessantes e mais angustiantes foi Jonas resistindo a Martha. Embaixo de chuva, em uma cena linda, ela vai até ele, confronta-o por ter sumido, mesmo depois de ter ido ao teatro e tê-la beijado, e então ele diz que “foi errado o lance entre eles”. E não por Bartosz… é que agora ele SABE que ela é sua tia, embora ele não tenha coragem de contá-la. Apenas diz que eles “não combinam”, e precisa manter-se firme mesmo depois que ela o beija. E falando em Bartosz, ele recebe uma visita misteriosa de Claudia Tiedemann, sua avó que ele acreditava estar morta, que lhe entrega uma foto dela e de Regina para ele entregar à mãe, uma foto de “antes do verão e tudo o que se seguiu”, seja lá o que isso quer dizer. Por fim, ele vai até Noah, diz que “ele acertou todas as previsões” e possivelmente aceita uma oferta de Noah.
Seja ela qual for.
E isso me angustia muito!
O final do episódio é repleto de mistério, e nos “prepara” para o Season Finale no próximo episódio, mas não espero nada muito conclusivo… afinal de contas, não é o tipo de série que amarra didaticamente todas as suas pontas, ela gosta de fazer-nos pensar. Além do mais, ela já está renovada para uma segunda temporada! De todo modo, o final é MUITO BOM, e mostra relógios em 1953, 1986 e 2019 no mesmo horário, reforçando a ideia de que TUDO É AGORA. Por fim, vemos H. G. Tannhaus trabalhando no celular de Ulrich, tentando encontrar uma maneira de dar-lhe energia novamente, e então ele recebe a visita, em 1953, de Claudia Tiedemann, a Claudia de 2019, que lhe traz os projetos detalhados da máquina que ainda vai ser criada, também, supostamente, com o intuito de “consertar a linha do tempo”. Eu acho que é bem difícil de eles conseguirem fechar essas passagens nas Cavernas de Winden…
O próximo episódio dirá!

Para mais postagens de Dark, clique aqui.


Comentários