A Rede Social – Mark Zuckerberg



Eu sou apaixonado pelo filme A Rede Social… embora tenha ganhado muitos Oscars ainda me sinto frustrado por não ter levado o de melhor filme… mas enfim. Não vou dizer que gosto de Mark porque ele criou o Facebook e porque eu gosto muito disso (o que não deixa de ser verdade), mas sim pelo seu intelecto superior e (pelo o que é retratado no filme) por sua personalidade astuta e seu humor ácido… e como um nerd de verdade e admirável, hoje comemoramos o aniversário de Mark Zuckerberg, que nasceu em 14 de Maio de 1984.
Mark Zuckerberg é inteligente. Independentemente do que A Rede Social apresente, ou como o faça. Toda a criação do Facebook e esse sucesso estrondoso é a prova disso. Não é à toa que ele é o bilionário mais jovem do mundo hoje em dia. Simplesmente amo a cena em que ele consegue, em uma madrugada, criar um site de comparação de alunas, hackeando vários sistemas, e conseguindo 22 mil acessos, em menos de duas horas, às 4 horas da manhã… bêbado!
E como não dizer que ele é inteligente?
Ninguém conhece muito sobre Zuckerberg além do que é retratado no livro Bilionários Por Acaso e no filme A Rede Social. Portanto vou me ater à descrição utilizada no longa (que por acaso não foi aprovado por ele, dizendo que sua vida não era assim tão dramática). E eu o admiro demais. A maneira como ele fala, a maneira como ele se mostra superior aos demais… e ele tem razão para ser como é. Cada fala dele me faz vibrar, e alguns momentos são simplesmente tão geniais que eu fico repetindo a fala na minha cabeça e querendo aplaudir…
Como acontece quando penso na cena que coloquei como Eu ouvi… hoje mais cedo (clique aqui). Ou quando me lembro de como ele enfrentou o Conselho da Universidade, ou como acabou totalmente com um professor saindo da sala, não sem antes dar uma resposta perfeita para a matéria… não que o professor não tenha merecido. E esse tipo de coisa não é o tipo de coisa que merece aplausos?
Jesse Eisenberg também merece alguns comentários, porque a atuação dele é impecável. Tanto quanto de Mark, virei fã de Jesse… e ele já tinha feito vários filmes antes, mas nunca com uma atuação tão memorável quanto a apresentada dessa vez. Seus olhos diziam tudo. E foi aí que comecei a gostar de Andrew Garfield, interpretando Eduardo Saverin maravilhosamente bem… e os dois funcionam tão bem juntos que eles me emocionam continuamente, e eu acabo o filme engasgado.
É uma história triste. Primeiramente, gosto de como o “humor” é introduzido. Mark é debochado, topetudo – suas piadas são ácidas, sarcásticas. Esse é simplesmente o melhor tipo de humor possível. Eduardo contribui muito no humor na parte da galinha que teve que cuidar (só eu me mato de rir naquilo?), mas o filme é forte. É um grande drama sobre como Mark Zuckerberg utiliza todo seu conhecimento e cria algo que modificou as relações de uma geração, mas perde as pessoas mais importantes no caminho…
Eu sempre me emociono. As cenas são bonitas, e é difícil tomar partido. Ainda mais gostando tanto de Mark e de Eduardo. E os atores capricham na atuação (Andrew interpretando Eduardo é perfeito na cena final, quando descobre sobre as novas ações). Mark passa grande parte do filme com um olhar perdido, um estilo triste e indiferente… e você entende tudo isso no decorrer do filme, e se depara com aquele final melancólico, aquela coisa entalada na garganta… eu não tento falar ao terminar de ver esse filme.
É um filme interessantíssimo. Extremamente complexo e rápido, ele exige bastante do espectador. A história é densa, cheia de informações, conversas rápidas e repletas de vocabulário geek. Os acontecimentos vão e voltam, e várias ações se desenvolvem paralelamente, em tempos diferentes. Exige bastante atenção – o filme presume que consigamos acompanhar o raciocínio rápido e impecável de Mark, bem como a trama complexa e muito bem amarrada. Um ótimo exercício, provavelmente o melhor filme de 2010. Minha opinião! Para quem ainda não viu o filme, eu deixo a recomendação, como já fiz uma vez muito tempo atrás… vale muito a pena, não deixem de assistir. Até mais!

Comentários

  1. Esse cara é um gênio, não é? O maior nerd da atualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza *-*
      Eu gosto tanto dele em A Rede Social... sempre me deixa feliz ver esse filme (por mais triste que ele seja)

      Excluir

Postar um comentário