Osmosis 1x05 – Betrayal



“Não somos um casal normal. Somos Osmosis”
A VERDADE SOBRE O DESAPARECIMENTO DE JOSÉPHINE – “Eu amo você, Paul, mas eu saí”. Não é grande surpresa que Joséphine não tinha sido “sequestrada”, como Paul queria acreditar. Ela se retirou por escolha própria, mas eu não achei que ela retornaria ainda amando o Paul, e essa é uma trama até interessante, pois ela, a mulher com base em quem a OSMOSIS foi criada, coloca todo o programa em dúvida. Ela já o questionou quando Paul e Esther começaram a desenvolvê-lo, e agora é seu questionamento final, quando ela retorna cansada e dorme o dia inteiro, prometendo que “explicará depois”, mas também já garantindo que as coisas não voltarão a ser como antes. O episódio, então, nos esclarece a jornada de Joséphine nesse tempo em que não soubemos dela, enquanto acompanhamos alguns desenvolvimentos de Ana, Lucas e Niels.
Há um mês, Joséphine e Paul compartilhavam a “osmose” no V-Eternity, e eu acho todo esse conceito bastante sensual, embora, dessa vez, não tenha sido tão “perfeito” quanto supostamente deveria ser todas as vezes… a osmose não dá tão certo, e eu me pergunto se o sexo que eles fazem é tão real quanto o sexo de verdade. De todo modo, o implante da OSMOSIS em sua cabeça está angustiando Joséphine, e ela não quer mais que mexam com sua mente e que interfiram em seus sentimentos – ela quer decidir o que é bom para ela e o que não é, por conta própria, e eu compreendo a maneira como tudo parece mecanizado depois do programa, como se as pessoas não pudessem amis se encontrar e se conectar da maneira natural. Então, com a ajuda de Gabriel e de Swann, ela retira o seu implante, porque “não quer mais ser controlada pelo programa ou por Paul”.
Quando acorda, no presente, Joséphine conta a Paul que retirou o implante, e ele não fica nada feliz a informação, embora ela tenha feito isso porque quis e tenha seus motivos: “Sim, Paul, retirei meu implante. Eu quero amá-lo sem a OSMOSIS. Eu quero me sentir livre”, e retirar o implante não quer dizer que ela não o ame mais, como ele parece achar, apenas que ela quer amá-lo por ela mesma, independente de qualquer programa e implante. A ausência de Joséphine, no entanto, parece colocar a vida de Paul em perigo, e ele pede a ajuda de Esther para saber se ele vai voltar a adoecer sem ela, mas aparentemente ele vai ficar bem, embora a retirada do implante esteja gerando consequências, porque foi como um “rompimento neural”. Totalmente o oposto de Joséphine, Paul não quer um relacionamento sem a OSMOSIS, porque “ele quer ter certeza”.
Ele não quer correr o risco de os sentimentos dela mudarem, ela mentir…
E então ela “poderá fazer com ele o que bem entender”.
Ainda não vimos o fim da história dos dois, no entanto, como o fim do episódio deixa bem claro, com uma nova trama se iniciando! Enquanto isso, as coisas se complicam significativamente para Ana e para Lucas. Ambos estão em momentos bastante bons, aparentemente. Ana faz sexo com Simon pela primeira vez, e é bom. Ela está apaixonada e feliz, grita na janela de seu apartamento que o ama, e ele faz o mesmo. Enquanto isso, Lucas está com Leópold, aparentemente eles estão bem (embora naturalmente não estejam), e então os implantes feitos por Esther para que ela pudesse salvar a mãe começa a cobrar taxas. As “alucinações” se tornam cada vez mais fortes, e isso estraga um momento importante de cada um deles, quando Ana e Lucas deixam Simon e Leópold, respectivamente, para irem até a OSMOSIS.
E tudo se COMPLICA quando eles deixam Simon e Leópold sozinhos. Na OSMOSIS, Ana conta a Billie sobre o que viu e sentiu, que foi uma mulher gritando e uma dor insuportável e, enquanto isso, Romy, a mulher para quem trabalha como espiã, liga para ela e, ao não ser atendida, lhe deixa uma mensagem… Simon não precisou fazer nada para ouvi-la, ele só estava ali no momento certo. E a mensagem é problemática, no mínimo. Romy pergunta sobre o “professor de esporte”, o chama de chato, e diz que “Ana é uma ótima atriz”, garantindo que eles vão agir logo e então “ela estará livre”. A carinha dele, decepcionado, quando ela volta para casa, é de partir o coração. “É tão boa atriz que me fez pensar que me amava. Pra ver como eu sou idiota!” Ana tenta explicar que está, sim, mentindo, mas para Romy, porque tudo mudou quando o conheceu, mas algo se partiu.
Ele não pode voltar a confiar nela, e vai embora.
O problema que Lucas precisa enfrentar quando retorna para casa depois da OSMOSIS só depende de Leópold, que É UM CARA PROFUNDAMENTE TÓXICO que não merecia o amor de Lucas, sinceramente. Lucas esteve fora por alguns minutos, e, quando chega em casa, vê Leópold descendo as escadas seminu com outro cara, se despedindo dele com um beijo, e Leópold ainda olha para ele com desdém, como se fosse a coisa mais natural quando diz: “Não aja como se não me conhecesse. Sou quem eu sou. O cara surgiu de repente, não pude recusar. Não ligamos, certo?” AQUILO FOI NOJENTO DEMAIS! Pensar que Lucas deixou Antoine por causa disso… e isso, alinhado às “alucinações” graças às memórias implantadas por Esther, estão deixando Lucas louco: “É como estar na mente de outro”. Então, ele vai à OSMOSIS, e quando ele chora, destruído, abraçado a Billie, meu coração se partiu.
Eu queria que o Lucas fosse feliz.
Essa cena de Lucas ajuda Billie a descobrir quem está por trás do “bug” que eles têm enfrentado. Niels, por fim, acaba internado em um tratamento intenso para a sua doença. E a OSMOSIS parece cada vez mais longe de ser lançada, porque um vídeo divulgado, supostamente, por um dos testadores betas se espalha pelo mundo e parece expor um grande problema na empresa: no vídeo, o homem diz que confiou neles para encontrar o amor, e agora surgem memórias em sua cabeça que não lhe pertencem, e emoções que são estranhas para ele. “Não sei mais quem sou. Não importa, só não façam o que eu fiz!” Naturalmente, Esther e Paul precisam agir como se isso fosse fake news e não suspendem ou atrasam o lançamento da OSMOSIS, porque isso seria admitir que são culpados, mas é um problema seriíssimo que precisa ser resolvido.
Será que foi um dos testadores mesmo? Se sim, teria que ser o Lucas.
Ou então é apenas uma tentativa de sabotagem.

Para mais postagens de Osmosis, clique aqui.


Comentários