Continuum 3x02 – Minute Man


Agora só há um Universo, nada paralelo, embora ainda haja a possibilidade de duas diferentes time lines no mesmo espaço, e as conseqüências dos acontecimentos do fim da segunda temporada e início da terceira são muito claros e evidentes. Os diferentes Alecs que parecem realmente tão distintos, e a Kiera que não é NADA como a que foi assassinada. Meio macabro, mas perfeitamente interessante e intrigante. É incrível ver as diferenças entre os personagens em suas diferentes versões, e quem é que não gostaria de ter duas versões do Alec assim?
A Kiera.
O episódio acompanha a time line uma semana antes do assassinato de Emily, essa na qual Escher morreu e ela está trabalhando para Kellog “para sempre” – e a Kiera segue e estuda cada um dos dois Alecs para descobrir qual deles proporcionará a ela o futuro que ela almeja de 2077 para o qual voltar, enquanto decide qual dos dois deve morrer. “I have to get rid of one Alec Sadler”. E é confuso para nós saber em qual dos dois confiar, ao mesmo tempo em que eu pareço não me importar muito, afinal não é com Kiera que eu estou, e não é por ela que eu torço. Estou muito mais curioso para saber quais as possibilidades de futuro que cada Alec representa.
Atuações estão perfeitas e incríveis, de se tirar o chapéu. Ainda estou abismado com a maneira como Alec está duas pessoas tão distintas e como é bom observá-lo dessas diferentes formas. Além das diferentes motivações, é bom ver o gênio trabalhando em duas diferentes time lines, e como um acaba conhecendo o outro, mesmo quando não o conhece. E como não tem como não admirar cada uma das personalidades, admirar os fortes de cada um – e como o Alec do futuro parece muito mais sofrido, vivido e questionável. Não sabemos o quanto dá para confiar nele, enquanto o Alec mais novo parece ingênuo, embora muito inteligente. As roupas ajudam na formação de identidade do sujeito.
Uma das grandes tramas está na paternidade de todo mundo. Lembro-me de como foi bom entender como funciona a relação pai-e-filho entre Jason e Alec – foi bom termos uma nova cena no qual ele se dá conta que, ao contrário do que pensa, ele é na verdade pai de Jason. Também há toda a questão de Emily, a mando de Kellog, ter assassinado Escher, o verdadeiro pai de Alec, o que ainda deve incentivar muitos acontecimentos. E como será essa nova realidade sem o Escher e com uma Kiera Freelancer pela qual não conseguimos mais torcer? Porque sério, a série agora é do Alec.
Team Alec.
Incrível mesmo é como a viagem no tempo está sendo usada – além de toda a questão de termos os personagens vindos de diferentes tempos, também há as diferentes linhas do tempo e possibilidades, além das maravilhosas cenas que mesclam os diferentes Alecs. Seja com o pós-Alec na casa de Jason enquanto o outro descobre que é pai dele, ou então ele conversando com Kiera pelas suas tecnologias todas, invadidas do Alec de uma semana atrás, enquanto esse Alec está ajudando na linha do tempo original em casos importantes. E como os dois se relacionam, com comentários impressionantes! “You can’t talk to me in front of the other me”
Voltei a amar a relação de Kiera e Alec. Isso nunca deixou de existir, claro, mas é bom ver como ela se relaciona com o Alec-de-uma-semana-atrás, com um pouco mais de confiança, e como ele soa assim, e como ela se relaciona com o Alec-de-agora, pós-traição, o culpando por muita coisa, e em dúvida se pode ou não confiar nele. Embora os dois tenham tido uma ótima cena no apartamento do fim do episódio, e eu ache bastante improvável que ela vá, em algum momento, ter coragem de matar um dos dois. Embora as coisas possam sempre mudar e ela pode ser levada pela emoção em um caso extremo. Quem achou que Alec trairia Kiera daquele modo?
A série está trazendo os temas de viagem no tempo de maneira bastante clara, e embora por vezes soe confusa e complexa quando explicamos para amigos que não acompanham Continuum, quando você assiste está bastante fácil de entender. Mas não vamos negar que o roteiro esteja complexo, e que eles têm uma grande trama nas mãos, que bem desenvolvida como foi até então será um ícone da viagem no tempo futuramente. Eu estou amando, e também fiquei muito contente por ver que o episódio ganhou uma abertura, pela primeira vez! Muito bonita!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários