The Twilight Zone 1x04 – A Traveler



“Meet Sergeant Yuka Mongoyak, a woman with a knack for detecting the most subtle of mistruths. On this night, a night of the most powerful of myths, that skill will be tested like never before. She's about to learn that the truth can take many different forms, depending on how you look at it. Because tonight, Sergeant Yuka's vantage point is at the very heart... of The Twilight Zone

COM UM QUÊZINHO DE “THE X-FILES”, NÉ? Um episódio natalino em “The Twilight Zone”, e infelizmente é o mais fraquinho da temporada até aqui… eu acho que o episódio demorou para engrenar, sendo aproximadamente 10 minutos até apresentar o “viajante”, e então tivemos uma série de teorias, todas desmentidas por um final que traz uma proposta diferente da que estamos habituados a ver em “The Twilight Zone”, e o resultado é um episódio que não chegou a cair no gosto do público… no episódio, conhecemos uma policial, Yuka Mongoyak, e o Capitão Pendleton, um homem com o costume de libertar um prisioneiro na Véspera de Natal – como esse ano foi fraco, Yuka está levando seu próprio irmão, bêbado, para a “cadeia”.
Apenas para ser liberado horas mais tarde.
Mas as coisas mudam quando as celas, outrora vazias, ganham outro visitante. Um homem misterioso, de chapéu, que diz estar ali “para ser perdoado”. Tudo é bem bizarro e não confiamos nele em nenhum momento. Nada do que ele fala parece ser verdade, e ele é bastante esquivo das perguntas mais difíceis… seu celular, por exemplo, de origem russa, não se parece em nada com o tipo de tecnologia a que estamos habituados, e naquele momento eu esperei que ele fosse um VIAJANTE DO TEMPO – talvez eu tenha visto o nome do episódio e tenha imediatamente assumido que se tratasse de viagem no tempo, é possível. O “A. Traveler” fala sobre como ele tem um canal no YouTube, e como aquela delegacia em Iglaak é um destino com o qual muitas pessoas sonham: serem presas e liberadas pelo Capitão Pendleton na Véspera de Natal.
Mas Yuka não acredita nele em nenhum momento… ela o investiga, ela busca por dados que o incriminem, sempre sem sucesso, enquanto o Capitão Pendleton o perdoa. Quando ele se infiltra na festa dos policiais e locais, Yuka sugere ao seu chefe que ele também libere Jack, seu irmão, mas o A. Traveler tenta impedir que Jack seja liberado, contando alguma mentira sobre coisas roubadas que supostamente estariam no porta-malas de seu carro… naquele momento, eu me perguntei se ele era uma espécie de “Grinch”, apenas uma pessoa maldosa que estava ali para arruinar o Natal de todo mundo. Afinal de contas, o viajante causou uma confusão na delegacia, jogou as pessoas umas contra as outras, mas as informações que tinham não pareciam fáceis de se conseguir… de algum modo, ele sabia coisas demais sobre as pessoas da cidade.
Então, ele é mandado de volta para a cela, e é então que as coisas se tornam realmente estranhas. Em um momento macabro, vemos A. Traveler sem o chapéu, e ele parece ter antenas na cabeça, embora as negue e embora não possamos vê-las quando ele tira o chapéu, alguns minutos depois… a última jogada do Viajante (e aqui podemos ver a sua voz também mudando, de forma bizarra) é jogar o Capitão Pendleton e Yuka Mongoyak um contra o outro, acusando-o de traição e de ter vendido informações confidenciais para os russos, e ele diz que esse é o “presente de Natal” que prometera a ela, com o que ela mais queria no mundo: poder ser a responsável por aquela delegacia. Enquanto as coisas pegam fogo entre Pendleton e Yuka, Jack se senta em sua cela tranquilamente, enquanto come um pedaço de torta acompanhado do Viajante em sua forma real…
A de um alienígena.
Qual era sua função ali afinal?!

“The most dangerous lies come in the form of beautifully wrapped gifts. On this evening, Sergeant Yuka discovered that there's no difference between myth and mistruth. She unwrapped her fateful present far too late on this dark and silent night in The Twilight Zone

Ainda confuso com o episódio e sem uma opinião formada.
Só aguardando o próximo… que promete!

Para mais postagens de The Twilight Zone, clique aqui.


Comentários