[Season Finale] Supernatural 14x20 – Moriah



“Story’s over. Welcome to the end”
A MA’LAK BOX PODE CONTER UM ARCANJO, MAS NÃO O JACK! O Season Finale de “Supernatural” foi ESPETACULAR, daqueles de nos deixar tensos e curiosos pelo que vem a seguir, e eu estou bastante confiante na próxima temporada, justamente por ser a última – depois de todos esses anos, não é possível que não vão querer organizar um roteiro digno que encerre essa trama toda. Continuo torcendo por Jack, e o episódio me dá mais motivos para acreditar em sua bondade, com ou sem alma, e Castiel é O MAIS MARAVILHOSO DE TODOS. O Sam também se sai bem, enquanto o Dean continua sendo o mesmo idiota de sempre. O roteiro traz de volta um personagem que não esperávamos ver, e isso parece deixar um gancho importante para a última temporada… será que já temos o nosso “grande vilão final” de “Supernatural”?
O episódio começa exatamente onde o episódio anterior parou, quando Jack consegue sair da Ma’lak Box e ESTÁ MAIS PODEROSO DO QUE NUNCA. É uma cena curtíssima, mas absolutamente f*da, que já nos mostrou que o episódio não estava para brincadeira. Jack está chateado que os Winchesters mentiram para ele, então ele meio que tinha o direito de atacá-los. Depois, ele vai embora, enquanto Dean continua pensando em “detê-lo” a qualquer custo… de forma nojenta, o babaca fala que “queria que Jack estivesse morto”, e fala que eles vão encontrar uma maneira de matá-lo, porque já mataram tantas coisas, e “ele é apenas mais um monstro”. Como é revoltante escutar a esse discurso conservador e extremista de Dean Winchester, mas ele realmente nunca foi lá um grande exemplo de caráter, independente do que você queira acreditar.
Gosto muito de como o Castiel, que sempre foi muito mais próximo de Dean do que de Sam, demonstra que está não apenas bravo com a atitude de Dean, mas decepcionado com ele. Enquanto isso, Jack caminha atormentado pelas ruas, ouvindo todas as mentiras das pessoas ao seu redor, e isso o incomoda, porque também acabaram de mentir para ele, e veja o que aconteceu… então, dizendo um enfurecido “Stop lying!”, Jack consegue fazer com que todos parem – não por escolha, mas porque ninguém mais consegue mentir, ninguém mais no MUNDO! Dean, por exemplo, está determinado a encontrá-lo, e ele se apresenta em uma empresa nesses termos: “I’m Dean Winchester and I’m looking for the Devil’s son. This badge’s fake”. Nada mais sai de sua boca, nenhuma mentira… Sam tampouco consegue esconder que sua cantora favorita é a Celine Dion.
Mas, no fim, a verdade exagerada acaba transformando tudo EM UM VERDADEIRO CAOS. Acontece que verdade demais dificulta as coisas, é a mentira que “mantém a paz”, de uma maneira ou de outra. Na televisão, por exemplo, uma jornalista anuncia tudo o que o Presidente revelou em um discurso, inclusive um pacto com um demônio chamado Crowley, e tudo parece um pandemônio… com essa confusão, quem dá as caras de volta em “Supernatural”? DEUS. Ou melhor, CHUCK. Chuck aparece para Castiel, dizendo que está “atendendo à sua oração”, mas que também está ali por causa de Jack: ele é um problema. Quando encontra Chuck, Dean é o mimado insuportável de sempre, e embora eu não seja um grande fã de Chuck e entenda toda a revolta, detestei a cena de Dean quebrando o violão e gritando com ele.
Mas prestem atenção em como a atitude de Dean muda.
Todo trabalhado na HIPOCRISIA.
Com um estalar de dedos, Chuck conserta a confusão de Jack, mas ele teme o que mais o garoto possa fazer:

“Look, the point is the kid did all that with two words. What's next? He sneezes and -- whoops -- there goes India? I don't know. Maybe. But this is bad -- like Me Level Bad”

Dito isso, Chuck entrega aos Winchesters uma nova arma, um “Equalizador” ou qualquer coisa assim, que não precisa de balas nem nada, mas que vai fazer à pessoa que a portar a mesma coisa que ela desejar fazer a pessoa que está atacando… ou seja, quem atirar para matar Jack, também terá que morrer. E esse foi o único momento em que parte de mim meio que quis que Dean matasse o Jack – se fosse para perder o Jack, que ele levasse a peste do Dean com ele. O que me irritou nessa parte da trama, como há muito tempo, é a atitude de Dean, e como depois de dar um showzinho contra Chuck e de nunca ter confiado nele, Dean simplesmente assume uma posição de dar lição de moral em Sam e Castiel, dizendo que “Eles ouviram o que Deus disse, e essa é a única maneira de deter Jack”, como se essa fosse uma verdade absoluta que ele apoia fielmente.
Mas ele só está feliz e satisfeito em poder completar sua vingança pessoal.
Por isso, ele me enoja.
Felizmente, o Sam diz algumas coisas que Dean precisava ouvir e eu queria dizer:

“I mean, isn't that the point of everything we've ever done, that we always have a choice? […] I was mad, too. Or you know what? Hell, I'm still mad. And a part of me wants Jack dead -- it really does. But, Dean, we haven't even tried to save him. […] He doesn't have a soul. […] I'm the one who brought him back, and I brought him back because he's family. And then he came back, and he burned his soul off to save us -- you and me. And now what? You... Now you -- you want my permission? You want me to say I'm cool with losing him and losing you all at once? 'Cause I can't do that. I won't say that, 'cause I... No. I've already lost too much”

Uma coisa sobre isso: HOMÃO DA PORRA.
Já disse que eu AMO o Sam? E foda-se, amo mesmo, sempre amei. Desde o início.
Enquanto isso, enquanto Castiel está sozinho e frustrado com tudo o que está acontecendo, Jack aparece para ele, E ELES COMPARTILHAM UMA DAS CENAS MAIS LINDAS DA TEMPORADA! Há emoção e alívio sinceros em Castiel ao abraçá-lo, e embora Jack fale sobre “não sentir mais culpa”, ou sobre “não sentir mais nada”, podemos ver que ele é inerentemente bom. Ele não matou a avó quando ela lhe perguntou sobre Kelly, ele apenas pediu que ela parasse, e então fugiu… a deixando para trás. Existe inocência e pesar de alguém com alma nas palavras e expressões de Jack quando ele conta a Castiel sobre Mary, e quando fala sobre como ela foi um erro, mas ele tem tentado fazer o certo desde então, porque tudo o que ele sempre quis, e isso é algo que faz parte da personalidade do personagem desde que ele surgiu, foi ser bom.

“And then I tried on my own, but every time I try, it -- it never goes right. It never... All I ever wanted was to be good. But now I'm just... empty. Even this -- I know you're here because you love me, and I want to love you back. It's just... I can't”

Jack e Castiel roubaram mesmo esse show!
Então, Dean aparece com a arma, pronto para matar o nephilim, e Castiel se coloca entre eles, para impedi-lo… tudo é tenso e angustiante, mas Jack tira Castiel do meio do caminho e diz que não vai mais fugir… então, sabendo o que Dean quer fazer, ele se ajoelha na frente de Dean e se abaixa, para que ele possa matá-lo. Só isso. Resignado, entendendo que, talvez, isso é o melhor – ele só quer salvar o mundo mais uma vez. “I understand. I know what I’ve done. And you were right all along. I’m a monster”. A inocência estampada no rosto de Jack, a raiva no rosto de Dean, e Sam corre para tentar impedir o irmão de matar o garoto que é parte da família, mas Dean pede que ele pare. Todos estão ali reunidos para assistir ao momento do tiro, Chuck está feliz com aquilo tudo, e então o Dean, finalmente, abaixa o braço e desiste de atirar em Jack.
Mas isso não é uma redenção, não, okay?
Continuo te odiando, Dean!
Assim, as coisas mudam um pouquinho, e eles se voltam contra Chuck, que fica bravo e revoltado com a atitude de Dean: ele queria que ele atirasse, porque era assim que a história devia acabar – para ele, isso é um livro, um seriado, e eles são “seu programa favorito”. Ele só se senta e assiste enquanto os manipula durante toda suas vidas para fazer o que ele quer que ele faça. O breve confronto contra Chuck, sem contato físico, é intenso, e então Dean o manda para o inferno. Ele sorri, percebe que por ora as coisas não serão do seu jeito, e vai embora – ele deve ser o vilão da próxima temporada, o fim de “Supernatural”. Antes de sumir, Chuck faz uma última coisa desprezível: ele mata Jack. Enquanto Jack agoniza no chão, Sam, o famoso HOMÃO DA PORRA, pega a arma e atira contra Chuck, sem hesitar nem por um segundo, para salvar Jack.
Mas não adianta.
Sam está ferido, Chuck desaparece e Jack está morrendo.
“Fine! That’s the way you want it? Story’s over. Welcome to the end”
Foi ANGUSTIANTE e TRISTÍSSIMO ver os olhos vazios e queimados de Jack, as asas no chão, mas ele acorda no Vazio, então acredito que ele estará na última temporada – afinal de contas, Castiel já foi para lá, Lúcifer está lá e Billie tem algo a dizer a Jack. Algo vai acontecer. Por ora, na Terra, almas saídas do inferno são liberadas e voam pelo mundo, começando a tomá-lo, e isso deve gerar um caos assustador na próxima temporada… a trilha sonora chegou a arrepiar nesse momento, enquanto víamos a trama começar a se delinear para a sua reta final, depois de 14 anos de história! Estou nervoso, estou ansioso e estou curioso. As almas se levantam, também, em forma de zumbis, enquanto cercam Sam, Dean e Castiel para atacá-los, e ainda não sabemos o que aconteceu com eles, ou o que é que Billie quer com o Jack, lá no Vazio.
Isso tudo? Fica para a próxima temporada!


Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários

  1. Primeiramente parabéns pelo texto, muito bem detalhado!

    Me surpreendeu e muito esse final de temporada. Ao ver Chuck aparecendo, já imaginei que teria algo de diferente, pois não é possível que eles seriam preguiçosos ao ponto de Chuck aparecer para salvar o mundo e ponto final. As cenas finais me deram esperança de que finalmente vamos ter uma temporada boa, até por ser a última. Afinal, com Deus, multi-versos, o vazio (principalmente atrás do Castiel), Billie e todos esses elementos, não é possível que a temporada seja ruim.

    Agora nos resta esperar pela próxima e última temporada.

    ResponderExcluir
  2. qual o nome da musica do final desse episódio?

    ResponderExcluir
  3. Odeia o Dean????? Que ridículo! Ele quem salva a série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opinião é opinião, ué. Sempre odiei. Nesses últimos episódios, um pouco mais.

      Excluir
  4. eu nao entendi poha nenhuma desse final 14x20 agr so resta esperar a ultima temporada

    ResponderExcluir

Postar um comentário