The 100 4x02 – Heavy Lies the Crown


“No, I don’t want us to survive. I want us to live!”
Eu estou gostando das possibilidades da quarta temporada de The 100, embora eu esteja muito mais interessado em acompanhar as coisas como essa tentativa de sobrevivência à radiação que virá em 6 meses e consumirá toda a Terra, do que as guerras dos grounders como o Rafel desafiando o Roan a uma batalha individual – eles ainda não aceitam o Roan como um Rei legítimo, e eles não entendem seu apoio a Skaikru. Ainda tem toda uma questão de ego, porque é evidente (como Kane e Octavia tentam alertar) que Roan não tem condições de lutar naquela batalha, mas está insistentemente treinando como se pudesse. De todo modo, foi bacana ver um flashback de 9 dias atrás, quando ainda tínhamos A.L.I.E. tentando recrutar a galera para a Cidade das Luzes, e foi muito bom ver essas difíceis decisões que eles continuamente têm que tomar.
Raven começa a trabalhar no problema da radiação, e insiste: “We need more minds on this problem”, e Clarke se recusa a contar para as pessoas enquanto eles não tiveram uma boa ideia, como conseguir um gerador de volta na Farm Station para que todos possam tranquilamente sobreviver dentro da própria Arca… quer dizer, ela já não aguentou tanta radiação? As ideias ainda são muito primitivas, cheias de problemas – em um primeiro momento poderia, supostamente, salvar 500 pessoas, mas ainda não é o suficiente. “Save who you can save today”. Assim, um time de elite (que tem o Bryan! Obrigado por trazerem meu Bryan de volta!) vai até a Farm Station em busca do gerador, e encontram o lugar habitado por grounders. Como em Doutor Estranho, o que eles precisam fazer? Precisamente: BARGANHAR, oras!
O episódio se divide principalmente entre essas duas atenções. De um lado Raven está se desesperando, não confia em si o suficiente, insiste que precisa de mais mão-de-obra, tem dificuldade em aceitar ajuda de Jaha… enquanto Jaha diz coisas duras para Clarke, que se concretizam no fim do episódio. Na Farm Station, a equipe poderia ter pego o gerador com tranquilidade e voltado, depois da barganha, mas eles não tiveram coragem de deixar seus amigos que estavam lá presos como escravos, como o Riley. Afinal de contas, “You didn’t leave us in Mount Weather, we shouldn’t leave them here”. Assim, cabe a Bellamy a escolha: levar o gerador para a Alpha Station, ou usá-lo como bomba para salvar os escravos. Ele salva os escravos, o que moralmente estava correto… presumindo que eles de fato encontrem outra solução em 6 meses!
Mas sim, anyway, orgulho do Bellamy. Ele fez uma coisa BOA!
Assim, o episódio é cheio de tensão. Tem o Kane tentando ser diplomático, mas não conseguindo nada (“You blame Skaikru for the City of Light”). Tem a Octavia resolvendo as coisas à sua maneira ao matar Rafel e jogar Ilian para o combate com Roan. E, por fim, temos a Clarke sucumbindo à ideia de contar a todos o que está acontecendo, mas à sua maneira. Falando da radiação e da morte em 6 meses, omitindo a capacidade de salvar apenas 100 pessoas, mentindo como Jaha disse que todo comandante precisava fazer em algum momento, mesmo que não pensasse em mentir desde o começo. Assim, ela consegue a ajuda necessária, enquanto provavelmente decepciona algumas pessoas que a imaginavam como uma líder incrível. Mas, bem, embora eu deteste o Jaha, talvez ele realmente tenha razão aqui…
“Sometimes hope is more important than truth”

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


P.S.: Não posso terminar esse texto sem comentar: BRYAN ESTAVA MARAVILHOSAMENTE HOT, NÃO? Bem, eu sempre achei o Jonathan Whitesell fofinho. Em The 100, talvez porque ele seja gay. Mas também em Arquivo X e, recentemente, em Beyond. Mas essa cena dele sem camisa… wow, surpreendente! Não estava preparado para descobrir isso não, mas gostei!

Comentários