89th Academy Awards – Oscar 2017


Oscar 2017. Crossover com Miss Universo.
Gente, esse Oscar definitivamente ficou marcado e será lembrado por anos por uma coisa: TEREM ERRADO NO ANÚNCIO DE MELHOR FILME. Sinceramente: como eles puderam? Vou falar disso mais tarde, mas olha, foi vergonhoso de assistir. Acho que o momento foi vexatório e desnecessário, infelizmente. Mas se você para para pensar, como alguém comentou no Twitter, foi exatamente o que La La Land fez conosco em um falso final feliz, não foi? Como é a vida! La La Land leva 6 prêmios para casa, enquanto Moonlight leva o prêmio principal de Melhor Filme. No mais, nós tivemos uma grata surpresa por Animais Fantásticos e Onde Habitam ganhar um Oscar de Melhor Figurino (SUPER MERECIDO!), que eu mal acreditei de tanta felicidade, e uma surpresa bem decepcionante que foi Esquadrão Suicida ganhar Melhor Maquiagem.
SÉRIO MESMO?
Ainda mais concorrendo com Star Trek: Sem Fronteiras?! OI?!
Justin Timberlake começou a cerimônia do Oscar cantando Can’t Stop the Feeling, que concorria a Melhor Canção Original por Trolls, e foi uma apresentação LINDÍSSIMA. Ele ARRASOU. Tudo bem, eu tenho uma queda séria por Justin Timberlake, e essa música é linda e empolgante, mas foi uma abertura linda para o show – Justin estava um máximo, a energia da música era contagiante, e a dança meio que me fazia suspirar. A VONTADE ERA DE LEVANTAR E DANÇAR JUNTO. Maravilhoso. E ele anuncia Jimmy Kimmel, que não é dos melhores apresentadores, em uma cerimônia muito boa recheada de momentos emocionantes, como a entrada de Seth Rogen com os tênis que Marty McFly usou em De Volta Para o Futuro II, ao lado de Michael J. Fox E UM DELOREAN! SIM! Eu, apaixonado por De Volta Para o Futuro, adorei, como não podia deixar de ser.
“Either way, I’m at the Oscars, with Michael J. Fox, a DeLorean, while wearing future shoes”
A cerimônia ainda teve doces caindo do teto, atores lendo tweets maldosos sobre eles em uma versão Oscar, uma reencenação de O Rei Leão, um discurso bonito de Viola Davis, Melhor Atriz Coadjuvante, e aquela que inspirou Estrelas Além do Tempo. Mas as apresentações musicais… além de Justin Timberlake, foi LINDÍSSIMO ver “How Far I’ll Go”, de Moana, interpretada por Auli’i Cravalho, a atriz de 16 ANOS que faz a voz de Moana, em uma apresentação comovente e bela. Também adorei Emma Stone e Ryan Gosling apresentando as últimas canções, e a apresentação de City of Stars foi incrivelmente BONITA, com um cenário maravilhoso, um belíssimo balé, e teve até um casal dançando no ar, entre as estrelas… como no filme. Por sinal, foi essa mesma música que ganhou o Oscar de Melhor Canção, no fim. E eu acho que foi realmente merecido, porque ela era linda.
Mas todas eram.
Adorei ver o Andrew Garfield concorrendo a melhor ator, é um reconhecimento e tanto já. Adorei ver Leonardo DiCaprio apresentando a categoria de Melhor Atriz, já que ganhou o Oscar de Melhor Ator no ano passado, e fiquei muito feliz pela Emma Stone ter ganhado. Foi bom termos, também, Jennifer Aniston no palco, emocionada anunciando o In Memoriam desse ano. E o In Memoriam desse ano, como sempre, NOS EMOCIONOU. Tivemos pessoas como Gene Wilder, nosso eterno Willy Wonka de A Fantástica Fábrica de Chocolate, o fofo do Anton Yelchin, de Star Trek, que morreu prematuramente em um acidente bizarro, o Prince, o John Hurt, responsável pela voz do dragão em Merlin, pelo War Doctor em Doctor Who e o Sr. Olivaras em Harry Potter, cuja cena foi brevemente apresentada. E, claro, como não podia faltar, Debbie Reynolds e Carrie Fisher, mãe e filha.
E sobre o Oscar de Melhor Filme…
Ainda não vi Moonlight, mas vendo a cerimônia do Oscar eu tenho CERTEZA de que vou ADORAR, e não vejo a hora de vê-lo. Mas vale algumas rápidas observações aqui: lembram-se da “polêmica” toda do ano passado sobre a ausência de atores negros indicados ao Oscar? Bem, esse ano foi recordista em indicações de atores negros, e um filme sobre o tema ganhou de Melhor Filme. Eu adoro o quanto isso tudo NÃO é manipulado. [Por favor, entenda o sarcasmo] E eu não estou DE MODO ALGUM, dizendo que alguma coisa não tenha sido justa, porque foi. Tudo. Mas eu acho que é meio vergonhoso eles passarem pela vergonha que passaram no ano passado pela falta de indicação de pessoas negras, e tão descaradamente querer “consertar” nessa próxima premiação desse modo… de todo modo, ainda bem que pelo menos alguma coisa foi feita e Moonlight provavelmente mereceu MELHOR FILME.
Mas a entrega foi VERGONHOSA, eu preciso dizer isso. Eu me senti TERRÍVEL assistindo a essa fase final da premiação! Foi vexatório e digno da mais profunda vergonha alheia como eles se atrapalharam tudo na hora de entregar o prêmio de Melhor Filme (gente, mais organização, né?), anunciaram La La Land como vencedor, os deixaram comemorar, deixaram que TODA A EQUIPE subisse ao palco, se abraçasse, E DISCURSASSE! Eu fiquei REVOLTADO. E não porque La La Land não ganhou, mas porque a situação foi absurda, mais ou menos como a Miss Universo. [Detalhe para a reação da Emma Stone quando percebe, e os “Oh my God!” dela, que não ouvimos, mas vimos] Sinceramente, foi uma CRUELDADE. Eu imagino o quão MAL as pessoas se sentiram, e essa confusão e desorganização vão entrar para a história do Academy Awards da pior maneira possível. Por fim, minha última impressão foi essa: VERGONHA.
Ainda não acredito que CONSEGUIRAM fazer isso! L


Vamos à lista completa dos Ganhadores do Oscar 2017:

Melhor Curta de Animação
Piper

Melhor Curta-Metragem
Sing

Melhor Curta-Metragem Documentário
Os Capacetes Brancos

Melhor Documentário
O.J.: Made in America

Melhor Canção Original
City of Stars (de La La Land – Cantando Estações)

Melhor Trilha Sonora
Justin Hurwitz, por La La Land – Cantando Estações

Melhor Mixagem de Som
Até o Último Homem

Melhor Edição de Som
A Chegada

Melhor Maquiagem
Esquadrão Suicida

Melhor Figurino
Animais Fantásticos e Onde Habitam

Melhor Direção de Arte e Cenários
La La Land – Cantando Estações

Melhores Efeitos Visuais
Mogli – O Menino Lobo

Melhor Edição
Até o Último Homem

Melhor Fotografia
La La Land – Cantando Estações

Melhor Filme Estrangeiro
O Apartamento (Irã)

Melhor Longa de Animação
Zootopia – Essa Cidade é o Bicho

Melhor Roteiro Adaptado
Barry Jenkins, por Moonlight – Sob a Luz do Luar

Melhor Roteiro Original
Kenneth Lonergan, por Manchester à Beira-Mar

Melhor Atriz Coadjuvante
Viola Davis (Um Limite Entre Nós)

Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali (Moonlight – Sob a Luz do Luar)

Melhor Atriz
Emma Stone (La La Land)

Melhor Ator
Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)

Melhor Diretor
Damien Chazelle, por La La Land

Melhor Filme
Moonlight – Sob a Luz do Luar


Para as demais premiações do Oscar, clique aqui.

Comentários