Continuum 3x01 – Minute by Minute


Como Continuum é perfeita!
Eu me lembro que Continuum me cativou muito depressa por toda sua premissa de viagem no tempo, mas depois ela me conquistou a cada episódio mais por trabalhar com isso o tempo todo. Não é meramente uma série futurística, ou então sobre alguém vindo de outro tempo – ela realmente trata da relação entre os tempos e do contínuo de espaço-tempo de maneira complexa e interessante, com viagens no tempo e conseqüências. A série cresceu demais, e esse terceiro ano parece estar incrível, muito ansioso pelos próximos episódios… a trama já foi tão complexa até então que precisamos de mais de 3 minutos no “Previously”, imagine só para a quarta temporada…
Dessa vez acompanhamos duas linhas do tempo distintas. Depois do dispositivo de viagem no tempo ter sido consertada no fim da temporada passada, ao invés de mandar Kiera de volta para 2077, Alec usou o dispositivo para voltar uma semana e salvar a vida de Emily – e vocês se lembram o quanto ele estava mudado. O episódio trabalha em cima de duas linhas do tempo distintas: a original, e a criada agora por Alec ao retornar ao passado e mudar a história; o problema é que agora existem dois Alecs, o que quer dizer duas possibilidades diferentes para o futuro, e a linha do tempo original se deteriorando com o risco de o 2077 de Kiera nunca mais existir.
Embora eu ache que já não existe.
Mas as coisas acontecem de maneira surpreendente e deliciosa. Além das transições inteligentes, vemos que o roteiro abusa das teorias de viagem no tempo e parece ser feita realmente para quem adora o tema – é um plot complexo sem medo de abusar da ciência por trás disso tudo, cativando ainda mais aqueles amantes do tema como eu. Lembram-se da confusão que foi terminar a temporada vendo Kiera e a Liber8 presos naquelas espécies de jaulas de vidro, vestidos de branco e acabados, como completos loucos fora de si? Entendemos melhor o que está acontecendo quando esse episódio começa, e temos reviravoltas interessantíssimas.
Trata-se de uma sociedade secreta que existe há muito tempo e controla as viagens temporais para impedir que a história seja alterada. Eles prendem e ameaçam Kiera, mas acabam criando uma inesperada aliança entre ela e Garza – e quando a linha do tempo começa a entrar em colapso (muito bem representada por uma terrível tempestade), eles vêem que, aparentemente, a única que poderá ajudá-los é a própria Kiera, se mandada para o passado na nova linha do tempo de Alec para que o impeça de mudar a história. Afinal, mesmo que por motivos diferentes (e devo dizer que os de Kiera são bem mais egoístas), as duas querem exatamente a mesma coisa.
Alec no passado foi o ponto alto do episódio. Ele sempre foi meu personagem favorito, e eu gosto de como ele é a encarnação da própria viagem no tempo, com ótimas cenas vendo seu eu-passado, se emocionando ao encontrar Alec e beijando-a de maneira emocionante. Sem contar que ele estava lindinho de preto daquele jeito. Mas o seu plano parece incrivelmente arriscado porque parece desconsiderar completamente o Alec de uma semana atrás. E eu estou achando que vai ser um desafio imenso para o ator interpretá-lo duas vezes, apostando na idéia de que ambos os Alecs serão bastante distintos entre si, mas esperando que estejam os dois ali, com linhas temporais futuras distintas.
Há já quem ajude o Alec do passado, Jason, e também há mais pessoas que já o viram sem saber da existência de dois Alecs – me pergunto que tipo de confusão ainda esperaremos daí, e também que tipo de problema poderemos ter caso um Alec entre em contato com o outro – e isso deve acontecer eventualmente. Mas além disso, há toda a relação do Alec do futuro com a Kiera do passado e os mistérios que ainda envolvem Emily, como aquele maravilhoso momento em que ela mata Escher a pedido de Kellog, em uma cena completamente eletrizante que nos deixa de boca aberta.
Infelizmente não terá duas versões de Kiera, apenas a Kiera-Freelancer sobrevive, mas foi uma cena bastante forte encontrar seu corpo com um tiro na cabeça, nossa reação foi quase a de Alec, mas parece que nunca mais teremos aquela bonita relação que eles tinham na primeira temporada – que não faz mais nenhum sentido agora, que fique bem claro. Além do mais, parece que a função dela agora é decidir qual é o único Alec que lhe proporcionará o futuro que ela planeja e eliminar o outro, uma empregada de Katherine que inclusive trabalha com Garza. Embora essa união de Kiera com Garza possa ser o grande trunfo dessa nova temporada, estou ansioso.
Também recebemos informações de um futuro ainda mais distante do que o de Kiera: logo que ela foi mandada de volta para 2012, as tecnologias caíram nas mãos de criminosos, e 100 anos depois uma Grande Guerra explodiu, redefinindo a história dali para frente. Kiera parece incrivelmente pequena e manipulável nesse novo contexto, enquanto Alec assumiu posições muito mais elevadas, na posição de definir a história – o que é muito bonito porque ele não aceita o destino como lhe foi imposto, embora uma mudança radical ainda possa criar um tremendo paradoxo sendo que ele foi o responsável pela primeira viagem que iniciou tudo. Embora agora pareça que a teoria de viagem no tempo de Continuum está muito mais clara: trabalharão com linhas do tempo alternativas e paralelas, o que minimiza os paradoxos, mas não os exclui completamente… MUITO ANSIOSO!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


P.S.: Viagem no tempo de Kiera me lembrou algo mais clássico, estilo H.G. Wells.

Comentários