YO SOY ASÍ – Diego aceita Gregorio como pai!



“Y es que yo soy así / Mi vida es alocada”
Definitivamente, com a triste saída de Pablo Espinosa como Tomás no fim da primeira temporada, “Violetta” acertou ao introduzir o personagem de Diego para o segundo ano… ele é um personagem peculiar, diferente, e apaixonante. Com um jeito marrento, muita confiança e um quê de bad boy, ele conquista o nosso coração, e é bem difícil ficar bravo com ele, mesmo que ele tenha “mentido” para Violetta e tudo o mais, porque a garota não é inocente e também mentiu para ele várias vezes! E, no fim, ele não fez isso por ser mau. Assim, gosto de como Diego entra na novela para ser um “vilão”, mas acaba sendo muito mais do que isso, e o detalhe sobre o seu PAI faz toda a diferença na construção do personagem, especialmente no final, quando todas as verdades começam a vir à tona, inclusive a identidade do pai de Diego… e Gregorio se transforma totalmente.
Gregorio descobriu há pouco tempo que DIEGO É SEU FILHO, e isso o mudou para melhor. É até engraçado de assistir, mas também reconfortante. A emoção contida muda até seu modo de falar, e agora ele está mais calmo, educado e compreensivo. Diz coisas como “No pasa nada. No hay problema” para os alunos que não se saem bem em suas aulas, e tudo é tão novo para ele. E é divertidíssimo ver o Pablo surpreso assistindo a tudo na porta, chamando Beto para assistir também… e as expressões dos próprios alunos dentro da sala, quando ele é compreensivo, fofo e faz até um discurso digno de Pablo! Fala sobre o talento inquestionável deles, sobre confiar neles mesmos, sobre as coreografias geniais que sempre apresentaram. E isso tudo é graças ao Diego, de uma maneira ou de outra, então ninguém no estúdio pode ficar bravo com ele…
Não é?
Foi com muita TENSÃO que esperei o momento da verdade a Diego. Gregorio tentou contar-lhe, mas foi eventualmente interrompido. E essa mudança do Gregorio perdura, e embora ele tenha momentos hilários (o que foi ele desligando o rádio com o pé em um golpe digno de karatê?!), agora ele está diferente. Adoro como ele conversa com Violetta, por exemplo, e ela se encolhe, esperando a bronca, que nunca vem… porque agora ele é compreensivo. Mais tarde, ele está verdadeiramente preocupado com Violetta, e pergunta a Naty qual é o problema com ela, e é de partir o coração quando Naty fala que a culpa é de Ludmila e Diego, ele até segura o coração dramaticamente, e acaba chamando Diego para conversar, para falar sobre Violetta, para repreendê-lo por brincar com os sentimentos de outra pessoa.
Um pai dando uma bronca em um filho.
Mas, nesse momento, DIEGO AINDA NÃO SABIA DE NADA. Ele não sabia que Gregorio era seu pai, e não aceitou bem a bronca de Gregorio que, por sinal, foi bem contida, num tom sério, real, mas sem escândalo. Diego fica cético, pergunta “quem ele é para ensiná-lo a ser uma pessoa melhor”, o que foi bem doloroso, mas no meio de toda aquela cena FORTE, eles acabam discutindo, brigando, e no meio dos gritos, Diego diz que “ele não tem direito de falar com ele assim”, ao que ele responde: “Sí, tengo derecho porqué ¡soy tu padre, Diego!” Nossa, QUE CENA MARAVILHOSA. Meu coração chegou a dar um salto por um momento, e enquanto o choque tomava conta de Diego, que não sabia o que responder àquilo, a emoção nos olhos de Gregorio era real, bonita, e seus olhos me emocionaram profundamente… como foi fácil acreditar em Gregorio, que atuação de Rodrigo Pedreira!
Assim, Gregorio precisa encontrar uma maneira de chegar a Diego. Ele tenta falar com o filho, que se mostra resistente, silencioso, mas embora esteja fechado, ele não vai embora enquanto Gregorio está falando. Ele não olha para ele, mas escuta. Gregorio pede, do fundo do coração, a oportunidade de conhecê-lo, de deixar que Diego saiba quem ele é, que ele deixe que se aproxime, só isso. Ele não sabia que tinha um filho até pouco tempo atrás, e o seu sentimento é verdadeiro, é possível sentir. É quase estranho ver Gregorio dizer que quer “abraçá-lo, aconselhá-lo, protegê-lo”, mas é profundamente sincero, embora tampouco seja fácil para Diego simplesmente se abrir e sentir isso tudo. Ele diz a Gregorio que ele não o conhece, que não estava lá na primeira vez que foi ao colégio, ou na primeira vez em que ele pisou num palco. É doloroso para os dois.
“Yo sí te necesito”
Diego acaba contando a Violetta que estava mal porque descobriu quem era seu pai, e diz que “não sabe se pode perdoá-lo”. Violetta, por sua vez, está tendo os seus próprios problemas com Germán, e ela ainda não perdoou Diego por tudo o que passaram, mas ela o aconselha, de algum modo. Diz que é uma oportunidade única e que ele deve aproveitá-la: “No percas tu papá de nuevo”. Depois disso, Diego corta definitivamente com Ludmila. A “parabeniza”, ironicamente, por ter feito o que fez com Vilu, porque “ela não está bem”, e não estaria assim se não tivessem lhe feito mal, mas diz a Ludmila que não é como ela. Afinal de contas, não lhe deixa feliz ver outra pessoa triste. AQUILO FOI MARAVILHOSO! Depois disso, ele canta uma versão acústica de “Yo Soy Así”, sozinho no palco, no violão, e a interpretação é tocante.
O povo se junta para assistir:


Assim como Violetta conversa com Diego e o aconselha, ela também conversa com Gregorio, e sente que a sua dor é real, porque ele diz que “lhe custa perder tempo”, embora ela o aconselhe a dar a Diego o espaço que ele está pedindo, ainda é tudo muito novo para ela. No entanto, ela adiciona que “Diego sempre sonhou em encontrar seu pai”, e isso o emociona profundamente. Assim, depois da apresentação de Diego de “Yo Soy Así”, quando uma galera se juntou para escutá-lo, e agora o está aplaudindo, Gregorio sobe ao palco, faz um discurso repleto de emoção, com a carinha comovida de Diego, e é na frente de todo o estúdio que ele fala sobre a pessoa que o fez descobrir um Gregorio que nem sabia existir, uma pessoa que o enche de orgulho… “Y esta persona es Diego. Mi hijo”, ele conclui, de forma LINDÍSSIMA, para a surpresa da plateia.
Gregorio pede que ele o deixe fazer parte de sua vida, só isso, e diz esperar que um dia possa ser algo “parecido com um pai” para ele, se ele quiser… e tudo é tão emocionante. Gregorio diz compreender se Diego nunca o perdoar, mas diz, também, que sempre estará ali, o esperando. TUDO AQUILO NOS LEVA ÀS LÁGRIMAS. Gregorio se orgulha do homem que vê à sua frente, se orgulho DO SEU FILHO, e quando ele repete isso, a emoção de Diego é grande demais para negar. Gregorio também diz estar orgulhoso de ser parte do estúdio, pede desculpas a Antonio e a Pablo, por tudo, diz a Pablo que ele “é um grande professor e diretor”, e pede perdão a todos. Agradece a todo o estúdio por permitirem, todo dia, que ele seja parte de suas vidas… então, ele abre os braços, e DIEGO O ACEITA. Diego caminha para o seu abraço, E É TÃO LINDO.
Uma das melhores cenas de “Violetta”.
<3

Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários