Riverdale 2x10 – Chapter Twenty-Three: The Blackboard Jungle


“Why you’re really here, Archie?”
Todas as series com 20 episódios ou mais por temporada estão me cansando. A “história” é exaustiva ao se estender por tempo demais, e a vontade de abandonar é bem grande. “Riverdale” está em sua pior fase, com episódios monótonos e cansativos, e os personagens cada vez mais chatos… eu sempre gostei do Archie, contra a maioria dos fãs, na verdade, mas mesmo o Jughead, que sempre foi o personagem mais defendido e amado dos quatro protagonistas, começa a levantar pela internet reclamações. Tudo começa quando o SouthSide High fecha, e os alunos do Sul são transferidos para o Riverdale High, como Jughead Jones, Toni e companhia… e é evidente que há muitas pessoas ido para lá pensando nas brigas que podem arranjar, mas isso não é geral. E me parece que tem gente que não está nem tentando.
A chegada na escola não é fácil. Veronica, Archie e mais outros alunos preparam um comitê de boas-vindas bem civilizado e receptivo, enquanto Cheryl marcha com Reggie e uma série de intolerantes querendo expulsar o Lado Sul de “sua” escola. É toda uma trama de preconceito e elitismo revoltante. Cheryl, de seu jeito intenso, ameaça Archie para que ele convença Veronica a se juntar a ela no “comitê de expulsão”, ou então ela contará a V sobre o beijo de Archie e Betty que ela presenciou. Mas o pessoal “civilizado” do Lado Norte pega pesado, picha uma serpente no chão para acusar o Lado Sul, e então o diretor proíbe a jaqueta, tatuagens visíveis e qualquer “manifestação de gangue”, e as coisas começam a se dividir para dois lados e, como bem sabemos, o extremo nunca é o lado ideal para nada. E Jughead está nesse extremo.
Não vou dizer que sua revolta seja de todo infundada, mas ela é exagerada. No início, o lance da jaqueta podia não ser tão respeitoso, mas escolas tem REGRAS – aqui no Brasil escolas proíbem a entrada de alunos sem o uniforme, proibir uma jaqueta não é nada demais. E Toni está achando que “tudo bem”, ela pode usar a jaqueta mais tarde, fora da escola, e aproveitar a escola, que é mesmo melhor do que a deles era. Mas Jughead interpreta a jaqueta como uma forma de identidade, e acha que está sendo privada dela, e prefere ser suspenso e quase expulso do que se curvar… vide a cena dele contra Reggie, que é a prova de como ele queria CONFUSÃO. Só acho que a escola realmente passou um pouco dos limites com o lance da camiseta, aí foi inegável. Mas, por ora, Jughead baixou a crista, seguindo os conselhos de FP Jones sobre a “hibernação”.
Mas ele ainda vai causar encrenca.
Falando em encrenca, Archie é o mestre delas. Ele é parado por um suposto Agente do FBI (ainda não tenho certeza de que seja mesmo) que quer a sua ajuda para investigar Hiram Lodge, o pai de sua namorada. E eu fiquei dividido, confesso. Porque Hiram Lodge é um criminoso insuportável que merece ser derrubado, mas não sei o quão correto está para o Archie investigá-lo. Não que ele se importe muito, independente do que diga. Assim, ele acaba esbarrando no “acidente” de Nick St. Clair logo que ele deixou Riverdale e, coincidentemente, logo que Hiram tinha descoberto sobre a tentativa de estupro contra a Veronica. Informação essa, inclusive, que Archie ainda não tinha, mas foi-lhe passada por Cheryl. “I am going to murder him”. Então, Archie embarca em uma busca por Nick, por vingança própria, por Cheryl e pelo Agente.
Assim, Archie faz uma viagem até Nick St. Clair, supostamente para conseguir um novo cheque para Cheryl (a Mamãe Blossom, inclusive, está se prostituindo para conseguir dinheiro para a casa, e está adorando fazer isso!), mas ele está com raiva demais para que consiga esconder os seus reais motivos para estar ali. “Why you’re really here, Archie?” E, em algum momento, Nick diz o que não deveria e acaba espancado brutalmente por Archie, que desconta toda sua raiva sobre ele, o que chega ao conhecimento de Veronica, que acaba o confrontando, embora ele tenha a sutil ajuda de Cheryl, que diz que foi quem obrigou-o a ir até ele. Archie aproveita a oportunidade, também, para contar a Veronica que beijou Betty e está sendo ameaçado por Cheryl, e ela o perdoa porque ele está sendo “sincero” e é isso o que importa agora.
Mas ela não sabe que ele está “investigando” o pai dela.
Por fim, Betty descobre que Polly já deu à luz aos gêmeos, e decide buscar o “Cooper perdido”, seu irmão dado para a adoção, e chega até Charles Smith, ou Chic, e Alice vai com ela, porque quer vê-lo. Ele diz coisas agressivas como “You’re my sister? You’re Lucky she wanted to keep you”, o que eu não achei injusto. Não gosto tanto da Alice, e por isso não consegui sentir sua dor enquanto ela chorava no carro, sentindo-se rejeitada… porque é exatamente como Charles Smith se sentiu ao longo de todos esses anos. Gostei de vê-la sofrer, não vou negar. Mas Chic chegou na série para ficar, e Betty vai vê-lo novamente, e o encontra sendo agredido por um homem, de quem o salva e, na maior das inocências, o leva para casa, para ser cuidado pela família. Naquele “Good night, Alice. Good night, Hal”, eu sabia que ele era problemático. Dá para ver o tormento em seus olhos.
Ele é ameaçador, e está com os olhos em Betty, pronto para atacar.

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários