Maria do Bairro – Luis Fernando e Maria do Bairro se casam!


“Maria. Mi amor. Mi esposa”
Esse tipo de momento me faz pensar no quanto eu AMO MARIA DO BAIRRO. Acontece que essa novela tem de tudo. Além de Thalía estar dando um verdadeiro show de atuação (sua interpretação de Maria é fascinante e impecável, e ela está admiravelmente LINDA), o roteiro é mesmo ADMIRÁVEL. Em muitas novelas que vemos por aí, talvez esse fosse o fim de toda uma novela. Quer dizer, ao completar 15 anos, a madrinha de Maria morreu e ela foi levada pelo Padre Honorio para morar na casa dos De la Vega, onde ficou sob a proteção de Fernando, e se apaixonou por Luis Fernando, seu filho mais problemático. Com toda a trama de “brincadeira” maldosa de Luis Fernando, sua regeneração e verdadeiro amor por Maria, os planos de Soraya, tentativas de assassinato e “morte” da vilã, talvez o momento em que Fernando e Maria puderam, enfim, ficar juntos, fosse o fim da novela.
Mas não para Maria do Bairro. Esse era só o COMEÇO.
Gosto demais disso na trama da novela. HÁ MUITA COISA ACONTECENDO, o tempo todo. Parece que TANTA coisa já aconteceu quando chegamos, enfim, ao momento do casamento dos protagonistas, mas isso é apenas o fim da primeira fase, e a trama toma um rumo surpreendente dali em diante, e ainda passará por novas transformações, em uma questão de poucos meses. É ASSIM QUE UMA NOVELA TEM QUE SER. As novidades te prendem, assim como a abundância de história em um roteiro bem conduzido. Depois que Soraya morre ao cair da janela no meio de uma luta com Osvaldo, que estava chantageando a interesseira, e Maria do Bairro retorna para casa, finalmente bem independente das ervas venenosas e bruxarias de Soraya e Calixta visando sua morte, não há mais nada que impeça ela e Luis Fernando DE SE CASAREM.
Quer dizer, ele já a pediu em casamento em algum momento do passado, antes de Soraya começar com toda a sua invenção de estar grávida do rapaz, e a única coisa que o impedia de viver esse amor (que era verdadeiro mesmo que tenha começado com ele querendo brincar com ela e magoá-la como uma vingança a Brenda e todas as mulheres) era a esposa que se recusava a dar o divórcio. Agora viúvo, Luis Fernando volta para casa pedindo Maria em casamento mais uma vez, justamente no dia em que Vladimir está ali, também querendo pedir Maria em casamento, ainda que ela se recuse a casar com o rapaz porque “seus sentimentos e seu coração são de Luis Fernando”. Segundo ela, ela não poderia nem ser feliz nem fazê-lo feliz, por isso tomar essa decisão não era justo. Quando Maria precisa escolher entre os irmãos, Vladimir vai embora, magoado e triste…
…sofrendo.
E Vladimir ainda deixa uma dica no ar, dizendo que Maria do Bairro ainda voltará a procurá-lo, assim que o seu irmão a fizer sofrer novamente. Talvez ele não estivesse certo em relação a “procurá-lo”, mas estava no quesito “fazê-la sofrer de novo”. No entanto, ainda assim, Maria está disposta a viver esse amor, com Luis Fernando sendo fofo e apaixonado, dizendo coisas como “Maria. Mi amor. Mi esposa”. Eles se beijam, e o casamento vem depressa, em uma cerimônia linda em que Maria está estonteantemente bela. Na recepção, de volta à casa dos De la Vega, Fernando e Victoria, os pais de Luis Fernando, sentem-se felizes pelo filho e por Maria, agradecem a Deus porque com Maria ele se regenerou, e diz que eles merecem ser felizes… e por mais “fim de novela” que isso tudo parece, as coisas mudam de figura bem rapidamente.
Após a Lua de Mel, Luis Fernando se prepara para partir para o Brasil, onde passará um mês, e Maria diz que isso parece uma eternidade, e diz que não sabe como eles vão ficar longe por tanto tempo – o restante da família se prepara para ir para a Espanha, e Maria fica sozinha com os empregados na casa. E assim que ela está sozinha, quem aparece para vê-la? VLADIMIR, claro. Ele até que é bem querido, pede perdão por como agiu, por não ter comparecido ao casamento, e sinceramente se oferece como um amigo, além de perguntar se ela está feliz, e desejando felicidade no casamento… mas Luis Fernando, com o cancelamento do voo, volta para casa para ver Maria, e com toda a situação, com o veneno de Carlota e com a visão de Maria e Vladimir abraçados (embora tenha sido inocentemente), ele FICA LOUCO. Seu ciúme irredutível e seu temperamento forte o impedem de escutar Maria…
…e assim começam todos os principais problemas.
Luis Fernando surta. Maria se defende, diz que o que tem com Vladimir não é nada mais do que amizade, e Luis Fernando acusa ela de ter um amante, e eles brigam. No meio da briga, memórias voltam a Luis Fernando e ele grita coisas como “Que decepção! É igual a Brenda. Igual a Soraya! Todas as mulheres são iguais. Traidoras. Mentirosas. Hipócritas!” E enquanto ele vai dormir em um hotel para não estar próximo de Maria (e diz que nunca mais quer voltar a vê-la), temos uma rápida visão do velho Luis Fernando, aquele homem desprezível que conhecemos no início da novela. No meio de toda essa injustiça e infelicidade, Maria do Bairro desmaia e o médico lhe diz o que está acontecendo: ELA ESTÁ GRÁVIDA. No meio de toda essa confusão e com Luis Fernando prestes a partir para o Brasil, Maria do Bairro está grávida.
Mas isso é material para outro texto…

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Realmente parece um fim de novela Maria e Luís Fernando juntos e casados... Talvez fosse o fim de uma das novelas envolvidas neste remake. Mas é claro que os problemas tinham que voltar tão rápido quanto a felicidade que também veio. Luis Fernando é muito inflexível, e esse trauma dele com Brenda o impede de enxergar as coisas como elas realment são... É claro que vendo o irmão, que ama a esposa dele, abraçado com ela explicam um pouquinho o fato dele ter surtado, mas não justifica não escutar Maria e tampouco fazer as coisas voltar a estaca zero, com ele dizendo coisas horríveis a ela e dizendo que não quer vê-la mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário