Glee virou uma Jukebox?



Eu, e muita gente está comigo nessa, temo pelo futuro de Glee em relação às suas músicas. A proposta da série, inicialmente, era outra, e aos poucos foi se alterando e acostumando os telespectadores a outra coisa, a ponto de o original ser deixado de lado, quase desprezado. Cheguei ao cúmulo, ao absurdo, de ouvir alguém me dizer (depois de eu sugerir determinada música de que gostava): “Não, essa música já tá velha”.
A MÚSICA NÃO TINHA NEM UM ANO!
Em vários textos (comentando os episódios principalmente da terceira temporada), levantei a questão: as músicas de Glee estão sendo bem escolhidas? Muitas delas são grandes hits e tudo o mais, mas parece que em muitos momentos os produtores optaram por músicas contemporâneas e novas, que estão no sucesso agora (ou ainda nem foram lançadas!).
Aí vem a pergunta: Glee não está virando uma estação de rádio?
Eu espero que não. Sinceramente espero que não. Glee era para ser aquele lugar em que poderíamos ouvir a músicas realmente antigas em suas versões originais ou (ainda mais interessante!) reformuladas pelo New Directions. Onde musicais clássicos teriam sua chance de brilhar… onde grandes sucessos esquecidos fossem reavivados. Não uma rádio em que uma música que eu posso ouvir a qualquer momento fique tocando. Sem alterações. Porque eles não são papagaios, são?
Embora às vezes ajam como tal.
Só fica um recado para quem gosta dessas músicas atuais em Glee: elas são ótimas, e ficam maravilhosas na série, mas não podem ser escolhidas em detrimento das demais. Afinal, nunca foi essa a proposta da série… então produtores, vamos acordar um pouquinho e ver que a série merece músicas “antigas” mesmo fora de “ocasiões especiais” como aquele episódio da discoteca… como se aquelas músicas não tivessem funcionado sem toda aquela história justificativa…
Ah, e outra coisa, que vocês vão ver que vai ser recorrente em alguns textos desse Mês Temático: a música não é (ao menos não era para ser) a estrela principal de Glee. Não o foi na primeira temporada, onde as músicas estavam ali para servir aos personagens e suas histórias, tudo era muito bem justificado. Nas últimas temporadas, tudo gira em torno das músicas – parece que eles escolhem o repertório, e depois criam uma história que sirva à essa trilha sonora… os papéis se inverteram, e parece que ninguém se preocupa com isso!
Bem, eu sou fã de Glee, embora me revolte em alguns episódios com algumas coisas, e todos sabem disso. Um fã não é obrigado a concordar com tudo e amar qualquer coisa que a série apresente – fiz esse texto só para levantar a pergunta e tentar abrir os olhos de quem está pensando como meu amigo ali em cima: qual é o estilo de Glee? E ele precisa escolher apenas um? Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Olá!

    enquanto lia o seu texto e o outro artigo que vc analisa a 1ª temporada, vejo o quanto esta ( 1ª ) é, também, a minha favorita. Também me fiz essa pergunta, sobre Glee está virando uma estação de rádio, principalmente na última temporada, quando vi, algumas vezes, as escolhas musicais não muito se encaixando com as histórias contadas. E vou mais além: Glee está mudando a sua proposta de abordagem? Quando li as últimas notícias, geradas por Ryan Murphy, sobre a 4ª temporada, me preocupei com o propósito da série. Me apaixonei por Glee ( e olha que estou longe de ser uma dolescente, tenho 38 anos!), pela mesma trazer à tona temas que não vemos muito serem retratados na TV! Pela série trazer a importância das diferenças e de convivermos bem com elas, com respeito às pessoas. Pela série dizer não aos padrões estabelecidos pela sociedade que vivemos. Então, Ryan nos diz que não teremos Samcedes nessa próxima temporada ( lá vou eu de novo!)...porque? Me veio um pensamento triste na hora em que li essa confirmação: estará a série sucumbindo aos apelos preconceituosos de telespectadores que não se conformaram com a beleza do casal? Estará a série apenas atendendo as apelações midiáticas? Sinceramente, não entendi essa decisão, deve haver outras coisas em jogo, mas mesmo assim me deixou preocupada...preocupada em qual será a verdadeira proposta de Glee de agora em diante. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, que bom que você concorda comigo =x muita gente que eu conheço (como meu amigo citado na postagem) não pensam assim, mas é verdade, não é? As músicas viraram o centro de Glee, não mais as histórias... também temo pelo futuro de Glee, e SEM SAMCEDES? Isso não pode estar certo =/ eles são o melhor casal... só espero por Blaine/Sebastian que tá tudo ótimo kkk Até mais :D

      Excluir

Postar um comentário