Carinha de Anjo (2017) – A “transferência” da Irmã Cecília!


“Sua Irmã Cecília não vai mais embora do Colégio”
Percebo que faz muito tempo que eu não escrevo sobre Carinha de Anjo, mas essas últimas semanas foram tão cheias de acontecimentos que eu queria ver a história chegar a algum tipo de conclusão antes que eu pudesse comentar. Imaginei todo tipo de cenário. Imaginei a Irmã Cecília indo mesmo embora e retornando capítulos depois como apenas “Cecília”, e variações dessas. Mas ainda não. Foram capítulos muito emotivos que mostraram o sofrimento intenso de VÁRIOS personagens frente à possível transferência da irmãzinha para um Colégio no Rio Grande do Sul. Nessa semana, essa história toda chegou ao fim, através da explicitação do sofrimento intenso de Dulce Maria em um de seus melhores planos, que surtiram um excelente efeito, por fim. Para a alegria de todos, A IRMÃ CECÍLIA FICA EM DOCE HORIZONTE!
Tudo começou quando a Madre Superiora viu a Irmã Cecília almoçar com o Gustavo e sua família, e então ela tomou uma atitude: a Irmã Cecília precisava ser transferida, tirar um tempo para pensar. NÃO era o que gostaríamos, de modo algum, mas eu gosto de como o roteiro deixou claro que essa era a atitude que a Madre Superiora precisava tomar naquele momento, e o profundo sofrimento que a própria Madre experimentou nas semanas seguintes foi essencial para a humanidade da personagem e para percebermos que ela é uma ótima pessoa e não fez nada por mal, ela só quer cuidar da Irmã Cecília, por mais radical que seja e por mais que doa. É como o Padre Gabriel disse para o Gustavo: não cabe a eles fazer nada em relação às escolhas da Irmã Cecília. Abandonar ou não o hábito é uma decisão que cabe inteiramente a ela.
Esperamos sua decisão, irmãzinha.
A decisão da Madre Superiora foi encarada com manifestações das crianças, que chegaram até a bater panela na sua sala – e elas nem sabiam da transferência ainda na ocasião. Mas foi ÓTIMO! O sofrimento da Dulce Maria era palpável e compreensível quando ela finalmente descobriu, e então TODOS sofreram. A Dulce sofreu como todos esperávamos que sofresse. A Tia Perucas sofreu. O Gustavo escondeu seu sofrimento sob uma desculpa de que não quer ver sua filha sofrer enquanto sofreu, também, por ele mesmo. E finalmente ele se deu conta de seus sentimentos. Foi uma coisa impressionante de ver quando ele diz que, talvez, esteja mesmo apaixonado pela Irmã Cecília como todo mundo parece insistir que ele está. E a Madre Superiora sofreu porque a Irmã Cecília sempre esteve ali no Colégio e ela a ama incondicionalmente.
Mas talvez a própria Irmã Cecília tenha sofrido mais que todos. Bia Arantes mostrou o MELHOR de sua interpretação até aqui! Ela sempre foi fantástica na personagem, claro, mostrando toda a doçura e firmeza que a Irmã Cecília exige, mas o seu sofrimento, sua dor e suas lágrimas, em conjunto ao amor profundo e inigualável que sente por Dulce Maria… Bia Arantes estava PERFEITA. Sua dor se manifesta em uma espécie de doença que a enfraquece, que causa desmaios e que, por fim, prolonga a sua despedida, porque ela não tem a autorização médica para realizar a viagem até o Rio Grande do Sul até que esteja, de fato, bem. Finalmente chega a hora de ela ganhar alta e se despedir, e novamente ela desmaia nos braços do Gustavo quando ele vai dar um último “tchau” para ela, e a cena é dolorosa e bonita…
No meio disso tudo, Fátima, a irmã da Irmã Cecília, APARECE e é simplesmente UM MÁXIMO! Completamente diferente do que eu imaginava (como eu julguei-a mal), ela é uma espécie de Irmã Fabiana e está ótimo ver a interação da dupla em travessuras – como o lance das formigas. Mas isso fica para mais tarde. Preciso comentar um momento que eu achei fofíssimo, que foi a Dulce “conversando diretamente com o chefe da Madre Superiora, o Papai do Céu, que lhe dá permissão em pessoa para ir visitar a Irmã Cecília”, e então ela vai visitar a irmãzinha durante a noite, E É TANTO AMOR ENTRE AQUELAS DUAS! Um amor gratuito, terno e totalmente verdadeiro. Detalhe para a Dulce escondida embaixo da cama enquanto a Madre Superiora aparecia para fazer companhia para a Cecília… foi a Irmã Fabiana e a Fátima que conseguiram tirar a Madre dali, por fim.
Uma patota e tanto!
Mas Dulce Maria não aceita facilmente que a Irmã Cecília está indo “para o Colégio do Sul”, e então arma um plano: ELA PRECISA SER EXPULSA DA ESCOLA. Aquilo me deixou apreensivo e curioso, queria ver do que ela seria capaz – mas embora tenha sido divertido e gostoso, é importante notar que isso só representa um sofrimento INTENSO da garota, que está disposta a SER EXPULSA porque não quer ficar distante da irmãzinha que AMA tanto. Ela está sofrendo, e está sofrendo de verdade… bem como a Irmã Cecília, com aquelas dolorosas lágrimas enquanto arruma as malas, ou se despede das garotas. Foi tão terrível! Mas Dulce é mais esperta que todos eles, no fim… conseguiu fazer o Pascoal explicar-lhe como usar um extintor de incêndio. E ELA USOU! Assustou a Aula de Música inteira enchendo a sala de fumaça e simulando fogo.
“Depois dessa, tenho certeza que vou ser expulsa!”
Até onde uma criança vai por amor? Ela confessa para a Irmã Cecília, diz que fez isso para ser expulsa e poder ir para o Colégio do Sul com ela, mas quando a irmã explica que, mesmo que ela seja expulsa, não poderá ir com ela, as coisas ficam sérias. E a Irmã Fabiana inventa toda uma história sobre uma infestação de formigas na Sala de Música, que a Dulce Maria tentou corrigir com um extintor de incêndio… podia dar certo. Quando é chamada pela Madre Superiora, Dulce Maria entra em sua sala, encontra o pai e a Tia Perucas, e pergunta: “Papi! Tia Perucas! Vocês também aprontaram?” PODERIA SER MAIS FOFO? E a cena na sala da Madre Superiora é PERFEITA! Abusada, atrevida, a Dulce Maria é uma fofura confessando o seu crime, e super cara-de-pau ao aceitar a mentirinha inventada pela Irmã Fabiana, para poder se safar da expulsão, por fim, que não era uma boa ideia.
Enquanto a Irmã Fabiana e a Fátima tentam garantir a “veracidade” da mentira.
Mas para a Tia Perucas a Dulce confessa, e é LINDO: “Titia, eu menti. Não tem formiga nenhuma na Sala de Música. Eu joguei a fumaça para ser expulsa. Eu quero ir embora com a Irmã Cecília!”, e a Estefânia entende a seriedade da situação, por fim. Enquanto nos divertimos com as artes das noviças e Fátima, e enquanto Gustavo e a Madre Superiora são de fato atacados por formigas na Sala de Música, e o Pascoal se torna um cúmplice oficial, a Tia Perucas conta toda a verdade para a Madre, e todos os três entendem a seriedade da situação, do amor e do sofrimento de Dulce Maria. Por fim, recebemos de braços abertos um “Eu estava aqui pensando enquanto vocês falavam. Eu estava prestes a cometer um grande erro. O lugar da Irmã Cecília é aqui!” Mesmo que para isso o Gustavo tenha que se afastar, foi uma cena TÃO EMOCIONANTE.
Dulce tristinha recebe a notícia de que a Irmã Cecília na maior felicidade do mundo como lhe é esperado. “Dulce, você já pode ficar feliz. Sua Irmã Cecília não vai mais embora do Colégio”. Gustavo é quem “dá castigos” para todos que aprontaram. Fim de semana sem sair para a Dulce. Limpar a Sala de Música para Fátima. Sem sobremesa até domingo para Fabiana. E escrever 100 vezes “Eu não vou mais embora do colégio” para a Irmã Cecília! QUE LINDO QUE FOI! O abraço da Dulce foi perfeito. A felicidade e a emoção transcenderam e nos comoveu PROFUNDAMENTE. As lágrimas da Irmã Cecília, sua emoção pura e verdadeira, o abraço lindo e feliz dela com a Irmã Fabiana e Fátima, Gustavo vendo de longe com um sorriso feliz e satisfeito no rosto, mas um sorriso doloroso, também, de quem sabe que, por fim, o sacrifício será dele para que isso possa acontecer.
Doeu.
Doeu mais ainda quando a Irmã Cecília foi tentar falar com ele, agradecer, perguntar porque ele fez isso tudo por ela – mas ele sabia que precisava se afastar dela e cumprir a promessa que fez à Madre Superiora. A tensão naquela caminhada lenta dela em direção a ele, os olhares emocionados e tristes, mas felizes, por mais paradoxal que pareça. Ele se esquiva, chama Estefânia, vai embora. Tudo o que ela pode fazer é agradecer, e continua sendo maravilhosamente belo. Esperamos ansiosamente pelo casal, após esse lindo e simples agradecimento, esse amor latente que ambos sentem, mas que ainda não podem pronunciar. Acho que ele vai sofrer, inicialmente, mais que ela. Ela ficou onde queria, com a Fátima, a Irmã Fabiana, a Madre Superiora, a Dulce Maria… Gustavo continua perdendo a Irmã Cecília. Como em Encantada, lembra?

So close. And still… so far.

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários