The 100 1x02 – Earth Skills


Depois de um ótimo Piloto e de um final eletrizante, Earth Skills vem trazendo algumas coisas mais bem estabelecidas – como seus personagens e as principais motivações que os guiarão por enquanto, além de uma clara visão do que certamente deve ser o Season Finale. Entendemos algumas coisas, traçamos metas, e entramos em discussões pertinentes que definem prazos a serem seguidos. E eu adoro prazos desde que eles sejam muito bem desenhados. A série se sustenta em seu segundo episódio, conseguindo ser interessante, inteligente, e ainda contar com aquele quê de suspense que nos deixa apreensivos em momentos acertados.
Jasper ainda está vivo, apesar daquele dramático final no Piloto, e foi levado por quem quer que seja que atirou nele – que chamaremos de Grounders. É legal explorar mais do planeta Terra, e de cara já saber que há muito mais aqui do que se imagina na Arca; algum tipo de humano sobrevivem à radiação, mesmo com mutações estranhas, e não se sabe ao certo que tipo de vida é levada por eles. Mas o fato é que eles estão ali, querem proteger seu território, e parece-nos que o rio é a fronteira, de onde não se deve passar. Embora tenhamos um orc do Senhor dos Anéis grounder no fim do episódio em cima de uma árvore, bem próximo, observado tudo.
O episódio é, portanto, uma viagem através da floresta atrás de Jasper, para que possam salvá-los e quem sabe entender melhor quem são esses seres que convivem com a radiação. Sem acesso à comida, eles caçam para isso (mesmo que não tenha de fato sido uma caçada), e encontram Jasper torturado, quase morto, pendurado pelos braços em uma árvore, em uma situação deplorável. Pelo menos parece que comida não será o problema por enquanto, nem mesmo água… Finn e Clarke tiveram uma ótima cena no rio, mesmo que eu ache que eles deviam ter aprendido alguma coisa com os eventos do episódio passado, mas enfim.
Gostei muito de ver como as coisas acontecem paralelamente, e enquanto o pessoal na Arca está tentando usar os braceletes para se comunicar com os 100 mandados para a Terra, há jovens na Terra tentando restabelecer essa mesma conexão. Enquanto outros preferem tirar seus braceletes compulsivamente, no fim até mesmo os trocando por um pedaço de comida (me pergunto qual será a moeda de troca dentro de alguns episódios), e a sociedade assustadora continua se formando, com a melhor frase do episódio tendo vindo de maneira debochada da boca de Finn: “I thought there were no rules”.
Mas todos na Arca morrerão dentro de 4 meses caso eles não acreditem que a Terra é habitável novamente e não desçam. E tirar os braceletes é um erro tremendo, como Clarke bem explica nos seus tão elaborados discursos, afinal se eles acreditarem que eles estão mesmo morrendo, a Arca morrerá porque ninguém descerá, ao passo que eles poderão morrer atacados pelos grounders, enquanto podiam usar um pouco da ajuda lá de cima… e isso mesmo de a Arca estar quase morrendo é o que faz com que uma votação se estabeleça, com a tentativa de darem início à operação que diminuirá a população lá em cima, começando com a morte de 209 pessoas inocentes.
A votação não dá em nada, e eu devo dizer que estou realmente gostando desse Chanceler, aquele mesmo que quase morreu no episódio passado. Amei o fato de ele ter se recusado a votar, deixando o caso adiado por 10 dias, prazo o qual a mãe de Clarke recebe para que prove que a Terra ainda é habitável, e desse modo poupar a vida dessas pessoas. Como ela vai fazer isso é que não sabemos exatamente… ela tem uma nave primitiva esperando ser consertada dentro de 9 dias, o que deve dizer que ela está pensando em descer para a Terra…
Não acredito que o conserto da máquina e a possível descida dela tomará mais do que a metade da temporada no máximo – acho que até o fim da temporada teremos o andamento desses 4 meses que a Arca ainda tem de vida, com um Season Finale que deve ser o momento em que todos finalmente descem para a Terra, que parece “segura”, a não ser pelos grounders. E a segunda temporada já deve mudar drasticamente, assim como Lost foi mudando a cada ano, deixando de ser uma simples história dos sobreviventes de um vôo para ser muito mais do que isso. Estou amando The 100, e curioso para ver aonde vamos com isso tudo…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários