Maria do Bairro – Soraya tenta matar Maria… e “morre”!


“Pero mata Maria la del Barrio. ¡Mata-la!”
Soraya é uma personagem importantíssima de Maria do Bairro, com uma participação intensa na primeira fase e depois na terceira, quando retorna depois de uns 18 anos. Acontece que Maria do Bairro é um remake de Os Ricos Também Choram, novela em que a vilã equivalente a Soraya morria mesmo e não retornava mais – a personagem vivida por Itatí Cantoral na novela de 1995, no entanto, era quase tão importante quanto a própria Maria para a popularidade da novela, e então ela precisou ser trazida de volta em algum momento. Ainda na primeira fase da novela, quando Soraya está casada com Luis Fernando e se recusa a dar-lhe o divórcio, ainda que ele implore por isso e até cogite negociar uma quantia em dinheiro para que ela aceite o divórcio, para que ele possa se casar com Maria do Bairro, Soraya decide, com a ajuda de Calixta, MATAR Maria do Bairro.
E então revelações importantes vêm à tona!
Calixta sabota a água de Maria com ervas venenosas e bruxaria, e por um segundo você acha que Maria não vai chegar a tomá-la – mas então ela a toma, teatralmente. Muito rapidamente, então, Maria passa mal e DESMAIA. Começamos, assim, todo o problema de doença da Maria do Bairro. Soraya, para envenenar quem estiver escutando, acusa Maria de estar grávida de Luis Fernando, e diz que no caso dela é ainda muito pior, porque ela não vai poder se casar com ele como ela fez. Suas risadas diabólicas (e descontroladas) enquanto provoca Maria causam certa angústia na casa toda, ela é chamada de “serpente” novamente, dizem que ela está mentindo, e Luis Fernando a expulsa. Enquanto isso, Maria do Bairro parece, realmente, estar prestes a morrer, e Soraya planeja sua próxima vítima: FERNANDO DE LA VEGA, para que ela possa ficar com parte da fortuna.
Logo.
Lentamente vemos Maria sucumbindo aos venenos e à bruxaria. Chega em casa com dor de estômago, passa mal novamente, e diz que vai morrer – e é uma agonia vê-la com tanta dor, sofrendo tanto (embora essa dor física ainda não se compare com toda a dor que a espera na fase seguinte da novela, sobre a qual falaremos em breve). “Acho que vou morrer!”, ela insiste, enquanto empalidece, perde as forças e sofre… e enquanto ela está de cama, com todos ao seu redor lhe bajulando, Victoria revela algo importante: que isso que a Maria está tendo é a mesma “doença” que matou a mãe de Soraya. Naturalmente, SORAYA ENLOUQUECE – talvez com razão. Ela chega atacando Calixta, gritando “¡Mataste a mi madre!”, ensandecida e as coisas saem de controle. Há briga, há gritos sobre como ela é uma assassina, e ainda há Osvaldo ameaçando Soraya, dizendo que vai contar tudo o que sabe…
…sobre como ela está envenando Maria do Bairro.
SORAYA AMEAÇANDO-O COM A ARMA É LOUCURA PURA! [E ela atira de fato]
Enquanto isso, Maria do Bairro sofre, se aproxima da morte, e Luis Fernando fica ao lado dela, a chama de “meu amor”, mas a esperança retorna quando o médico identifica as ervas venenosas em seu sistema… no entanto, Maria ainda conversa com Luis Fernando, achando que vai mesmo morrer, e pede que ele prometa que, se ela morrer, ele não vai mudar, não vai voltar a ser quem ele era quando ela o conheceu, e aquilo é de arrepiar! Há lágrimas e emoção. Ela pergunta se ele a ama. Sim. Com toda sua alma. Como nunca amou ninguém antes. Soraya, por sua vez, encara Calixta uma vez mais porque acha que foi ela quem contou para Osvaldo sobre o envenenamento, e enquanto as coisas se intensificam entre as duas, violentamente, Calixta confessa: “¡Yo soy tu madre!” Como era de se esperar de Soraya, HÁ MUITO SURTO.
Soraya sempre foi desequilibrada, descontrolada, perigosa. Descobrir que ela é “filha de uma servente” é demais para ela, e no meio de seu surto (no qual ela para de bater na mãe ao descobrir a verdade), ela a expulsa da casa, e Calixta some de fato. O ápice de toda a trama é o retorno de Osvaldo, vivo apesar do tiro de Soraya, ameaçando-a novamente. Quando ela vai até ele, ela não leva o dinheiro pedido, mas a arma novamente, e os dois lutam intensamente, culminando na queda de Soraya da janela, e na sua consequente “morte”. É horrível vê-la no chão, é horrível ouvi-la no hospital se regojizando com “Morro, mas Maria do Bairro também. Nada pode salvá-la das ervas venenosas. Nada. Adeus”. Sua morte conta até com funeral e uma despedida oficial da personagem… portanto, o que podemos dizer é: TCHAU, SORAYA.
Por enquanto.
Maria sobrevive, ainda bem.
E Carlota conta da morte de Soraya para Calixta por telefone. É impactante!

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Essa queda da Soraya da janela do prédio, com os vidros estilhaçados, é inesquecível! Eu me lembro bem dessa morte, e vendo a cena mais de uma vez, percebendo o dublê sendo jogado,tem algo engraçado ali. Mas tudo volta a ficar impactante quando vemos Soraya no chão, com todo o seu corpo ferido. Foi um momento que me deixou triste por um fato: todos amávamos a Soraya, e não queríamos vê-la morrer tão cedo na novela... Ainda bem que a recussitaram, afinal, o que seria da novela sem os seus surtos e desequilíbrios? Kkkkkkkk A Maria precisava da sua "fiel" inimiga para ter mais embates emblemáticos na história!

    ResponderExcluir
  2. Ótima novela, com cenas viciantes
    Ainda hoje adoro ver

    ResponderExcluir

Postar um comentário