Once Upon a Time in Wonderland 1x11 – Heart of the Matter


Gente, é sério isso?
Sem dúvida esse foi o melhor episódio da série, mas meus sentimentos estão completamente balançados, e eu estou instável, ainda tentando digerir todos os acontecimentos. Foi um episódio com uma história bem contada, referências incríveis, e um final emocionante focando no meu personagem favorito que foi de partir o coração. Desde que a série retornou para a segunda metade o nível dos episódios aumentou consideravelmente, e novamente tivemos uma trama toda elaborada e repleta de informações e acontecimentos, em um ótimo episódio.
O episódio começa já evocando um dos espíritos mais clássicos de Alice no País das Maravilhas, que é a mudança de tamanho constante da personagem principal, e uma coisa que sempre me interessou bastante na história original – e não me lembro de já ter sido usada na série. Tudo para que ela pudesse roubar da Lagarta o Achados e Perdidos, aquela bússola que a mãe de Cyrus lhe deu tanto tempo atrás, e que aponta para as coisas perdidas que você deseja reencontrar. E que supostamente o levaria de volta a ela, o que é bastante conveniente nesse momento, com toda a história do poço.
Enquanto Jafar continua com seu plano de mudar as Leis da Magia, mas encontra alguma resistência por parte do Will – que por sinal está melhor do que nunca, cada vez mais irreverente, e ele é um fofo incomparável. “Eu fecho os olhos, conto carneirinhos, mas vocês dois blá blá blá”. Mas nem a Jadaguarte consegue fazê-lo cooperar, por um motivo muito simples: ele não sente medo, não sente ameaças, não sente nada, uma vez que está sem seu coração, como ficamos sabendo há muito tempo. Então o episódio torna-se uma interessante busca por seu coração… Jafar precisa dele para terminar o feitiço, e Alice e Cyrus precisam dele antes ainda para impedir Jafar.
Também conhecemos, através dos flashbacks, o momento que levou Will a abrir mão de seu coração – que foi uma cena muito triste e emocionante, profundamente conectada com a história central do episódio. Depois da “traição” de Anastacia, eles decidem fugir juntos, mas ela não aparece, ele sofre, e na esperança de deixar de sentir mágoa e abandonar o sofrimento, ele faz um acordo com a Rainha de Copas e abre mão de seu coração. O que mais me fez sofrer, além de vê-lo em completo sofrimento, foi ver como Ana o amava de verdade e quis fugir com ele, mas foi impedida por essa mesma Rainha imbecil que eu detestei logo de cara. Triste, muito triste.
A jornada em busca do coração do Knave, de volta aos tempos nos quais a série se passa, levam Cyrus e Alice para Storybrooke, com a ajuda do Coelho – o lugar onde Will escondeu seu coração. Você entendeu isso? ELES VÃO PARA STORYBROOKE! Foi bem rápido até, mas foi uma das melhores coisas do episódio. Amei vê-los aventurando-se pela cidade nesse interessante crossover, ou quase, se assustando com o barulho dos carros, com o gelo dentro da caixa e Cyrus brincando com a lâmpada… o que me faz lembrar de Alice derrubando o abajur. “Ah ótimo. Outra parte da vida de Will que eu destruo”
Foi bonito o discurso de Cyrus sobre como essa missão toda sempre foi de Will também, porque ele também tinha deixado alguma coisa para trás no País das Maravilhas – Anastacia. E a retomada do coração e o retorno para Wonderland provocam um terrível encontro com Jafar que redefine um pouco as coisas para o final da temporada. Jafar conseguiu o coração do Knave, que por sinal já está com ele novamente, o que significa que teoricamente ele pode realizar o feitiço – mas ao mesmo tempo ele perdeu seu Cajado, pois a mãe de Cyrus recusou-se a matá-lo quando Jafar tentou. E foi legal ver a expressão de profundo desespero em seu rosto. Eu gostei! E agora como liberar Amara? Com Nyx?
Tanto Will quanto Anastacia tiveram ótimos momentos nesse episódio, o tempo todo. “Thank you for coming back. I know you didn’t come back for me, but thank you”. As conversas de Will e Ana sobre o tempo em que foram felizes, suas memórias, e o desejo de voltar no tempo e fazer tudo direito. Infelizmente tivemos um final de partir o nosso coração. Tivemos um pequeno momento de agonia quando Will recupera seu coração, mas tudo foi apagado pela maravilha que foi ver a cena do beijo entre ele e Ana, tão terno e tão verdadeiro, emocionante. E aquele final macabro que me deixou absolutamente abismado! Não acredito que depois de tudo isso eles simplesmente não vão poder ficar juntos…
As Leis da Magia devem desempenhar um papel fundamental no Season Finale que está a apenas duas semanas. “Você não pode ressuscitar os mortos. Você não pode fazer alguém te amar. E você não pode mudar o passado”. Eu acredito na teoria de que, agora, Will fará de tudo para ajudar Jafar a mudar as Leis da Magia, para que assim, como ele e Ana conversaram durante o episódio sobre voltar no tempo e mudar a história, ele possa retornar e salvar a vida de sua amada. É tão bom ver esse novo Will, repleto de emoções, amando, chorando, se desesperando. Acho que ele tem uma motivação extra, os dois últimos episódios prometem!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários