Criando o Mundo de Harry Potter, Parte 6: EFEITOS ESPECIAIS MÁGICOS


“We’ve got to be sensing the magic all the time!”
O título original dessa parte do Documentário consegue abranger de modo mais claro uma variedade de mecanismos pelos quais o mundo mágico de Harry Potter ganha vida, chamando-o de “Magical Effects”, que não são apenas “efeitos especiais”, mas qualquer tipo de efeito, visual ou prático, por exemplo… de todo modo, é um tema INTERESSANTÍSSIMO e que tem tudo a ver com Harry Potter. Particularmente, eu acho emocionante ver o quanto tudo em Harry Potter é meticulosamente pensado com atenção aos detalhes, para que tudo fique crível, e o mundo pareça tão acolhedor e REAL. Muitas vezes, quando vemos um filme completo, não paramos para pensar em detalhes sobre como as coisas foram feitas, e as técnicas em Harry Potter são fascinantes, algumas das quais, ao ver o Documentário, você não fazia ideia.
É surpreendente e é maravilhoso ver a mágica ganhar VIDA.
Porque garanto: você vai se surpreender. Já pensou, por exemplo, em como a cena dos 7 Potters foi feita em Relíquias da Morte, Parte 1? Bem, não é APENAS uma questão de “efeitos especiais”, mas todo um trabalhão que levou um bom tempo para ficar pronto, mas sorrimos de felicidade ao ver o respeito com que a nossa obra é tratada. Se essa equipe não fosse tão SENSACIONAL, Harry Potter seria passageiro… mas eu realmente o vejo como atemporal! As facetas da magia são várias, ela pode encantar, ela pode machucar, mas ela está sempre presente, em cada segundo. Por isso, com um trabalho ENORME, há muita gente envolvida, com todo o cuidado, toda a dedicação… cenas como a Penseira, como o fundo do Lago Negro, a Caverna de Enigma do Príncipe, a Copa Mundial de Quadribol, a barraca com tecnologia TARDIS…
Wow!
“Harry’s got a moment in every movie just remembering how cool magic is!”

No mundo de Harry Potter, retratos ganham vida, poções transformam, o tempo se altera por completo, os jogadores de quadribol voam a grande altura, dragões atacam e a magia está em todo lugar. Explore a mágica cinematográfica que criou a feitiçaria e a maravilha dos filmes da série Harry Potter. Agora, fascinantes novas informações, entrevistas e sequências explicativas, permitirão que você conheça os triunfos dos magos tecnológicos que conjuraram uma realidade alternativa inspiradora. Compartilhe a diversão ao lado de Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson à medida que eles percorrem a escada do sucesso. Fique maravilhado ao ver um gigantesco tanque de água se transformar nas profundezas do lago negro para o Torneio Tribruxo. Descubra qual incrível sequência foi inteiramente filmada usando imagens geradas por computador. Testemunhe como enormes telas azuis e verdes se transformam em complexas estruturas arquitetônicas e em paisagens infinitas.

O documentário me ganhou já de cara, porque eu sou tanto apaixonado por Harry Potter como por todo esse mundo de bastidores, essa complexidade detalhada que faz as coisas acontecerem, e o resultado final que atinge… ao falar de VISUAL EFFECTS, por exemplo, eles nos mostram a cena do Vira-Tempo, em que Harry e Hermione estão parados enquanto o tempo ao seu redor retrocede, e não é uma questão apenas de pessoas indo e vindo ou o cenário sutilmente mudando, mas de LUZ, por exemplo, afinal de contas a hora do dia está mudando também… e é um resultado final LINDÍSSIMO! E pensar que tudo isso foi feito na frente de um fundo azul (teve tanto fundo azul quanto fundo verde, me parece que Prisioneiro de Azkaban usou bastante o azul, bem como a cena do fundo do Lago Negro em Cálice de Fogo).
Mas o que são os PRACTICAL EFFECTS, ou os “efeitos práticos”? É quando eles fazem as coisas acontecerem de verdade, ou algo assim. Como as folhas voando quando os Weasley invadem a prova dos NOMs, ou o fogo que os dragões soltam, ou as peças gigantes de xadrez… TUDO DE VERDADE. Até o lago congelado de Prisioneiro de Azkaban, ou a porta da Câmara Secreta, com as cobras que se mexem e tudo… as cenas tendem a ficar mais bonitas e reais quando filmadas assim, é o caso das Cartas de Hogwarts que invadem a Rua dos Alfeneiros 4 em Pedra Filosofal. Cogitou-se a possibilidade de fazer-se em CGI, mas FELIZMENTE essa ideia foi abandonada, e uma máquina que jogava cartas foi construída, porque o resultado final é lindo.
E arrepiante.
Uma das cenas mais icônicas de Harry Potter.
Ou a luta de Dumbledore versus Voldemort em A Ordem da Fênix. Eita trabalho complexo! Há muito de “efeito prático”, com o vento e explosões, por exemplo, às quais Dan Radcliffe podia reagir facilmente, mas uma mistura interessante com os efeitos especiais e CGI. Vide a bola gigante de água com a qual Dumbledore ataca Voldemort, feita em computador, mas Voldemort foi inserido lá dentro, e isso precisou ser detalhadamente filmado através de efeitos práticos… o trabalho EM CONJUNTO nos dá um efeito interessantíssimo que torna Harry Potter o que é! Real, palpável, crível. Afinal, tem até uma parte do documentário chamada de GROUNDED IN REALITY, que me faz pensar em “novum”, em termos de ficção científica, que é a necessidade de estarmos atrelados à realidade de alguma maneira, tornar aquilo plausível.
Há leis daqui que se aplicam lá, as que não, estão explicitadas.
Isso garante a REALIDADE.
Mas vamos falar de HOGWARTS, e não apenas do fato de o castelo ter mudado a cada filme, como comentamos na Parte 5 do Documentário… mas sobre como os cenários eram grandes e aumentados, e como o interior do castelo era importante e detalhado. Tudo lá dentro é MÁGICO, então cada detalhe deve ser pensado. No banheiro, por exemplo, não é apenas a Murta-Que-Geme, mas os vitrais da janela que se movem… os fantasmas. As chegadas, por barco, de carro voador ou em carroças que andam sem cavalos… é muita coisa! E uma coisa curiosa é que as escadas que se moviam foram criadas de verdade, e assim, quando vemos o trio subindo escadas e conversando, enquanto elas se movem, elas estavam se movendo de verdade. Eu acho que isso também era uma ajuda e tanto no processo de interpretação, não?
Quer dizer, MÁGICA!
Ah, e os quadros… os quadros deram um trabalhão, mas o resultado é de se aplaudir! Os quadros se MOVEM em Hogwarts, e eles não podiam fazer uns quadros se moverem e outros não… desse modo, tudo é muito COMPLEXO. Cada quadro tem um cenário específico, e foram filmados em separado, tendo que fazer o processo de animação de CADA UM. E, mais do que isso, tudo tinha que ser muito bem coreografado para os momentos em que um quadro interagia com o outro, e isso mostra o quanto tudo é complexo, o quanto eles têm trabalho… ainda sobre Hogwarts, um comentário que me chamou a atenção no filme foi sobre as velas do Grande Salão… já perceberam que as velas de Pedra Filosofal e as velas de Prisioneiro de Azkaban seguem dois modelos bastante diferentes? Esses detalhes são, definitivamente, mágicos!
Expandido de Hogwarts, vamos a MAGICAL WORLD, que nos fala dessa expansão do universo, dos cenários como da Escócia que foram muito usados, e de extensões de set, que foram usadas na Copa Mundial de Quadribol, por exemplo… afinal, o mundo é GRANDE, e o filme, em espaços externos, por exemplo, precisa passar bem essa expressão. Cálice de Fogo é muito bom em aumentar o cenário, por exemplo… mas em Cálice de Fogo, nos chama a atenção a trabalhosa sequência do Lago Negro, que foi filmada embaixo d’água para dar o movimento certo do cabelo, e o Daniel Radcliffe precisava ficar lá embaixo por HORAS, fazendo pausas para tomar fôlego, esperando as bolhas sumir, e filmar por 10 ou 15 segundos de cada vez. Foram semanas e semanas de preparação e filmagem, ensinando o Dan a nadar sob a água, e ele ainda precisava atuar enquanto prendia a respiração! Mas ele fez tudinho, um grande ator, certamente!
Foi trabalhoso, e a sequência demorou 18 MESES para ficar pronta!
O Documentário é dividido em várias subpartes interessantes. Temos APPROACHING THE MAGIC, por exemplo, que nos traz o Nôitibus Andante, que é apaixonante, e a Tia Guida, o que foi bizarro e divertido, e filmado com efeitos práticos, fazendo a atriz REALMENTE se inflar e voar… e o Harry tirando o remédio para Ron da bolsinha de Hermione, super prático, eficaz e inteligente! E uma das coisas que mais me encantou: o cachorro com luzes LED para iluminar a floresta, para ser substituído pelo Patrono de Snape, já que o Patrono tem luz própria, e não podia ficar artificial a maneira como essa luz se refletia no chão, nas árvores, nas folhas… que cuidado! Também temos WORDS BECOME MAGIC, onde é reconfortante ouvir que eles tentam sempre se manter fiéis às descrições do livro, quando presentes, como o Mapa do Maroto, que acho que foi uma das coisas que eles fizeram melhor… ah, e o mapa se fechava com efeitos práticos também! Em alguns casos, as coisas mudavam de um filme pro outro, como a aparência de Sirius na fogueira…
Mas, talvez, a força de Harry Potter esteja em THE CHARACTER WITHIN. Os efeitos estão ali para AUXILIAR, mas os personagens são fortes demais. Os Patronos, por exemplo, são muito pessoais, e tem a ver com cada um… o Ron, por exemplo, que tem um labrador, super brincalhão, desajeitado, mas leal. A lebre de Luna… e Evanna Lynch, fofíssima, comentando que é meio desapontador que ela agite a varinha, diga “Expecto Patronum!” e não saia nada de sua varinha… o que nos leva a THE ACTOR’S CHALLENGE, e esse desafio reside no fato de, muitas vezes, os atores não terem com que interagir em cena, como é o caso dos Pixies em Câmara Secreta, ou a Sala das Profecias em Ordem da Fênix. Felizmente, até Ordem da Fênix, eles já sabiam muito bem o que estavam fazendo e como fazer, porque eu entendi o motivo de optarem por um cenário todo em CGI, e embora possa não ter sido fácil atuar ali, o resultado final é ÓTIMO. O cenário ficou LINDO, e as atuações são boas e impactantes…
…afinal, eles já faziam isso há anos!
“It’s about the acting, because the acting makes the visual effects ultimately work”
Eu imagino o quanto deve ser trabalhoso ser um ator, o quanto é exaustivo, mas eu acredito que, em Harry Potter, esses atores também tiveram a sua boa carga de diversão! Quer dizer, vide a filmagem dessa cena de Cálice de Fogo, da Chave de Portal, que foi filmada com eles mesmos, e super divertida… eles ficaram em cima de uma estrutura que girava com eles, depois eles fizeram a queda, atados a cabos, eles mesmos, sem dublês, com uma grama que amortecia… muito bom! O Labirinto também foi, em parte, construído, e é um exemplo de mistura de efeitos práticos e efeitos especiais, porque os ataques das plantas foram adicionados mais tarde, por exemplo, naquela cena em que Harry e Cedrico correm para a Taça Tribruxo e Cedrico fica para trás…
Com o tempo, a equipe de Harry Potter pôde ir além. PUSHING THE MAGIC. Eles ficaram mais ousados e mais experientes, podendo ir mais longe, explorando para saber o que MAIS poderiam fazer, sempre tentando algo diferente, o que é legal. A filmagem da cena dos 7 Potters ME ENCANTOU! Porque é muito mais complexo do que imaginei. Por muito tempo eles precisaram filmar apenas com o Dan, por exemplo, mas os atores sempre estavam presente, e entendemos o motivo: o ator que interpretava o personagem originalmente fazia a cena primeira, como a Fleur fazendo a cena de tirar o sutiã e falar com Bill, daí o Dan assistia, ouvia as explicações sobre “por que ela tinha feito daquela maneira”, e depois ele reproduzia. Era cuidadoso, porque Dan não estava interpretando o Harry, naquele momento, mas estava interpretando Ron, Hermione, Fleur, Mundungos e etc. sendo Harry Potter, não era o personagem dele.
Era o personagem deles.
E, assim, a coisa fica MUITO MAIS REAL! Foi divertido.
Novamente, sem querer ser repetitivo, mas… FOI MÁGICO!
Confesso que meus olhos brilharam vendo o Documentário, descobrindo coisas interessantes como essas! Olha o que eu chamo de atenção e respeito as detalhes, para que tudo seja o mais perfeito possível! “Wow, we’re identical”. Harry Potter é um dos grandes êxitos do cinema, e com um bom motivo. É MUITA GENTE trabalhando atrás das câmeras para trazer essa REALIDADE MÁGICA para nós, e sem eles seria impossível… por isso, AGRADECEMOS. Agradecemos o cuidado que têm com a obra de J. K. Rowling, as tentativas de fazer tudo da melhor maneira possível… Harry Potter, independente de qualquer trocadilho, é mágico e sempre foi… o filme traduz isso muito bem, nos encanta e certamente continuará encantando gerações… uma das partes mais instrutivas e curiosas de todo o documentário “Criando o Mundo de Harry Potter”!


Para mais postagens de Harry Potter, clique aqui.
E fique atento à nossa nova SEÇÃO: Criando o Mundo de Harry Potter!


Comentários

  1. Oi Jefferson. Nossa que achado o seu blog. Tenho 22 anos de idade, de quase 19 sendo fã de Harry Potter e das obras da Jo. Eu amei o seu jeito de escrever sobre os extras da edição definitiva, bem parecido comigo. Recentemente eu adquiri os blurays com essas discos (na verdade eu já tinha outras 2 versões em blurays hahahah e também os DVDs duplos) como eu pretendo manter lacrado essa nova, pude acompanhar pelo seu olhar o quão especial são esses documentários. Quem sabe um dia eu crie coragem de declarar as minhas cópias. Você tem alguma rede social, onde eu possa te seguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, João!

      Eu te entendo perfeitamente, porque também tenho os DVDs duplos, os blu-rays e as Edições Definitivas haha Inclusive, eu fui comprando conforme lançava essa coleção (dois por ano). Espero que você continue visitando de vez em quando, porque dentro de uns anos teremos a série e eu vou comentar episódio a episódio (por enquanto, estou relendo os livros e postando, estou relendo "Cálice de Fogo" agora).

      Você pode me seguir no Instagram, que é mais uma rede pessoal e tem pouca coisa do blog, e/ou no Twitter, que é mais do blog mesmo (ambos você encontra pesquisando por "Parada Temporal").

      Excluir

Postar um comentário