Sítio do Picapau Amarelo (2002) – O Menino Bruxo: Parte 1



“A Narizinho só se salvou graças a mim!”
A segunda temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” se inicia logo quando o Visconde terminou de escrever as “Memórias do Picapau Amarelo”, e um vento misterioso bateu a porta da sala – aqui, as histórias já não são mais baseadas nos livros de Monteiro Lobato, mas a temporada não tem uma grande ruptura com a temporada anterior. Figurinos e cenários se mantêm basicamente os mesmos, e “O Menino Bruxo” inicia a mais longa história do “Sítio do Picapau Amarelo” até ali, sendo a primeira parte de uma história maior que traz BRUXOS até o Sítio. Eu gosto muito da história, gosto de como Henrique Ramiro, o menino bruxo, se dá bem com o elenco, e adoro as referências que a história traz, como o fato de o garoto vir de uma “Escola de Bruxaria” e tudo o mais, sendo que o primeiro filme de “Harry Potter” tinha sido recentemente lançado…
É quase o aniversário da Tia Nastácia, e ela está toda sentimental, preocupada que eles não vão se lembrar da data, e as crianças estão dispostas a fazer uma festa surpresa para ela – o que quer dizer que, durante parte do dia, eles vão fingir que não se lembram, para poder surpreendê-la enfim. Quando o dia amanhece, então, Tia Nastácia tenta falar sobre como “o dia está bonito”, ou como “é um dia especial”, mas eles maldosamente dizem que “aquele é um dia como outro qualquer”. Eu quase chorei junto com a Tia Nastácia chorando sozinha na cozinha por ninguém ter se lembrado do seu dia especial: “Se gostassem… se gostassem lembravam do meu aniversário. […] No aniversário deles, eu faço bolo, faço brigadeiro… já no meu…” Dona Benta ainda pede que ela lave uns lençóis, tudo para tirá-la da cozinha enquanto a Narizinho faz um bolo especial para ela!
O Sítio está rodeado de MISTÉRIO, enquanto isso. Emília acredita que alguém invisível entrou na casa quando a porta bateu, mais cedo, e todos sabemos como a bonequinha pode ser teimosa e decidida (“Vocês vão ver! Vocês vão ver!”), então ela decide sair sozinha para investigar, durante a noite, mas acaba ficando assustada – assim, ela coloca o pobre do Visconde de guarda, para ficar no topo da escada a noite toda, olhando se alguém vem de algum lado. “Assim, você fica de olho pra ver se alguém entra na casa. Boa noite”. Mais tarde, ela tem um pesadelo, e acorda para bater no Visconde, por ele ter dormido. O dia seguinte ainda traz outro mistério para o lugar: uma encomenda para a Dona Benta, que é um livro com as páginas todas roxas, sem nada escrito… e é um livro bastante misterioso que parece até se mexer sozinho, para o pavor de Tia Nastácia!
Então, deixando os mistérios de lado, as crianças preparam a festa da Tia Nastácia. Narizinho e Emília vão preparar o bolo, enquanto Dona Benta faz uma calda de chocolate, e o Pedrinho e o Visconde chamam os convidados… depois que o bolo está todo preparado, ele simplesmente desaparece para debaixo da mesa, levado por alguém invisível, e todos, naturalmente, culpam o Rabicó, que PROMETE que não foi ele. “E palavra de Marquês de porcaria serve de alguma coisa?” Depois de uma breve investigação, no entanto, um outro bolo reaparece em cima da mesa, e então Narizinho resolve dar o braço a torcer e concorda com Emília: alguma coisa está errada ali. Mesmo assim, a festa para a Tia Nastácia continua, mas quando ela está prestes a soprar as velinhas e fazer um pedido, o bolo explode bem na sua cara, tadinha.
“Foi coisa dessa boneca sem coração!”
Assim, conhecemos quem está por trás dessas traquinagens: UM MENINO INVISÍVEL. Pedrinho defende a Emília, dizendo que a risada depois da explosão “vem de outro lugar”, e Emília revela o garoto jogando uma tigela de calda de chocolate na cabeça dele, e assim Henrique Ramiro faz sua estreia no “Sítio do Picapau Amarelo”, como o menino bruxo. “Quem é você? […] Fala logo! O que foi? Engoliu a língua?” Assustado, o menino não responde às perguntas de Emília, foge e volta a ficar invisível… naturalmente, então, eles não o encontram, mas o Sítio todo começa uma caçada ao garoto invisível que fez o bolo da Tia Nastácia explodir! Cada um tem um plano… o Pedrinho pede a ajuda do Saci, por exemplo, mas é a Emília quem o encontra escondido no quarto dela e da Narizinho, e então quer saber tudo a seu respeito… como nome e de onde veio.
O nome, o garoto diz que não pode dizer, mas explica que veio de uma Escola de Bruxos, e que fica invisível com a ajuda do boné que traz na cabeça e do qual nunca se separa. Enquanto eles conversam, Tia Nastácia está do outro lado da porta, tentando escutar a conversa deles, e o menino bruxo, então, faz um feitiço que COLOCA ORELHAS DE BURRO NELA! A Emília fica furiosa com o garoto, batendo nele e perguntando o que ele fez, enquanto a Narizinho injustamente a acusa de ter culpa, dizendo que “isso tem cara de ser coisa dela”. Tadinha. Quando Emília mostra aos demais que encontrou o menino bruxo, todos exigem que ela devolva as orelhas de Tia Nastácia de volta, mas ele explica que está apenas começando os seus estudos, o que quer dizer que as coisas nem sempre dão certo… ele até tenta fazer um novo feitiço, mas não dá certo.
Ele apenas lhe dá um rabo para combinar com as orelhas!
Tia Nastácia, naturalmente, SE DESESPERA.
O menino explica que está ali porque está atrás de um feiticeiro maléfico que fugiu de Azkaban da prisão – ele ficou sabendo que o feiticeiro viria atrás de uma menina do narizinho arrebitado, com quem pretende se casar (!), mas Pedrinho diz que NÃO VAI DEIXAR que levem a sua prima – o menino bruxo tampouco… afinal de contas, foi isso que ele veio impedir, não? O menino explica que acredita que o feiticeiro já chegou e está escondido em algum lugar dentro da casa… e, como só poderia ser, ELE ESTÁ ESCONDIDO DENTRO DO LIVRO MISTERIOSO QUE A DONA BENTA RECEBEU. Durante a noite, ele sai de dentro do livro, cujas páginas se tornam brancas na sua ausência, e ele vai atrás de Narizinho, mas Emília a salva quando espirra por causa do forte cheiro de chulé que o Conde Xis Parmesan exala quando entra no quarto das garotas.
Dali por diante, tudo é uma verdadeira CONFUSÃO. As garotas gritam por socorro, e enquanto o pessoal do Sítio vai escutando, todos se mobilizam para ajudar Narizinho e Emília, a começar por Pedrinho e o menino bruxo, mas os gritos chegam até ao Tio Barnabé e ao Saci, longe dali… quem salva a Narizinho, no entanto, é a própria Emília, que vence o Conde Xis Parmesan espirrando perfume nele, e o fazendo recuar. “A Narizinho só se salvou graças a mim! De tanto espirrar por causa do chulé do bruxo!” Ele escapa e volta para dentro das páginas do livro, que voltam a ser roxas – naquela noite, Dona Benta dorme com as garotas, para saber que elas estão em segurança, enquanto os meninos dormem do lado de fora da porta do quarto, para protegê-las. Naquela noite, no entanto, o Conde Xix Parmesan não volta a atormentar o pessoal do Sítio…
Enquanto isso, vemos a Cuca enfrentando seus próprios problemas, como o fato de ainda não ter recebido o seu convite para a Convenção das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas, que deve acontecer em breve, e o Saci tem uma boa teoria a respeito do motivo de ela ainda não ter recebido esse convite: talvez ela não seja “pavorosa” o suficiente, com toda a sua preocupação com as unhas, o cabelo, a forma… “Ou é pavorosa ou é vaidosa”. Preocupada, a jacaroa escreve uma carta aos responsáveis pelo envio dos convites, perguntando o que aconteceu, e eles respondem dizendo que ela não recebeu o convite e NEM VAI RECEBER. Segundo a carta que ela recebe de resposta, ela é “uma cuca muito ruim”, e o seu caso está sendo cuidadosamente estudado… ela está prestes a ser expulsa do Sindicato das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas…
Wow.
No Sítio, o “menino bruxo” recebe o apelido de PENINHA, escolhido por Emília porque “ele pode ficar invisível como o garoto que conheceram na temporada passada”. Peninha, agora, não é mais bem-vindo para ajudar a Nastácia a deixar suas orelhas e rabo e de burro, e quem acaba ajudando é o Saci, que rouba a varinha de condão da Cuca durante a sua soneca (!) para fazer um feitiço… mas quem faz realmente o feitiço é a Emília, que pega a varinha da Cuca e do Peninha e as usa ao mesmo tempo, lançando um feitiço e salvando a Tia Nastácia, que volta ao normal… depois de toda a confusão, no entanto, Emília age como uma boneca birrenta e se recusa a devolver as varinhas, dizendo que ela mesma vai enfrentar o feiticeiro do mal que se esconde no Sítio. E, assim, ela acaba acertando, sem querer, o Conde Xis Parmesan quando ele vem atacar novamente.
E ele se transforma em um gato.
A primeira parte da história termina quando a Tia Nastácia é atacada pelo livro com o Conde Xis Parmesan e acaba desmaiando, mas ninguém quer ouvi-la quando ela tenta contar que não desmaiou apenas por desmaiar. Apenas Peninha está disposto a ouvir, mas ninguém a deixa falar… durante a noite, com uma tempestade caindo do lado de fora, Visconde vai à biblioteca da Dona Benta para buscar um livro de histórias, como ela pediu, mas ele acaba se distraindo e sentando-se em frente à mesa para investigar o misterioso livro de páginas roxas que a Dona Benta recebeu recentemente… quando ele abre o livro e o observa, no entanto, ele vê o olho do feiticeiro o espiando lá de dentro das páginas, e ele acaba sendo capturado pelo livro! Agora, o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo terá que salvar o nosso sabugo de milho favorito!

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

Postar um comentário