Person of Interest 3x16 – RAM


Que grata surpresa!
Person of Interest sempre consegue nos surpreender mesmo quando achamos que já sabemos o que esperar dela – depois dos dois primeiros anos terem sido bem consistentes e apaixonantes, a terceira temporada vem bastante revolucionária, quebrando paradigmas e realmente brincando com os telespectadores. Melhor a cada episódio, surpreendente e com reviravoltas em uma grande escala, Person of Interest consegue, novamente, nos deixar de queixo caído até o último segundo, aplaudindo e implorando por mais. Genial a idéia, seja quem for que a tenha tido.
RAM foi um episódio prequel, que se passa em 2010. Todos nos lembramos que a série estreou em 2011, o que significa que naquela época Finch ainda trabalhava “sozinho” e Reese ainda nem tinha ido para o Marrocos com Cara. O episódio que começa surpreendente com Finch trabalhando com outra pessoa (o Sr. Dillinger) acaba se desenvolvendo por caminhos diversos que nos encantam… os personagens daquela época são utilizados, e os atuais são colocados no meio da trama de maneira convincente para amarrar pontas que ficaram soltas desde sempre… e agora parece que muita coisa faz sentido e que a Mitologia da série está muito melhor estruturada.
Vocês pararam para perceber a sutileza da mudança da abertura? Muitas pessoas talvez apenas se lembrem que a Máquina falhou e que isso fez com que a abertura fosse interrompida no meio, assim como aconteceu na segunda temporada, mas na fala de Finch ouvimos uma coisa: “I know because I built it”. E isso [infelizmente] nunca mais esteve na sequência de abertura – digo infelizmente porque eu realmente adoro essa fala. Mas só assim, com esse pequeno detalhe notado por vários pessoas vemos o quanto a série é meticulosamente pensada, e como já foi genial para nos remeter de volta ao passado, nos levando àquela época.
2010. Achei que seria um episódio centrado em Finch, mas acaba que a série é mais inteligente do que isso – mesmo antes de a Máquina realmente se tornar uma das personagens principais, ali está ela no papel mais notório da história, acompanhada por pessoas em momentos diferentes de suas vidas, justificando vários acontecimentos que nunca entendemos muito bem. Além de ser uma ótima maneira de introduzir novos personagens, já nos convencendo de que eles têm uma história com Person of Interest. Dillinger não retorna mais (embora tenha sido um final maravilhoso para ele!), mas Daniel Casey estará de volta, o fim não deixa dúvidas.
Gostei dos paralelos realizados, de como Dillinger se veste exatamente como Reese, e apresenta semelhanças gritantes. No entanto, também é possível notar as diferenças de personalidade – embora falem de maneira parecida e prefiram agir usando mais a força que a razão, Dillinger é muito mais movido por ambição do que Reese. E Reese é muito mais competente. Assim, vemos a relação de Dillinger e Finch lentamente ruir, e sentimos um desprezo grotesco pelo personagem no momento em que ele abandona Finch no chão e simplesmente vai embora.
E Reese está indo para o Marrocos.
Ao mesmo tempo, conhecemos Daniel Casey, o número fornecido pela Máquina nessa semana. É quase amor à primeira vista, ainda mais quando colocam-no para contracenar com Finch. Os dois são tão parecidos que ficou maravilhoso vê-los juntos – as conversas, a identificação, e como parece que, mesmo em tão pouco tempo, eles se gostaram de verdade. Sem contar que as histórias se cruzam uma vez que Daniel está trabalhando para o governo tentando ter acesso à Máquina criada por Finch… e 25 de Fevereiro de 2014 nos deixa fascinados! Root está de volta, retomando o passado de Finch e trazendo um novo personagem à série.
É ISSO AÍ!
Tivemos Finch e Reese em diferentes momentos de suas vidas, em suas vidas pré-Person of Interest. Também tivemos um pouquinho só de Shaw, que proporcionou um ótimo pré-final. E Root que fechou o episódio da maneira épica como ele exigia. Foi uma maneira inteligente de amarrar algumas pontas e nos deixar admirados – quem é que estava esperando por um episódio todo centrado no passado, mais especificamente 2010… antes do início da série, mas próximo o suficiente para nos fazer pensar que ele faz parte da época que acompanhamos. Muito ansioso pelo restante da temporada, agora começamos a caminhar para o Season Finale

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários