Samantha! 2x01



“Eu vou ser Samantha até morrer!”
EU NÃO ACREDITO QUE “SAMANTHA!” JÁ ESTÁ DE VOLTA! Saudade dessa maluca fazendo loucuras para se manter na fama, e agora as coisas estão prestes a ficar mais sérias – de um jeito totalmente bizarro e Samantha(!) de ser. A segunda temporada, que já começa com tudo, nos leva de volta para a infância da Samantha, a época da Turminha Plimplom, quando ela se recusou a cantar que “ia ser Samantha até morrer”, porque a mensagem da música dizia que ela não ia crescer, e ela tinha esse direito! No presente, no entanto, percebemos que ela não talvez não tenha crescido realmente. Agora, Tico e Bolota escreveram um livro sobre ela, “SAMONSTRA: A criança que matou a criança em mim”, e como o livro foi UM VERDADEIRO SUCESSO, ele está sendo adaptado para o cinema… e não apenas como um filme, mas como uma trilogia.
Ouch.
O episódio é divertido e tem momentos memoráveis, é bom estar de volta! Ficamos ansiosos para ver a Samantha de Emanuelle Araújo, e o episódio a esconde por alguns minutos, para criar o suspense, especialmente depois que Dodói descobre sobre o filme da “Samonstra”, pega as crianças e corre para o lugar das audições… e é ali, no meio de um monte de outras mulheres prontas para fazer audições para ser a Samantha, que encontramos uma “Samira” sendo chamada para a audição: “É Samira! Com ponto de exclamação no final!” E PRONTO, AÍ ESTÁ A SAMANTHA QUE AMAMOS (?) DE VOLTA. A primeira cena dela no episódio é maravilhosa, com ela tirando um martelinho, furiosa, pronta para destruir a produção do filme, fazendo uma ameaça medonha e totalmente divertida que tem tudo a ver com o modo Samantha de ser.

“Eu vou fazer esses dois engolirem esse livro, e não vai ser pela boca. Eu vou destruir tudo. Eu vou aniquilar esses dois idiotas, o Tico e o Bolota, de um jeito que se eles quiserem escrever mais uma linha que seja vai ter que ser mexendo o olho!”

MARAVILHOSA!
E os toques especiais que tornam a série maravilhosa, como o “Menina! Você decorou o texto todo!”, a mulher lá na audição dizendo exatamente a mesma coisa, e a Samantha, fazendo a desentendida, toda “Eu nunca falaria isso, gente!” É MUITO PERFEITO! Adoro o Tico e Bolota comandando a audição, fazendo comentários sobre como “a Samantha é a criança da casa” ou como “são os filhos que cuidam dela”, ou como “o Dodói não está bêbado o suficiente”. E o roteiro todo é extremamente irônico, da melhor forma possível, com a Samantha o tempo todo tentando mostrar que “é uma mulher madura”, enquanto age como a mesma criança que era nos anos 1980. “Eu sou uma mulher madura, que vai destruir esse filme bobo, feio e chato de vocês!” Agora, Samantha tem uma nova missão: QUE O MUNDO VEJA A MÃE RESPONSÁVEL QUE ELA É.
É?
Para provar que é uma mãe responsável, Samantha, ao descobrir que os filhos estão indo para uma reunião de pais na escola, como vão todos os meses, resolve que é hora de ela ir ela mesma – detalhe para o maravilhoso e irônico “Vai ser ótimo conhecer a escola dos meus filhos por dentro” que, por si só, já é uma crítica e tanto! Naturalmente, Brandon e Cindy estão preocupadíssimos, porque “o problema não é ela, mas ela com os outros pais”. Se Samantha vai mesmo entrar na reunião, eles têm alguns pedidos: Brandon quer ser dispensado do recreio, e Cindy quer repetir de ano, porque não está preparada para deixar o Ensino Fundamental, onde é conhecida e “uma porta-voz para as outras meninas”. Então, Samantha entra na reunião, incentivada a ficar em silêncio, mas a verdade é que a Mirtes É UMA CHATA, e eu mesmo estava torcendo para a Samantha se levantar e fazer loucuras.
Naturalmente, não sou decepcionado.
No primeiro intervalo, quando Samantha descobre que ainda faltam duas horas para o fim da reunião (“TODO MÊS?!”), ela percebe que cabe a ela “salvar aqueles pais”: ela tem o que ensinar e, basicamente, é que esses pais não precisam sentir tanta culpa. Então, ela ARREBENTA na reunião, se torna a grande estrela do lugar (“E qual é o problema? Ela trabalhou desde criança e tá aí, perfeita. Eu sempre fui sua fã!”), e propõe uma nova era, “uma era livre de culpa”, tornando-se uma líder contra a Mirtes, a responsável da escola que leu Samonstra. “Se a gente começar a rezar agora, será que Deus faz a mamãe calar a boca?” A Samantha faz uma verdadeira e deliciosa revolução, mas acaba deixando a reunião para trás quando o Brandon anuncia que “a Cindy está morrendo”, mas, na verdade, a Cindy apenas acabou de menstruar pela primeira vez.
O fato de a Samantha deixar tudo para trás, até o fato de estar sendo adorada pelos outros pais, nos mostra que ela é, sim, uma mãe responsável – à sua maneira diferenciada, como as crianças falam. Ela até é escolhida para ser presidente (!) das reuniões, mas ela não pode aceitar o convite: “Eu não posso ser presidente. Eu não vou vir aqui todo mês”. ADORO A SINCERIDADE. Então Samantha não abandona a filha, a ajuda a ir embora e, no caminho de volta para casa, ainda temos uma cena incrível de Samantha e Dodói, quando ele vê um outdoor com sua foto fazendo propaganda para a Catuaba, mas de um modo que não é exatamente como ele gostaria – afinal de contas, é vexatório! Eu ADOREI a maneira como eles colocam fogo no outdoor… é sem querer? Sim, MAS É GENIAL! Então, Dodói resolve que precisa conseguir os seus direitos de imagem de volta.
E, pra isso, chama a mãe!
“Sério isso, Dodói? Chamou sua mãe? Isso é apelação!”

Para mais reviews de Samantha!, clique aqui.


Comentários