The Good Place 2x01e02 – Everything is Great!


“What the fork is happening?”
“The Good Place” está de volta, e Kristen Bell continua ESPETACULAR. Depois de um primeiro ano incrível que, de certo modo, inova para o convencional das séries de comédia que conhecemos, apresentando um mistério que guia toda a trama, revelações surpreendentes a cada episódio e um plot twist no Season Finale que nos encantou, a série tem um desafio e tanto para a segunda temporada… como manter-se divertida e com um nível tão alto de roteiro? As expectativas eram imensas, e com a estreia dupla, chamada “Everything is Great!”, Michael reinicia a sua vizinhança no bad place, afastando Eleanor, Chidi, Tahani e Jason, dessa vez, na expectativa que, desse modo, eles possam ser torturados por mais tempo, sem saberem que estão no bad place. Mas você percebe quanto tudo pode dar errado desde o início.
E realmente dá.
Acompanhamos, primeiramente, Eleanor Shellstrop. Sua nova “alma gêmea” é Chris Baker, como vimos no fim da temporada passada, e ele pode ser superficial e não muito inteligente, mas cada vez que ela tenta conversar com ele e confessar o seu segredo, como fizera com Chidi, ele anuncia: “I’m heading to the gym!” E bem… a gente não pode reclamar disso, huh? QUE HOMEM! Michael está recomeçando, dando novas instruções aos torturadores, e Shawn ainda acredita que esse é um plano fadado ao fracasso. A ideia original de “um torturar o outro” foi extinguida, por ora, e cada personagem experimentará torturas individuais, inicialmente. A impressão, às vezes, é que estamos nos bastidores de todas as confusões da primeira temporada, mas como o plano inicial, fechadinho, já desandou, agora tudo é muito instável.

“I know that this kind of large-scale deception is not what you were trained to do. There are gonna be days when you're just sick of being around these disgusting humans, with their weird, gross little mouths, and their stupid elbows. You're gonna be tempted to say ‘Screw it. Can't we just go back to HQ and do this the old-fashioned way? Pull out some fingernails, toss someone in an acid pit, fire up the old penis flattener?’ And sure, sure, that sounds nice. But it also sounds easy. We're all here because we believe that there's a better way to make humans miserable. And I... I believe in you”

Conhecemos os personagens, sabemos de muitas coisas pelas quais eles passaram, embora eles mesmos não saibam, e notamos a instabilidade. Eleanor encontra Jianyu na rua e pergunta se ele é o Chidi, e Michael está constantemente presente para desviá-la da verdade. E para colocá-la em uma situação justa: como a “BEST PERSON” (com faixa e tudo!), ela vai fazer um discurso de 1 hora à toda a vizinhança na festa de boas-vindas. E o plano é o mesmo: embebedá-la e fazê-la dizer e fazer coisas terríveis, criando os elementos que serão usados para a sequência de caos do dia seguinte… mas a diferença é que, dessa vez, Eleanor se recusa a beber. Continuamente. E embora ela quase beba, em algum momento, ela escuta um “Stop! Please, don’t make this any harder than already is, Chidi”, e volta a se concentrar no bilhete que Janet lhe entregou.
Se aproximando.
Então retornamos a Chidi Anagonye, e a sua tortura primária tem a ver com almas gêmeas. Supostamente, o sistema sempre escolhe uma só, mas no caso de Chidi, escolheu Angélique e Pevita, uma que será sua alma gêmea e a outra que será de Pedro, e ele será eternamente atormentado por não saber o que escolher… ou era o que Michael pensava, porque embora enrole e sofra um pouco, CHIDI ESCOLHE! Desesperado, o Michael interrompe, diz que sua alma gêmea é a outra, que ele não escolheu, e eu só fico pensando: olha o desespero! Michael tá tão desesperado para fazer isso funcionar, que está deixando evidente demais que esse é o bad place. Tá muito mais fácil de notar as torturas. Mas a tortura vai ser receber as notícias de Eleanor, que clama por sua ajuda agora, depois de receber um bilhete da única pessoa em quem confia: ela mesma.
Tahani Al-Jamil é um máximo chegando ao “good place”. Toda convencida e cheia de si, mas dessa vez ela ganha uma “alma gêmea”, Tomás, que é muito pequeno, e uma casa igualmente nanica: “It’s so cozy! I feel like the walls are just hugging me!” Claro que ela acha isso desconfortável e infeliz. Ainda tem um autorretrato de Kamilah na parede! Sinceramente, juntando a tortura a Chidi e a casinha pequena de Tahani com um quadro da irmã que tanto a fez sofrer, eu pensei: como Michael pode achar que vai convencê-los de que esse é o good place desse modo? Mas o roteiro é astuto, não planejava mesmo passar assim tanto tempo nessa segunda versão dos fatos… tudo estava fadado a desmoronar, e RÁPIDO. Na festa de boas-vindas, Tahani aparece com roupas que não combinam em nada com ela, mas isso é muito divertido!
Uma das coisas mais bacanas do episódio foi notar a inversão de papéis entre Eleanor e Tahani. Quando Eleanor estava quase bebendo e, ao ouvir Chidi, desistiu, ela passou as bebidas adiante: “These are for you. Drink up!” E para quem? TAHANI! Foi Tahani quem as bebeu, e ela interrompeu Eleanor no início de seu discurso, fez um discurso bêbado e conseguiu colocar fogo nas cortinas atrás dela… UM MÁXIMO! Por fim, Jason Mendoza ou Jianyu Li, que ganha uma tenta como casa, e uma alma gêmea especial, que é uma alma idêntica a dele, que será seu melhor amigo: Luang. A tortura é que ele nunca terá um momento sozinho, e eventualmente Jason vai ficando incomodado com o cara que não o deixa em paz, e tenta sabotar a sua bicicleta para escapar dele… é quando ele conhece Eleanor e ela lhe pergunta se ele “é o Chidi”.
“Chidi? Are you Chidi?”
Também temos uma parte do episódio a partir de Michael. O arquiteto percebe que as coisas estão desmoronando RÁPIDO demais… “What the fork is happening?” E Vicky está totalmente infeliz com “seu novo personagem”, porque ela sente que entendia a Real Eleanor, enquanto Denise, a dona da pizzaria, não tem nada de interessante… na versão original, ela pôde torturar Chidi e partir seu coração umas 20 vezes! As coisas estão fora de controle, e Michael organiza uma reunião para que eles discutam e tentem resolver os inúmeros problemas. O discurso bêbado aconteceu, mas foi por Tahani, e ela acredita que pertence àquele lugar, então é inútil. E com os quatro humanos desaparecidos, Michael está bem perto de perder o controle quando pede que eles sejam encontrados… IMEDIATAMENTE. Porque eles estão avançando…
Eleanor e Chidi estão obcecados com entender o que está acontecendo, a desvendar esse mistério que parece dizer-lhes que eles já se conhecem, e ela conta toda a verdade sobre não pertencer àquele lugar. Há vários elementos, como o bilhete de Eleanor na boca de Janet, de um livro que Chidi reconhece… o estranhamento os intriga. Jianyu conta tudo a Janet, que o leva até a casa de Eleanor. Tahani também aparece para devolver a faixa de “best person”. Assim, os quatro são reunidos para desespero total de Michael, que quer separá-los e, uma a uma, as almas gêmeas vão aparecendo, dizendo o quanto “estavam preocupadíssimas” com eles, e toda a armação vai ficando muito fácil de ser detectada. Jason volta a falar e expõe toda a verdade muito rapidamente, e Eleanor mata a charada em um tempo recorde, depois de um último “I’m heading to the gym” gostoso.
Aquele não é o “good place”.
Basicamente, parece que estamos novamente no Season Finale da temporada passada, quando aquilo nos surpreendeu e percebemos o quanto tudo realmente fazia sentido. Mas como ela matou a charada muito rápido, com a ajuda de seu bilhete, Michael ri e se diverte, dizendo que pelo menos existe um motivo pelo qual tudo desandou tão depressa. “Da próxima vez, não haverá bilhete nenhum”. E eu realmente não sei que surpresas o roteiro nos espera, mas com mais 11 episódios na segunda temporada, eu acho que eles estão, novamente, com um roteiro fechado e bem planejado, como o da primeira temporada, e “The Good Place” não deve decepcionar! Ansioso para ver onde estamos indo! Ansioso por esse “Third time’s the charm!”, e vamos ver como os quatro humanos serão “torturados” da próxima vez, como vão se unir e como vão descobrir toda a verdade…
E o que será de Michael quando Shawn descobrir que ele reiniciou o processo?
Eleanor… c’mon in!”

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários

  1. Oi, tudo bem? Lá no meu blog tem uma entrevista com o Chico Abreu (Tatu de Chiquutitas Brasil). Dá uma passada lá e comenta alguma dúvida sua quanto a novela. Eu vou tentar arrumar entrevista com outros atores da novela.

    Link: novelasinfantisdosbt.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário