“Eu vou ser alguém…” – Carmen Diaz



Nós viramos a escola da “Fama” depois que aquele filme estreou!

Carmen Diaz é a melhor representação de personagem que busca a fama e está disposta a praticamente tudo para consegui-la… com a inocência característica da adolescência, Carmen é a personagem mais forte e mais sofrida de Fame, graças à sua dificuldade de separar certo de errado. A busca incansável a leva ao vício em drogas, à desilusão em Hollywood… e por fim a cenas realmente tristes e pesadas que envolvem Schlomo profundamente. “Três vezes o talento, dez vezes a diversão” – olha sua filosofia de vida e até onde ela a levou.
Carmen Diaz, no Brasil, é interpretada por Paloma Bernardi e por Corina Sabbas; eu assisti com a Corina, e ela é absolutamente fantástica… que voz incrível! As poucas cenas que vi com Paloma não apresentam uma potência vocal assim tão boa quanto a de Corina, o que é compreensível, visto que a atriz começou a cantar apenas para esse musical e a personagem de Carmen não é nada fácil… não te julgo, Paloma!
Carmen é uma sonhadora… causou muito menos problema na escola do que eu imaginei que causaria. Você se comove com a personagem, vive com ela, sofre com ela. Ela tem grandes objetivos, enxerga a ela mesma brilhando no futuro, e não importa o que ela tenha que fazer para chegar até lá… Olha Lá/Fame é um grande resumo de quem é ela, de como ela age e do quê pensa sobre ela mesma…

Olha lá
Aquela moça brilha mais que o sol
Atrai a todos como a luz de um farol
Pois olha lá!

Uma das personagens mais importantes do musical, tanto que é a detentora da música título. Mas mais dos que isso, a vejo como uma das protagonistas por buscar a Fama (título do musical) sem pausas, e por sofrer com isso e representar isso muito bem… sua cena com Schlomo, quando ela volta à escola depois de um tempo em Hollywood, é realmente comovente… especialmente por toda a história que ela apresentou com ele anteriormente (como a fantástica cena dos dois compondo!);
Como dói ver Carmen cantando Terra da Ilusão, não é? Por vários motivos: a letra da música é linda e emocionante (conta tudo o que Carmen teve que passar enquanto em Hollywood), as expressões da personagem transparecem o sofrimento, e Schlomo, apaixonado, assiste a tudo em meio a lágrimas… bem, é meio que um convite para que nós o acompanhemos… a melodia e toda a composição do momento nos conduzem a um sentimento de perda e sofrimento impecável, finalizada perfeitamente com o discurso de Schlomo um pouco mais tarde, e O Meu Futuro Vai Brilhar, música a qual ele escreveu com ela…

Hollywood é a terra da ilusão
Quem for pode se dar bem ou mal
Se alguém diz que lá tudo é sonho e só
Pode ser, mas um sonho é um ideal
E só lá se torna real…

Carmen Diaz é quem nos apresenta a parte mais triste do roteiro. É a adolescente que representa a falta de limites, a importância de distinguir até onde podemos ir por nossos objetivos… nos apresenta o sonho, mas também a possibilidade de não realizá-lo. Mostra que a vida não é fácil, que nem tudo acaba bem. Que não adiante ser “tão fantástico”… além de toda a discussão das drogas (que aparece lá no fim do primeiro ato e começo do segundo, pela primeira vez), que é bem breve, sem muitas delongas, mas passa a mensagem com clareza, e um final trágico (“Com tanto álcool e pó, e os dias sempre mais surreais / Perdi de vez a noção, achava aquele cara demais”)… ótima personagem!
A peça esteve em cartaz em São Paulo no Teatro Frei Caneca até semana passada. Algumas cenas podem ser encontradas na internet, vamos esperar para ver se com o término da temporada mais cenas são divulgadas. Ou por mais informações se a peça volta algum dia, ou se há a possibilidade de ir para o Rio de Janeiro. Espero que possamos vê-la novamente! A peça é ótima, e vale a pena! Uma ótima produção que é recomendada a todos… até mais!
Clique em “ler a matéria na íntegra” para ver um cronograma completo da seção do blog: Fame, o Musical (da qual essa é a oitava postagem).

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


07 de Agosto – “Eu vou ser alguém…” – Carmen Diaz
14 de Agosto – “Eu quero… eu quero agitar!” – Joe Vegas
21 de Agosto – “Tira a comida… de perto de vez de mim!” – Mabel Washington
28 de Agosto – “Danço na calçada…” – Tyrone Jackson
04 de Setembro – “Vocês levarão seus corpos ao limite” – Iris Kelly
11 de Setembro – “Que bom. Pelo menos um de nós é” – Schlomo Metzembaum
18 de Setembro – Argumento das Professoras
25 de Setembro – O meu futuro vai brilhar…

Comentários