Vale o Piloto? – The Twilight Zone 1x01 – The Comedian



“Samir Wassan is an artist of great principle. A man who refuses to compromise his beliefs for a cheap joke. But tonight, he felt the rush of the limelight for the first time. Now, he'll have to decide what really matters to him when the laughter stops. And how much he's willing to give... to The Twilight Zone


VOCÊS ACREDITAM QUE “THE TWILIGHT ZONE” ESTÁ DE VOLTA?! Uma das maiores séries de ficção científica de todos os tempos, a série que deu origem a um gênero que agora está muito em alta, com exemplos de grande nome como “Black Mirror”, está de volta com uma nova roupagem, mas o mesmo espírito e a mesma sensação de estranheza que nos perturba e nos fascina da série clássica! “The Twilight Zone” estreou pela primeira vez em 1959, ganhando um remake em 1985 e outro em 2002 e agora, 2019, estamos de volta a esse universo. E é apavorante e delicioso! Me arrepiou todo assistir à narração antes da abertura, feita magistralmente por Jordan Peele, e assistir à abertura que tem a mesma música e o mesmo logo da série clássica… em poucos minutos de episódio, eu já estava TOTALMENTE SURTANDO com isso!
Eu adoro a sensação que séries como “The Twilight Zone” nos causa, por mais que ela seja verdadeiramente angustiante na maioria das vezes… mas é uma sensação bizarra e de desconforto que nos deixa inquietos e apreensivos, mas fascinados, curiosos, envolvidos. Durante “The Comedian”, o primeiro episódio da nova versão de “The Twilight Zone”, eu me peguei tanto vidrado quanto profundamente tenso… E EU AMEI DO INÍCIO AO FIM! Samir Wassan é um comediante que não tem umas piadas muito engraçadas – ele acredita que o “humor” não é apenas sobre fazer rir, mas também sobre fazer as pessoas pensarem, mas ele acaba não conseguindo arrancar risadas do público quando fala demasiadamente sobre política, por exemplo… tudo muda quando ele encontra JC Wheeler no bar de comédia onde trabalha, e pede “umas dicas”.
Naquela noite, Samir coloca em prática os conselhos de Wheeler, e resolve “se colocar” no palco, falando mais sobre ele, para que as pessoas possam se identificar, e quando ele fala sobre sua cachorrinha, que se chama “Cat”, as pessoas realmente riem dele… ele fica extremamente contente com o seu sucesso repentino, mas quando chega em casa, naquela noite, não encontra a cachorrinha em lugar nenhum“What? We don’t have a cat or a dog, Samir”. Na noite seguinte, Samir volta a tentar suas “piadas” convencionais, sem nenhum sucesso, e quando vê seu sobrinho, Deven Singh, na plateia, e se lembra que ele estava zoando o seu número mais cedo, ele o cita no show, faz umas piadas, e arranca risadas do povo… inclusive do próprio Deven, orgulhoso do tio, mas quando ele termina de falar e o povo aplaude, Deven desaparece…
Bem na frente de seus olhos.
Então é isso o que está acontecendo: o que ele coloca no palco, o que ele “traz à tona”, desaparece de sua vida… deixa de existir para sempre. Não é como se eles tivessem “morrido”, mais como se “nunca tivessem existido”. No outro dia, Samir tenta voltar para suas piadas rotineiras, e então tenta repetir o sucesso falando sobre o seu sobrinho, já que ele não existe mais mesmo, mas ele já não tem mais um sobrinho, então a piada já não funciona mais. Ele precisa de algo novo. Assim, ele leva Joe Donner a seguir, o outro comediante que era realmente um homem desprezível que assediava mulheres no bar, dirigia bêbado e fora responsável pela morte de duas pessoas que atropelou por direção embriagada. Então, ele percebe que SALVOU DUAS VIDAS fazendo o seu show daquela noite… e agora Samir Wassan começa a se sentir poderoso demais.
Numa espécie meio “Death Note”, Samir vai ao Facebook e faz uma lista de pessoas que poderiam sumir sem que ele se importasse… e conforme Samir apaga pessoas aleatoriamente do mundo, ele vai conquistando sucesso e sucesso e sucesso… até que ele apaga o mentor de Rena, sua namorada desde os tempos de colégio, porque sente ciúmes dele, mas sem ele, a sua carreira nunca teria decolado. Então, Rena agora trabalha tarde da noite, como garçonete, e eles nunca viajaram para Paris, porque não puderam pagar por essa viagem… a viagem que salvara o relacionamento deles. Então, ao apagar David Kandel, Samir também precisou entregar algo que amava em troca: perdeu Rena para sempre. E ali tudo ficou mais parecido com “Efeito Borboleta” do que nunca. E, sem Rena, Samir simplesmente não sabe mais quem ele é na vida…
Depois dali, é só ladeira abaixo… Samir começou a estragar tudo. Apagou pessoas da plateia, e apagou um número muito grande de pessoas show após show, numa espécie de Thanos, eliminando metade da vida no Universo. Até que ele reencontra JC Wheeler, que o faz pensar que o que ele está fazendo não é “assassinato”, porque as pessoas que ele cita nunca existiram… e ele o incentiva a apagar Didi Scotts, a sua concorrente por uma vaga importante como comediante naquela noite. Por um segundo, eu realmente achei que ele não fosse conseguir, mas então ele consegue, e Didi também se vai… e o pior de tudo é a sensação que o episódio consegue passar tão bem, porque tudo é tão assombrosamente perturbado… a maneira como as pessoas riem de coisas que nem tem graça de verdade, e tudo é bastante doentio.
Então, Rena invade o seu show numa noite, expõe o seu caderninho, o chama de bully, e o convida a usá-la como combustível para suas piadas, e então a agonia toma conta dos últimos minutos de episódio, mas ele faz a única coisa que consegue pensar em fazer: fala de si mesmo. Samir Wassan fala dele mesmo, faz as pessoas rirem, numa trilha sonora melancólica e um pouco macabra, e por fim se anuncia, desaparecendo no palco, em frente a todo mundo, com o microfone caindo ao chão na sua ausência… ele some, e as pessoas se levantam, ainda rindo, para aplaudirem em pé o comediante do qual, em alguns segundos, nem se lembrarão mais que existiu. Mas, ao apagar a ele mesmo da história, Samir anula tudo o que fez antes, e então as pessoas são trazidas de volta… tudo volta ao “normal”, mas sem ele. E JC Wheeler se volta, agora, a Didi.
Para a história recomeçar…
Creepy.

“Samir Wassan learned the hard way that sometimes, getting everything you want means losing everything you love. And after finally finding himself on the verge of becoming somebody, he chose instead to once again be a nobody. In the end, Samir's final encore is a show you can only buy a ticket to... in The Twilight Zone”

AMEI a estreia.

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.


Comentários