[Season Finale] Desventuras em Série 1x08 – Serraria Baixo-Astral: Volume 2


“That’s just how the story goes”
Esse foi o episódio que ficou mais distante do livro, e embora eu tenha AMADO como amei a temporada toda, algumas pequenas coisas me incomodaram, porque às vezes a inteligência dos Órfãos Baudelaire foram menosprezadas, além de que Violet não foi colocada para pesquisar enquanto Klaus era colocado para inventar. De todo modo, tudo o que eu conseguia pensar no fim do episódio era: TRIGÊMEOS QUAGMIRE! Sim, acredito que para qualquer fã da obra de Lemony Snicket, o episódio foi cheio de momentos memoráveis e deliciosos, e a temporada não poderia ter terminado de um jeito mais inteligente: eu mesmo não esperava ver os Trigêmeos Quagmire na primeira temporada, como eles só aparecem pela primeira vez em “Inferno no Colégio Interno” e foi uma grata surpresa vê-los aqui. E eu os recebi de braços abertos! O final instigante, eletrizante, JÁ QUEREMOS MAIS!
O episódio começa com o Sr. Poe em desespero e o Lemony Snicket fazendo umas reflexões sobre o que significa “ver o mundo em preto-e-branco”, com umas matérias de jornais bem duvidosas, como uma que atesta que Lemony Snicket está morto, ou que o Tio Monty morreu de alergia a cobras… ou ainda uma que fala sobre um acidente na Serraria Alto-Astral. Na história dos Órfãos Baudelaire, eles estão, finalmente, próximos e atormentados por Conde Olaf, dessa vez vestido de Shirley, em um de seus melhores disfarces, mas o Klaus, hipnotizado, não só não o reconhece como ainda comenta: “What a nice lady!” Foi angustiante vê-lo operar a máquina de prensa naquelas condições, e quem levou a pior foi Phil, em uma cena que foi interrompida por Lemony Snicket assistindo a Hipnotizadores na Floresta, uma das coisas mais bizarras que eu vi.
Sim, mais bizarro que Zumbis na Neve.
Assim, o primeiro acidente na Serraria Alto-Astral depois da chegada dos Baudelaire ainda não é fatal, mas é bastante angustiante – Phil tem sua perna completamente esmagada pelo carimbo Lucky Smells, e reage da forma louca de um otimista, com algo como “Pedicure pela metade do preço pelo resto da vida”. Sabe aquele humor de Desventuras em Série que tememos achar graça. MAS ACHAMOS. Naturalmente, a culpa vai para Klaus Baudelaire, e então o Senhor os ameaça mandar para algum lugar, enquanto Violet defende o irmão, e o uso da palavra “excessivo” o traz de volta… E É TÃO BOM TÊ-LO DE VOLTA. Em preto-e-branco, vemos a Dra. Orwell e “Shirley” enrolando o Senhor com aquela história sobre três órfãos de quem ela queria tomar conta porque se sente tão sozinha e tal… e é então, de forma doentia, que surgem as ideias.
Foi legal acompanhar esses bastidores, entender um pouco mais da forma como “Shirley” enrolou o Senhor e o fez prometer que, caso não quisesse mais as crianças na Serraria, as entregaria para ela. Porque, por enquanto, ele gosta da mão-de-obra barata – só se desfará delas caso elas comecem a causar prejuízos, tipo um acidente fatal. Brilhante e macabro, o Conde Olaf conclui, portanto: “Só temos que fazer as crianças matarem alguém”. E conhecendo Desventuras em Série, você fica APREENSIVO! Especialmente quando vemos o Klaus voltar para a Dra. Orwell, dessa vez sem óculos quebrados, por vontade própria, mas as irmãs o acompanham: “Let’s go on. Together”. E, devo dizer: O QUE FOI A DRA. ORWELL HIPNOTIZANDO O CHARLES?! Detalhe para aquelas placas de letras de oftalmologistas na parede do consultório:
VFD.
Ha!
Um dos pontos fracos do episódio foi Violet e Klaus ouvirem a Dra. Orwell e “Shirley” discutindo por causa das “palavras secretas” que induzem a hipnose ou tiram a pessoa dela, e como Klaus já leu a Enciclopédia, ele mesmo explica do que se trata, sem necessitar que Violet vá pesquisar enquanto o irmão corre perigo – outra diferença grande, e essa foi SENSACIONAL é o fato de que TODOS os funcionários da Serraria Alto-Astral estão hipnotizados, e por isso trabalham por chiclete e cupom. Por isso, os Baudelaire precisam ajudá-los. [A descoberta vêm no armário onde também estão os esqueletos, desculpa para que Lemony Snicket fale do livro de 200 páginas que Beatrice escreveu explicando-lhe porque não podia se casar com ele] Klaus é hostilizado pelos funcionários por causa da perna do Phil, Charles é hipnotizado e “Shirley” organiza o próximo “acidente”.
“Lucky boy… would you like to get to work?”
Antes de chegada a hora do acidente fatal, como já nos foi prometido, temos os QUAGMIRE! Meu coração de fã, eu devo confessar, DISPARA. Eu estava tão exultante por vê-los já na primeira temporada e não ter que esperar um ano inteiro para isso! Os Quagmire Pais falam sobre espionagem, fogo, e depois colocam Duncan, Isadora e Quigley para dormir, como eles estão escutando – E ENTÃO VEM O INCÊNDIO. Isso mesmo, vemos o início do incêndio na Mansão dos Quagmire! [Fiquei meio paralisado] Depois vamos para o acidente que Klaus vai causar, com a serra ligada, com o Charlie assobiando enquanto está ainda hipnotizado… “Haven’t you learned anything this year? Week? Season?” Então temos uma sequência surpreendente, que nos ajuda a entender o fechamento da Serraria Alto-Astral dentro de algum tempo.
Violet anuncia “FIRE!” nos microfones, e então os funcionários DESPERTAM.
Acontece que “Fire” era a palavra gatilho para despertar os funcionários da Serraria, e por isso eles não podiam falar no suposto “terrível incêndio” que aconteceu – tudo é intensamente bem conectado em uma das melhores sequências da série. Lemony Snicket grita “Fire!” para escapar de quem o persegue. A casa dos Quagmire queima em um incêndio. E uma hora de funcionários furiosos bate à porta, querendo entrar. Infelizmente, a maneira como Violet acorda Klaus não é inteligente nem pensada sozinha, a resposta lhe é entregue, mas ainda assim a sequência tem um apelo grande que adoramos, mesmo que Klaus não tenha que assumir as habilidades da irmã para salvar Charles (eu senti falta disso!)… afinal de contas, a morte da Dra. Orwell, bem a la Sweeney Todd foi um pouco angustiante. Um último e macabro “fire”.
Enquanto isso, Olaf e seu capanga escapam.
De volta às roupas do Furacão Herman, o Sr. Poe encontra as crianças, Charles se despede deles, mas antes de fazê-lo, entrega-lhes a folha salva da lareira: os Baudelaire apagaram o fogo de Paltryville a ajudaram os sobreviventes. Agora, depressa, as crianças são transferidas para o Colégio Interno. E como é BOM ver a ESCOLA PREPARATÓRIA PRUFROCK. Eu não tinha certeza se a veríamos, mas lá está ela, e ela está PERFEITA! Eu repito: PERFEITA! Foi a MELHOR parte do episódio, certamente. Os seus prédios macabros, escuros, sujos, parecem-se mesmo com lápides em um gigantesco cemitério (o Sr. Poe diz que o arquiteto sofria de depressão severa), e eu fiquei altamente surpreso (e SATISFEITO) com como reproduziu bem a ideia do livro e como ficou MUITO IGUAL AO QUE EU IMAGINEI. Ainda não temos Carmelita Spats para recebê-los de cara, mas tudo bem.
PORQUE TEMOS QUAGMIRE.
E a silhueta do Vice-Diretor Nero tocando violino porcamente.
Vi até bem mais do que eu esperava, e exultei de pura felicidade. Os corredores escuros e vazios. Os uniformes que são LINDOS (queria eu usar um uniforme daqueles, imitando o discurso do Sr. Poe!), e as crianças ficaram lindas. “I hope you find comfort here!” Mais do que isso: Jacquelyn manda de volta a luneta de Klaus (“Klaus… we’re on our own”), e em um momento perfeito que me fez GRITAR, vimos os Baudelaire juntos sentados de um lado de um banco duplo no qual, do outro lado, dois dos Trigêmeos Quagmire também estão sentados esperando para falar com o Vice-Diretor Nero. Isadora e Duncan. Como um fã apaixonado, aquilo era tudo o que eu precisava para ficar extasiado e feliz. Me provocaram para a segunda temporada com muito mais eficiência do que eu previ, essa é a verdade! QUERO A SEGUNDA TEMPORADA PARA HOJE!
Ah, o Colégio Interno… os Trigêmeos Quagmire… ISSO VAI SER TÃO BOM! <3
Ainda tivemos a foto do Conde Olaf e Lemony Snicket no mural. Interessante!

You may think that three children
Would lead pleasant lives
But that’s not how the story goes
Some people smile at the end of the day
Some people laugh, I suppose
But to me there’s nothing but gloom and despair
That’s just how the story goes
That’s just how the story goes

E essa música? Me deu calafrios, mas eu ADOREI!
Melhor maneira de terminar a temporada… impecável!

Para mais postagens de Desventuras em Série, clique aqui.


Comentários