Supernatural 13x11 – Breakdown


Um eBay para monstros!
AH, COMO EU AMEI ESSE EPISÓDIO. De certo modo, ele parece desconexo do episódio passado, e eu, por exemplo, fiquei todo confuso com aquela cena do Sam sem conseguir dormir, tentando entender porque ele estava daquele jeito (até que eu entendi), mas também estava distraído demais pelo fato de que o Jared Padalecki é lindo e tudo o mais… de todo modo, ainda que meio avulso, o episódio é UM MÁXIMO. Nós temos Donna e Doug de volta, e eles são personagens ótimos, e a trama do episódio, curiosa e peculiar, é realmente criativa e instigante. Faz todo o sentido, na verdade. O episódio começa com Wendy, a sobrinha de Donna, em uma série de situações macabras que envolvem um posto de gasolina, e então ela acaba na estrada, com o pneu furado, e é capturada. Então, Donna liga para Sam e Dean para pedir ajuda, ainda que não seja um caso para eles.
“It’s my niece. She’s gone missing”
Ou assim eles pensavam.
Eles acabam envolvidos com outro Agente do FBI (bem, não “outro”, porque os Winchesters não são mesmo Agentes do FBI), que investiga um criminoso que chama de “Butterfly” há aproximadamente 12 anos… ao longo desse tempo, uma série de pessoas desapareceram em um padrão migratório, e nunca nenhum corpo foi encontrado. Como não parece o tipo de caso deles, e já há um Agente do FBI de verdade trabalhando nele, Sam não acha sensato que eles se envolvam, mas Dean não vai abandonar a “família”. Então, as investigações começam, e o episódio tem um ritmo e um clima muito bacana. Dean fala com uma caminhoneira que não parou para Wendy na estrada, e um tal de “Pastor Diamond Don Harkey”, NOJENTO, é capturado com uma blusa suja de sangue que pertencera a Wendy. A Donna é ÓTIMA ao interrogá-lo, mas além de ser um babaca nojento e preconceituoso, ele não parece culpado desse caso.
Armaram pra ele.

“But the shirt... Yeah, the shirt doesn't make any sense. I mean, what? I'm -- I'm a criminal mastermind that avoids capture for 12 years and when I'm finally arrested, there's a blood shirt in my van that links me to one of the victims? It's too easy”

O episódio é envolvente, bem escrito e ágil. As investigações levam todos até o posto de gasolina, e o cara sinistro que se voluntaria para lavar vidros fala sobre como Marlon, o “caixa”, “gostou” de Wendy e, quando ela foi embora, fechou mais cedo e a seguiu. Só voltou na manhã seguinte. Achei que ainda estava cedo para pegarmos o real culpado do episódio, mas Marlon, um intermediário, nos leva a informações interessantes, como o site na internet de LEILÃO DE PESSOAS. “It’s like eBay. Kinda”. É uma coisa tipo “tráfico de pessoas” para monstros, sei lá. É uma ideia bizarra e desconcertante, mas não posso dizer que não foi incrível para “Supernatural”. No momento, está sendo vendido o braço esquerdo de um homem, e as ofertas dos monstros vão subindo, até que o martelo seja batido. “They’re selling him off. Piece by piece”.
Então começa o leilão por Wendy.
Adorei o plot do episódio. Achei criativo, achei instigante, queria ficar vendo mais. A finalização também foi boa, embora abrupta. Porque o “Butterfly” consegue capturar Sam Winchester, e ele é o próximo a ser oferecido no leilão… tudo o que eu pensei na hora foi “Opa, deixa eu entrar aqui no eBay dos Monstros, vou levar o corpo inteiro!” Mas enfim. Naturalmente SAM WINCHESTER recebe ofertas ALTÍSSIMAS por ele, especialmente quando seu coração é leiloado. Vendido por 500 mil dólares! E também descobrimos quem é o homem por trás da máscara de “Butterfly”: o mesmo Agente do FBI responsável pelo caso nos últimos 12 anos, o que é quase previsível, mas nunca deixa de ser inteligente. Ele pensa em matar Sam depressa, afinal Dean está “por aí”, mas ele não tem tempo… como sempre, Dean chega no último segundo para salvar o irmão.
E o salva.
Um dos plots interessantes, e tristes, do episódio foi sobre Doug e Marlon. Tudo começa com o “Hey. Remember what they said about monsters? Fun fact -- I am one. Vampire, actually” do Marlon, e então ele ataca e transforma Doug… como sabemos, porque em algum momento desses 874597413654428975 anos de “Supernatural” Dean Winchester foi transformado em vampiro, isso pode ser revertido com o sangue do vampiro que o transformou, e então Doug é trazido de volta à sua forma humana, mas a história não foi aleatória. E eu sofri. Ele está a salvo, mas ele não quer ser parte disso tudo, agora que sabe a verdade. Essa vida não é para ele. Ele é um policial, mas monstros? “I know. Donna, you kill monsters. You're a damn hero. But that's... It's not me. I’m sorry. I love you. I’m sorry”. Assim, com uma despedida dolorosa, ele vai embora, e eu o compreendi…
Mas sofri tanto por Donna.

Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários