[Season Finale] Stranger Things 2x09 – Chapter Nine: The Gate


“I promised I'd keep you shitheads safe, and that's exactly what I plan on doing”
QUE EPISÓDIO BOM! De certa maneira, “Stranger Things” é muito mais fechada no encerramento da segunda temporada do que da primeira, e seria um bom fim para a série. Não que eu o deseje, de modo algum. Estou ANSIOSO pela terceira temporada, já confirmada pela Netflix, mas não ficamos com nenhuma angústia imediata ao fim de “The Gate”. Quer dizer, o Mundo Invertido continua ali, o Devorador de Mentes também, mas pelo menos todos estão a salvo, Eleven está com os garotos… falando em Eleven, é muito fofo o seu reencontro com os amigos. O abraço dela e de Mike, e como ele diz que tentou falar com ela toda noite, e ela diz que ouviu. 353 dias. E tadinho do Mike, sofrendo, gritando e batendo em Hopper, por ter escondido Eleven dele… muito injusto, ele sofreu tanto por isso! Mas agora Eleven está de volta, e é o que importa.
Adorei ela comentando os dentes do Dustin! <3
Toda a ação do episódio se divide depressa em narrativas distintas, ainda que paralelas. Eleven diz que ela abriu o Portal, portanto consegue fechá-lo novamente, e parece um bom plano, com a exceção do fato de que machucar o Monstro das Sombras também machuca o Will. Portanto, eles precisam encontrar uma maneira de salvar o Will antes de destruir o monstro e fechar o Portal, e a única ideia que lhes ocorre é tornar Will, o hospedeiro, inabitável pelo Monstro: através do calor. Então o grupo se separa. Will é levado para longe, para um lugar que ele desconheça, para que Joyce, Jonathan e os demais possam colocar o plano em prática. Hopper leva Eleven até os laboratórios, para que possa fechar o Portal no momento certo. E Steve fica para trás, com as crianças que sobraram, para protegê-las a qualquer custo. E ele é muito bom nisso.
Foi uma temporada para nos apaixonarmos pelo Steve, não? São pequenos momentos, como quando ele ajuda Dustin a colocar o Demogorgon no congelador (nojento, mas hilário!), ou quando ele diz às crianças que prometeu que ia mantê-los em segurança e é isso que vai fazer. Ou grandes momentos, como quando defende Max de seu irmão brutamontes. Se Max e os garotos não tivessem aparecido na janela, talvez desse tudo certo… mas eles aparecem. Então Billy bate em Steve, entra, e ataca Lucas… mas Steve aparece todo defensor para ajudar Lucas. E parece que vai se sair muito bem. Um soco. Desvia de um soco de Billy. Segundo soco. Terceiro. Então Billy joga baixo, o jogo se inverte, e Steve apanha para valer, até ficar desmaiado no chão. Podia ter morrido se não fosse por Max sedando o irmão e o ameaçando com o taco de pregos. Agora as coisas mudam em sua casa.
Eu fiquei com pena do Steve… tadinho, todo machucado, mas eu achei uma FOFURA o fato das crianças levarem-no com eles. E EU RI MUITO DA CENA DO CARRO! Max dirigindo feito uma louca, os garotos gritando, o Steve surtando… tão bom! E tão necessário, em meio a cenas pesadas enquanto eles tentam esquentar o corpo de Will e tirar o monstro de dentro dele, enquanto ele grita, com sons animalescos como de quem está possuído em um filme de terror. É apavorante. Por isso temos cenas de Steve com os garotos, que também são tensas, porque eles descem até os túneis, mas é muito fofo, porque ele está ali para defendê-los de qualquer maneira… e se eles vão entrar com ou sem ele, melhor que seja com ele. Enquanto eles se aproximam do centro, com galões de gasolina para poder queimar tudo, Will Byers sofre distante dali…
E as cenas são desesperadoras.
Jonathan quer desistir, o irmão está sofrendo; Joyce quer seguir adiante por mais um tempo. E as coisas ficam MACABRAS, Will Byers fica cada vez mais demoníaco, o pescoço se torna preto, a boca se escancara em gritos inumanos, e nós somos tomados por arrepios. Quando os garotos enfim colocam fogo no centro dos túneis, o monstro dentro de Will não suporta o calor e a dor, e acaba saindo de um garoto com o rosto todo preto, na forma de uma fumaça escura, bem a la “Supernatural”. Mas, pelo menos por enquanto, O WILL ESTÁ A SALVO. Portanto, Jonathan pega o rádio e dá a ordem a Hopper: Eleven pode selar o Portal. E enquanto Eleven segura a mão de Hopper, para ter forças para seguir adiante, os meninos fogem dentro dos Túneis ainda, e parece uma intensa corrida contra o tempo que nos deixa apreensivos do início ao fim!
Quem diria que, depois de tudo, o fato de Dustin ter protegido tanto o Dart lá no começo seria útil? Quer dizer, eu não acreditava nisso, mas quando ele tentou falar com Dart para que ele e os amigos pudessem passar, realmente funcionou… talvez eles não tivessem conseguido de outra maneira. Mas enquanto outros Demogorgons se aproximam e os meninos correm, os efeitos no laboratório são ÓTIMOS, e Eleven usa todo o seu poder para selar o Portal. Ela tem memórias do “treinamento” de Kali e coisas que a fortalecem, e então, enquanto os outros grupos são mostrados à salvo, Eleven intensifica o seu poder, grita, joga as duas mãos na direção do Portal e, flutuando, ela CONSEGUE FECHAR. Parece que isso chegou ao fim, pelo menos por enquanto. Talvez eles possam ficar tranquilos por um tempo… e, pasmem, eles realmente ficam…




Porque UM MÊS SE PASSA. Com 17 minutos restantes de episódio, confesso que fiquei apreensivo. Mas a verdade é que queriam nos mostrar umas coisas boas. A certidão de nascimento com o nome “Jane Hopper”, por exemplo, ou o Baile de Inverno de 1984 na escola. Will e Joyce dançam em casa enquanto Jonathan filma, a mãe de Mike tira fotos suas, Lucas treina como falar com Max na frente do espelho, a mãe de Max arruma o seu cabelo e ela não é atormentada por Billy, para variar, e o Dustin… O DUSTIN USA O LAQUÊ QUE O STEVE SUGERIU! Para mim, a coisa MAIS FOFA. Também é Steve quem o leva até o baile, bem no estilo “irmão mais velho protetor”, e é uma gracinha, dando umas últimas dicas, despedindo-se segurando a sua mão… o Steve teve um crescimento estrondoso nessa temporada, e se torna um dos personagens mais fofos de “Stranger Things”.
O Baile é um típico baile de escola, com todos os seus problemas. Como o Dustin rejeitado e sozinho, tadinho, chorando em um canto, quando Nancy aparece toda fofa o convidando para dançar. E ele todo nervosinho e feliz, FOI ÓTIMO. E ao som de “Every Breath You Take” (QUE EU AMO MUITO!), Eleven chega ao baile, e a maneira como Mike olha para ela… é uma graça ver o nervosismo estampado nos olhos dela, o encanto nos olhos dele. “You look beautiful. Do you wanna dance?” Nenhum dos dois sabe dançar, mas eles vão aprender juntos, e é TÃO PERFEITO. A dança, o sorriso verdadeiro dos dois… todos dançam, e se divertem. Max até beija o Lucas! E o Mike beija a Eleven… é um beijo rápido e meio desajeitado, mas todo terno e fofo… é bom que eles curtam uns momentos tranquilos, porque o fim do episódio é bem claro, “invertendo” a escola.
O Mundo Invertido espreita. O Devorador de Mentes também.
JÁ QUERO MAIS! \o/

Para mais postagens de Stranger Things, clique aqui.


Comentários