Turma da Mônica Jovem (2ª Fase, Edição Nº 9) – O Sumiço do Cebola


“Com vocês, a épica e lendária teimosia da Mônica!”
Eu sinto falta das histórias da Turma da Mônica Jovem como elas eram há alguns anos. E posso parecer um mala dizendo isso, mas preciso comentar, de todo modo. Ler as edições atuais não é igualmente divertido, nem as referências são no mesmo nível… quer dizer, quando todo o tema do teletransporte é exposto, temos um quadrinho dedicado a Star Trek em que podemos ver Spock, Bones e o Capitão Kirk, mas não é mais do que isso. O tema foi bem interessante, no entanto, embora não figure entre as melhores edições da segunda fase. Quando eles anunciaram o título “O Sumiço do Cebola” com essa capa, eu pensei em um sumiço de fato. A contra-capa e as capas internas apenas reforçaram essa ideia… e no fim o Cebola não está “desaparecido” de fato em quase momento algum, e eles sabem onde procurá-lo.
Por isso, foi meio decepcionante.
A turma está preocupada com um projeto de ciências que o Professor Rubens pediu há mais de um mês, e ninguém conseguiu avançar em nenhum tipo de ideia ainda. O Cebola, por sua vez, diz que está “trabalhando em algo”, embora se mantenha muito secreto em relação a seus planos… e a Mônica fica meio chata (!) pegando no pé dele, passando páginas e páginas reclamando do Cebola e “do que quer que seja que ele está escondendo”. Achei um desperdício de espaço que podia ter sido usado para enriquecer o roteiro. A edição traz a participação especial de Nico de volta, que a Mônica vê no quarto de Cebola mais de uma vez, embora eles neguem, e um pouquinho do Franja, mas tão pouco que é deprimente. Por que as histórias têm que estar SEMPRE focadas em Mônica e Cebola, às vezes com Magali e com o Cascão?
Por que não o Franja?
Cadê o DC, por exemplo? Esquecido!
Mas, como era de se esperar, essa ideia toda do Cebola envolve o TELETRANSPORTE, e é uma invenção do Franja, que está ausente e tem o seu laboratório “invadido” por Cebola e Nico, até que as coisas começam a ficar perigosas demais. Quando o Cebola e a Rebeca, amiga de Nico, são mandados para algum país da Ásia, a turminha precisa se reunir e encontrar uma maneira de fazer a máquina voltar a funcionar, para resgatá-los. As fontes de energia convencionais não parecem o suficiente, por isso Cascão sugere o Super-Poderoso Latão de Lixo, que construiu com a Magali para o Projeto de Ciências, caso o plano infalível do Cebola não desse certo. É uma geringonça ecologicamente responsável que funciona como uma mini-usina, com uma variedade de energias renováveis gerando energia o suficiente para religar a máquina.
Então temos um pouquinho de aventura, quando a Mônica e o Nico entram na máquina do Franja para ir até aquele país na Ásia resgatar os amigos, deixando Magali e Cascão para trás, para controlar a máquina (“Senhor Iscóti! Dois para subir!”). Então eles reencontram os amigos, conhecem o Doutor Xang, fogem de uma instalação de segurança máxima, e retornam ao laboratório do Franja, onde uma bronca imensa do inventor lindinho os aguarda! Tudo acaba bem, e eu não acho que a edição tenha sido realmente memorável nem nada assim – contou uma história morna que termina com a vitória do grupo na Feira de Ciências, com o Super-Poderoso Latão de Lixo, que ficou mesmo com esse nome no fim das contas, contra todas as vontades da Magali. Mas é triste que Cascão e Magali sejam tão secundários.
Mas, hey! Pelo menos estão ali.
Estou me perguntando onde estão outros personagens…


Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários