Top 20: Glee, the Music (Season One)



Nossa, como foi difícil fazer isso... não por escrever o texto em si (apesar de que ficou um texto bastante longo que você vai ter que clicar em “ler a matéria na íntegra” para acompanhar), mas por escolher sobre quais músicas eu escreveria o texto… primeiramente pensei em um Top 5, mas quase imediatamente comecei a rir da minha ingenuidade… um Top 10 me pareceu justo. Mas é muito difícil ficar escolhendo músicas e riscar algumas… 20 achei suficiente, afinal tivemos muito mais do que isso na série, e essa média não prevê nem uma música por episódio como média…
Gosto muito das músicas da primeira temporada, acho que foi tudo muito bem balanceado. As músicas foram valorizadas como um todo, sendo novas e conhecidas, ou mais clássicas e esquecidas… todas tiveram o mesmo valor, sem ser menosprezadas. Músicas maravilhosas mas há muito esquecidas foram reavivadas… sem contar que mash-ups e novas versões de músicas conhecidas eram ótimas.
Saudades de quando as músicas em Glee mudavam.
O único problema nessa época estava na divisão das músicas. As mesmas pessoas continuamente tinham os solos ou duetos, enquanto alguns números eram em “grupo” com algumas poucas vozes que se destacavam… se podemos falar que Glee evoluiu muito em alguma coisa, certamente foi nisso. Mas abaixo está a lista das 20 músicas que eu escolhi para representar a primeira temporada. Não leia apenas a lista e me julgue logo de cara… em “ler a matéria na íntegra”, você vai ver que eu tenho uma justificativa para cada uma. Os comentários de cada música não são tão longos, mas acho que disse o que queria… e foi muito gostoso de fazer isso! Muitas “Músicas da Semana” economizadas!
Procurei representar os estilos e vozes da temporada, além das histórias. Mas claro que teve música que entrou apenas porque eu gostava demais. Algumas infelizmente tiveram que ser cortadas por terem similares… como Somebody to Love que saiu para deixar Hello, Goodbye. Ou Alone que saiu para deixar Fire. Mas não consegui cortar nem Lean on Me nem Keep Holding On, embora as julgue muito “parecidas” em contexto, letra e intérpretes… mas não resisti.
Lembrem-se: essa é a minha lista de “músicas preferidas” em Glee (gravei um CD com elas, além de todos os CDs de Glee que eu já tenho comprados), e provavelmente você não vai concordar com ela. Não como um todo pelo menos. Portanto, sinta-se à vontade para incluir ou tirar músicas nos comentários… espaço aberto a vocês! E tentem fazer a própria lista de 20 músicas para ver como é difícil cortar algumas… um exercício interessante! Até mais…

Rehab (from 1x01 – Pilot) by Vocal Adrenaline
Original version: Amy Winehouse

Don’t Stop Believing (from 1x01 – Pilot) by New Directions
Original version: Journey

Take a Bow (from 1x02 – Showmance) by Rachel
Original Version: Rihanna

No Air (from 1x07 – Throwdown) by Rachel and Finn
Original Version: Jordin Sparks and Chris Brown

Keep Holding On (from 1x07 – Throwdown) by New Directions
Original Version: Avril Lavigne

Sweet Caroline (from 1x08 – Mash-Up) by Puck
Original Version: Neil Diamond

Don’t Stand So Close to Me / Young Girl (from 1x10 – Ballad) by Will
Original Version: The Police / Gary Puckett & The Union Gap

Lean on Me (from 1x10 – Ballad) by New Directions
Original Version: Bill Withers

Jump (from 1x12 – Mattress) by New Directions
Original Version: Van Halen

My Life Would Suck Without You (from 1x13 – Sectionals) by New Directions
Original Version: Kelly Clarkson

Gives You Hell (from 1x14 – Hell-O) by Rachel
Original Version: The All-American Rejects

Hello, Goodbye (from 1x14 – Hell-O) by New Directions
Original Version: The Beatles

Like a Prayer (from 1x15 – The Power of Madonna) by Emma/Will, Rachel/Jesse and Santana/Finn
Original Version: Madonna

Fire (from 1x16 – Home) by Will and April
Original Version: Bruce Springsteen

Total Eclipse of the Heart (from 1x17 – Bad Reputation) by Rachel and boys
Original Version: Bonnie Tyler

The Boy is Mine (from 1x18 – Laryngitis) by Mercedes and Santana
Original Version: Brandy and Monica

One (from 1x18 – Laryngitis) by New Directions
Original Version: U2

Dream On (from 1x19 – Dream on) by Will and Bryan
Original Version: Aerosmith

I dreamed a dream (from 1x19 – Dream on) by Shelby and Rachel
Original Version: Les Misérables

Bohemian Rhapsody (from 1x22 – Journey to Regionals) by Vocal Adrenaline
Original Version: Queen

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Rehab (from 1x01 – Pilot) by Vocal Adrenaline
Original version: Amy Winehouse
Lembro que foi a cena que mais me encantou na primeira vez em que assisti à série. Era aquilo que eu queria continuar vendo, foi uma das coisas que mais me segurou. Era um grande espetáculo, e eu fiquei tão chocado quanto os novos membros do New Directions. Intenso, impecável – coreografia e figurinos perfeitos! Sem contar que eu gostei do fato de todos brilharem, sem uma grande estrela.

Don’t Stop Believing (from 1x01 – Pilot) by New Directions
Original version: Journey
Esse foi o grande hino da primeira temporada. Na verdade continuou o sendo por grande parte da segunda, acredito que só foi desbancado por Loser Like Me; é uma cena que nos apresenta os integrantes originais do grupo, o grande começo de tudo, e acaba sendo emocionante, com tudo aquilo de Will estar indo embora e não ir… eu ainda me emociono ao assisti-la; parece o começo de uma grande vida…

Take a Bow (from 1x02 – Showmance) by Rachel
Original Version: Rihanna
Escolhi essa muito mais por meus sentimentos pela música do que pela cena (da qual eu nem me lembrava tanto até reassisti-la para escrever esse texto). EU AMO A MÚSICA. Acho que é uma das músicas mais emotivas que eu conheço, e como a Rachel, já me dá vontade de chorar ao escutá-la ou cantá-la. Uma letra profunda, emocionante… e na voz de Lea Michele, com aquelas cenas no palco, no quarto e na escola, olhando para Finn… foi aí que estabeleceram essa tendência de colocar Rachel cantando solos para finalizar um episódio. E foi a primeira vez que funcionou perfeitamente! Emocionante, arrasador.

No Air (from 1x07 – Throwdown) by Rachel and Finn
Original Version: Jordin Sparks and Chris Brown
Eu gosto demais dessa música! Gosto da música e gosto da cena… é um grande dueto de Finn e Rachel, enquanto os demais ficam balançando no fundo como se fossem acessórios (oi, Quinn!); eu gosto da cena porque acho a música gostosa, gosto da história que ela abarca (com Rachel gostando de Finn, com Quinn brava com tudo o que está acontecendo). E está aqui para representar as cenas Finn/Rachel.

Keep Holding On (from 1x07 – Throwdown) by New Directions
Original Version: Avril Lavigne
Música originalmente destinada a Quinn, mas meio que virou um mito no universe de Glee. Para começar, a cena é emocionante, pois apresenta todos cantando para dar forças à Quinn quando a gravidez explode para a escola toda… e o suspiro final de Quinn é emocionante e dolorido. A música já virou “tema” do The Glee Project e é uma das músicas mais tristes para se escutar… já até dá um pouco de vontade de chorar.

Sweet Caroline (from 1x08 – Mash-Up) by Puck
Original Version: Neil Diamond
Acho que foi o primeiro solo de Puck, estou correto? E foi surpreendente! A música é calma, bonita, muito fofa para falar a verdade. Gosto muito de escutá-la, tem uma letra e um ritmo delicioso. E a cena é maravilhosa, afinal Puck está cantando para Rachel, deixando Quinn mais apaixonada, e causando revolta em Finn e [em escala muito maior] em Santana. Época diferente de Santana, huh?

Don’t Stand So Close to Me / Young Girl (from 1x10 – Ballad) by Will
Original Version: The Police / Gary Puckett & The Union Gap
Nossa, eu amo os mash-ups de Glee, e algum deles devia figurar nessa lista para que eu pudesse comentar. E esse vem representando todos (até porque os outros serão comentados eventualmente) – a apresentação de Will para Rachel (no momento em que ela se apaixona por ele), é realmente divertida e muito bem apresentada. Uma grande performance, as duas músicas ficaram ótimas juntas, e Matthew Morrison arrasou em sua interpretação… ótimo!

Lean on Me (from 1x10 – Ballad) by New Directions
Original Version: Bill Withers
Wow! Essa música tem um grande significado para mim, não podia deixá-la de lado. Foi extremamente importante na minha vida no momento em que eu vi o episódio, e ainda hoje me arrepia escutá-la… já chorei muitas vezes ou a ouvindo ou vendo a cena. Assim como o New Directions cantava para Finn e Quinn, eu os imaginava cantando para mim, era tudo o que eu precisava ouvir. Uma música muito bonita, uma cena muito emocionante, e um sentimento de amor incomparável. Amo.

Jump (from 1x12 – Mattress) by New Directions
Original Version: Van Halen
Divertidíssimo. Nesse momento, o New Directions resolve ganhar algum dinheiro (para ajudar na ida às seletivas, mesmo que isso nem seja permitido) e vão fazer um comercial de colchão. A música é muito animada, e a cena com toda aquela brincadeira na loja de colchões é um máximo. Toda vez que eu escuto a música tenho vontade de fazer a mesma coisa!

My Life Would Suck Without You (from 1x13 – Sectionals) by New Directions
Original Version: Kelly Clarkson
Outra música profundamente emocionante. Diferentemente do que se pode pensar ao só escutá-la. Mas na série, após vencer as Seletivas sem que Will estivesse presente, essa música é apresentada pelas crianças ao professor, e as lágrimas em seus olhos (depois de toda aquela cena emocionante do telefone/apresentação) são comoventes… sem contar que tem o primeiro passo na relação Will/Emma.

Gives You Hell (from 1x14 – Hell-O) by Rachel
Original Version: The All-American Rejects
Eu amo essa música de Rachel na primeira temporada, e amo a maneira como ela foi introduzida. Foi uma grande afronta e trocadilho devido ao tema da semana, além de ser um desabafo contra Finn… Rachel esteve ótima, revoltada, colocando tudo para fora. Uma grande cena, uma grande música, e eu a escolho porque é uma das minhas músicas preferidas daquela época. Ainda canto quanto estou com raiva.

Hello, Goodbye (from 1x14 – Hell-O) by New Directions
Original Version: The Beatles
Fiquei entre essa e Somebody to Love… ambas figuraram em minha primeira lista, mas como tive que ficar só com vinte, achei que as duas seriam uma redundância. Ambas representam muito bem o espírito de apresentações do New Directions no primeiro ano de série; os astros eram mais Finn e Rachel (ainda bem que isso mudou!), e as cenas eram espetaculares… essa ainda contou com um pequeno drama com o fim do relacionamento… amo a música!

Like a Prayer (from 1x15 – The Power of Madonna) by New Directions
Original Version: Madonna
aqui fiquei entre essa e Like a Virgin, as duas melhores músicas no episódio da Madonna, mas apenas uma é o suficiente para representá-la… e eu gosto particularmente dessa porque acho que é uma das melhores músicas da cantora. Sem contar que a apresentação foi bonita, emocionante e meio clássica… com todo aquele vermelho. Observação: primeira apresentação de Jesse como New Directions.

Fire (from 1x16 – Home) by Will and April
Original Version: Bruce Springsteen
Dúvida novamente. Essa ou Alone? Ambas representariam April muito bem, mas eu gosto muito mais dessa. É mais animada, muito mais divertida, sem contar que a cena é um máximo com aquela história de patinação. Que pena que é tão curta e cortada tão repentinamente… Alone seria ótimo por ser mais bonita e emocional… meio que represento as duas aqui no meu Top 20 e muitas…

Total Eclipse of the Heart (from 1x17 – Bad Reputation) by Rachel and boys
Original Version: Bonnie Tyler
Sinceramente, acho que nas temporadas subseqüentes faltou esse tipo de cena icônica. Todos sabem que Rachel canta bem, a voz de Lea é magnífica, mas colocá-la cantando uma música bonita e/ou chorando não é o suficiente para nos comover… nessa época a série se preocupava em fundamentar bem suas músicas, o que originava cenas perfeitamente verdadeiras e emocionantes como Total Eclipse of the Heart. Para mim, um dos maiores clássicos de Glee, sem dúvida.

The Boy is Mine (from 1x18 – Laryngitis) by Mercedes and Santana
Original Version: Brandy and Monica
So many reasons to love it! Uma cena incomum, na qual Mercedes (agora uma Cheerio) entra em uma disputa com Santana por Puck… interessantíssimo! Sem contar que foi o primeiro dueto de Mercedes e Santana, e as duas cantando juntas são sempre maravilhosas! Provavelmente meus duetos preferidos… e, ah sim, a música colabora muito. Amo essa música! Comprei o Love Songs principalmente por essa… kkk

One (from 1x18 – Laryngitis) by New Directions
Original Version: U2
Emocionante. Emocionante demais, não é. Aqui não escolhi essa música para representar mais um número em grupo do New Directions, mas a mensagem que ela traz, juntamente com o episódio… foi um episódio emocionante, importante, e essa música proporcionou uma cena realmente tocante. Muito linda! E eu acho que esse foi um dos figurinos mais legais que eles já usaram… ficou tão bonitinho!

Dream On (from 1x19 – Dream on) by Will and Bryan
Original Version: Aerosmith
BARNEY! Ok, vamos ser sinceros: eu gosto muito do Neil Patrick Harris… sua participação em Glee foi ótima, esperava vê-lo de novo; trouxe uma ótima história, e ainda puxou Will com ele. Os dois fazem audição para uma peça de teatro, cantando (juntos) Dream On… e a cena ficou um máximo! As vozes ficaram ótimas, o cenário e a maneira como eles competem cantando… ótima, ótima cena.

I dreamed a dream (from 1x19 – Dream on) by Shelby and Rachel
Original Version: Les Misérables
Emocionante. Afinal estávamos há episódios esperando por um dueto mãe e filha e aqui ele acontece, e não poderia ser melhor. As duas mereciam algo Broadway, e aqui está. Elas não estão realmente juntas na cena, mas o palco nos permite visualizá-las juntas e abraçadas… impressionante como as duas se parecem! E duas grandes estrelas, dois grandes talentos, de vozes admiráveis… a cena não podia ser menos do que perfeita! Muito emocionante, lindo! E que letra tem essa música, não? Sempre me arrepia…

Bohemian Rhapsody (from 1x22 – Journey to Regionals) by Vocal Adrenaline
Original Version: Queen
Um dos momentos mais marcantes da série. Após Jesse ferir os sentimentos de Rachel (embora eu o perdoe, totalmente!), ele volta para o Vocal Adrenaline para sua apresentação nas Nacionais… Queen… uma música e tanto, emocionante, forte, impactante! E a apresentação é impecável. Sem contar que a cena ainda é mesclada com o nascimento de Beth… nada menos do que marcante.

Comentários

  1. só faltou Don't Rain on My Parade !! com certeza, a melhor música da Rachel, muito a cara dela !!

    ResponderExcluir
  2. verdade! $: mas é que foi tão difícil escolher =x kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário