Supernatural 13x10 – Wayward Sisters


“I kill monsters. That's who the hell I am”
Faz tempo que eu não sou “maldoso” quando falo sobre “Supernatural”, né? Então perdoem-me a sinceridade, mas é um spin-off que eu não assisto. A história de “Supernatural” tem seus altos e baixos, sendo “o mais alto” lá na quarta temporada, seguida de perto na quinta, e “o mais baixo” na sexta e sétima temporadas, que foram PÉSSIMAS. Depois, ela se estabilizou em um nível mediano, deixamos de exigir tanto e, como resultado, gostamos da série atualmente. O que não anula o fato de que ELA JÁ DEVIA TER ACABADO. São 13 anos, nem sinal de um fim, mesmas histórias se repetindo… enfim. Por isso, eu acho forçado colocar um spin-off de um mesmo material que já deu o que tinha que dar. Mas se isso quer dizer, quem sabe, que os caminhos se abrem para uma finalização de “Supernatural”, talvez uma nova série seja bem-vinda, afinal.
“Wayward Sisters” não deixa de ter potencial. Eu até gosto da ideia, e teria sido algo pelo o que eu estaria ANSIOSO há alguns anos, no ápice da série (quando digo “alguns” anos, quero dizer uns OITO anos), mas agora eu já estou exausto para seguir em frente, ainda mais para me aventurar em algo que pode durar, sei lá, mais uns 10 anos? E, na minha opinião (e então estamos falando de opinião, sobre o que EU penso, e você tem todo o direito de concordar), os personagens de “Wayward Sisters” não são bons, com algumas exceções. Eu gosto muito da Donna, por exemplo, e eu acho que tanto a Patience quanto a Kaia (ainda mais com essa reviravolta final!) são ÓTIMAS personagens. Mas eu nunca gostei da Jody, e gosto ainda menos da Claire… e o episódio deixou bem claro um certo protagonismo em volta da Claire.
Então não, não dou conta.
Acontece que a Claire é uma personagem CHATA, sendo sincero. Representa tudo o que menos gostamos em “Supernatural” e que, felizmente, tem sido superado nos últimos episódios (na 13ª temporada, de modo geral): O DRAMA EXCESSIVO. Ah, sinceramente ela me cansa, e não foram poucas as cenas em que ela me cansou. Ela teve uma introdução brilhante, salvando sozinha uma garotinha e a levando de volta para sua mãe, mas quando Jody liga para ela, dizendo que Sam e Dean estão “desaparecidos” e que ela precisa voltar pra casa, tudo desanda de forma vergonhosa. Temos que aguentar aquela atitude contra Patience e Jody, aquele lance de “seu casaco” e “seu quarto”, uma coisa para a qual, sinceramente, eu não tenho paciência. Depois esse diálogo com Alex: “Where you going?” “Night shift” “So Sam and Dean are missing, and you're bailing?” “I have a job, Claire” “Mm. Well, so do I. It's called hunting”.
Sério, SEM PACIÊNCIA PARA CLAIRE.
Detesto sua atitude de garota arrogante e irritante, detesto a cara de desprezo contra Patience, detesto como ela RI em descrença quando Patience e Jody se preocupam com a visão de sua morte… e quando Jody e Claire se embrenham em uma briga insuportável, eu me contive para não fechar o player e largar o episódio por ali mesmo. As coisas mudam um pouco quando Claire conhece Kaia, e eu vou dizer que eu gostei um pouco das cenas… mas pela Kaia. Eu gostei MUITO do personagem de Kaia, e nem a chatice da Claire conseguiu ofuscá-la. Kaia é inocente, fofa, seu sorriso é calmante… e é graças a ela que ficamos mais perto de salvar Sam e Dean: “The Bad Place. It’s where that came from”. Se há monstro do lado de lá fazendo a travessia para o nosso universo, isso quer dizer que existe uma porta, e “ela ainda está aberta”, portanto elas podem salvar os Winchesters.
As coisas se intensificam, o perigo se aproxima, e todas precisam fugir: Jody, Alex, Claire, Kaia e Patience. E elas conseguem a ajuda extra de Donna. Então é uma sequência de cenas que leva as mulheres até o barco onde Sam e Dean sumiram, para encontrar uma série de monstros do “Bad Place”, além do portal ainda aberto, mas se fechando. Sem nenhum plano, com aquela atitude insuportável e impensada de sempre, Claire entra no portal com Kaia, em busca de Sam e Dean, que estavam correndo por aquele mundo, até serem presos a uma árvore por uma lutadora misteriosa, como oferenda aos monstros que moram ali – “I think it just rang the dinner bell”. E então, o que mais me revoltou: A MORTE DE KAIA. Achei um absurdo, e fiquei profundamente incomodado que uma personagem tão boa tivesse que morrer para salvar uma personagem chata como a Claire…
E sinceramente, EU NÃO SENTI NADA POR CLAIRE. Eu sofri por Kaia, mas sofri sozinho, sofri comigo mesmo, porque eu gostava da Kaia. Não por Claire. Não consegui sentir verdade NENHUMA enquanto ela chorava nos braços de Jody, e Patience notava que aquela era uma versão “alternativa” de sua visão, o que simboliza que Kaia morreu no lugar de Claire… na verdade, agora a série se reduz a 5 protagonistas, e ganha uma Mitologia separada de “Supernatural”, de alguma maneira. Elas estão em um lugar apenas, diferente de Sam e Dean, que correm o mundo, e seus vilões são diferentes, como esse monstro bizarro que passou do Bad Place para o lado de cá… além daquela figura lutadora misteriosa que foi a responsável pela triste morte de Kaia! Mas, segundo Jody, eles podem deixar que elas cuidam disso: “Come on. You guys take care of the world. We got Sioux Falls covered”.
A narração final de Claire inicia “Wayward Sisters” oficialmente:

“I came back to Sioux Falls to save Sam and Dean Winchester. And… I did. No… we did. We saved Sam and Dean. All of these amazing women. My family. They don't know it yet. They think I'm staying because I'm broken. But I'm staying because I need them. My family. My army. The thing that killed Kaia is still out there. And I don't care if I have to tear another hole in the universe. We're going to find it. And I'm going to kill it”

Então, os últimos segundos são melhores do que o episódio inteiro…
A identidade da lutadora misteriosa do Bad Place: DARK KAIA. Isso deve ser interessante!
Mas não o suficiente para ver a série, claro.

Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários