O final de “Caverna do Dragão”



O final de Caverna do Dragão é algo que faz parte do imaginário popular, e todo mundo sempre sonhou em ver esse desenho… mas o episódio nunca foi produzido, embora seu enredo tenha sido escrito por Michael Reaves, divulgado e transcrito para HQ em 2010 pelo cartunista brasileiro Reinaldo Rocha. Esse é o máximo que conseguimos do episódio, mas já é suficiente!
Dungeons & Dragons (no Brasil conhecida como Caverna do Dragão) é um dos desenhos mais clássicos de todos os tempos, e mais nerd também… todo nerd assistia Caverna do Dragão, e ainda o faz. Não foi um desenho muito longo, com apenas 27 episódios, divididos em três temporadas, que foram lançadas entre 1983 e 1986. No Brasil, o desenho continua sendo transmitido regularmente pela Rede Globo… quem nunca assistiu Caverna do Dragão naquelas manhãs todas?
O desenho é muito bom. No começo da história, um grupo de seis amigos está em um parque de diversões e entram em uma montanha russa chamada de Dungeons & Dragons, e enquanto no brinquedo, um portal se abre e os transporta para um outro lugar, chamado de “O Reino”. Lá, eles se transformam, ganham as Armas do Poder – do Mestre dos Magos, que é quem acompanha-os durante todo o tempo, uma espécie de mentor. Toda a história do desenho é uma luta dos jovens para retornar ao seu mundo, enquanto o Vingador tenta roubar suas Armas…
O sonho de todos era ver esse retorno. E muitas, muitas vezes eles chegaram muito perto disso, mas sempre alguma coisa acontecia e eles acabavam não voltando… lembro-me de um episódio em que até chegamos a rever o parque de diversões… eu quase tive um ataque ao ver isso, mas nada demais, eles não voltaram para suas casas… e não espere coisas assim para o último episódio também. E por incrível que pareça, você fica satisfeito com o final proporcionado pelo roteiro, mesmo que ele seja bastante diferente do que tudo o que foi imaginado e esperado.
Durante muito tempo especulou-se sobre como Caverna do Dragão terminaria. E várias teorias surgiram, algumas das quais eram bastante macabras e exageradas. Uma das que mais conseguiu repercussão foi a que afirmava que todos tinham morrido, e que o Reino era o Inferno… não deixava de ser uma proposta interessante, inclusive com a discussão de que o Mestre dos Magos e o Vingador eram na realidade a mesma pessoa… mas o contexto todo era bem sombrio, e não combinava tanto assim com o desenho.
O roteiro oficial, escrito por Michael Reaves, nunca chegou a ser produzido e a série foi cancelada, embora planos para o futuro, com os personagens retornando ao Reino, um pouco mais maduros, tenham existido. O roteiro, chamado Requiem, foi adaptado para HQ em 2010, pelo cartunista brasileiro Reinaldo Rocha. É uma aventura e tanto. Eu li a HQ em alguns minutos, e me emocionei por ser uma viagem de volta ao meu passado… e as revelações finais que eu tanto ansiava por descobrir…
O roteiro é muito interessante, e realmente finaliza, por ora, a história dos seis jovens tentando encontrar seu caminho de volta para casa. Mestre dos Magos e o Vingador entram em uma espécie de aposta, e os amigos se dividem quando o Vingador faz uma proposta para que eles voltem a seu mundo. A luta final é bastante eletrizante, muito bem feita, e tudo se finaliza com a chave, a abertura daquela porta misteriosa, por onde saem milhares de feixes de luz, espalhando-se pelo Reino e abrindo portais para outros mundos fantásticos…
Quando a luz atinge o Vingador, os garotos descobrem qual era sua real função na Caverna do Dragão: redimi-lo, e não derrotá-lo. É uma mensagem bem bonita, e temos aquele momento maravilhoso quando eles descobrem que o Mestre do Mago era o pai do Vingador e não podia redimi-lo sozinho. Outra mensagem bonita para o final do desenho é a opção deixada pelo Mestre dos Magos: ao abrir um portal de volta ao mundo deles, os seis jovens precisam escolher se querem mesmo ir para casa ou se continuam no Reino, onde muitas aventuras ainda o esperam…
O episódio não nos dá essa resposta. Termina com o portal aberto, e os seis olhando para ele, prestes a tomar a sua decisão… isso é algo que cabe a cada um de nós, fãs de Caverna do Dragão… não sei qual é exatamente a minha opinião. Se eles voltam ou não. Mas acho incrível essa jogada do roteiro de nos deixar na dúvida, de fazer com que nós decidamos se eles vão mesmo voltar ou não… um final digno, maravilhoso, uma pena que nunca tenha sido feito em desenho… e que a série não tenha continuado. Mas… para quem ainda não leu Requiem, aqui tem um link com todas as páginas (da HQ) no Facebook: clique aqui. Divirta-se! Até mais…

Comentários

  1. Gente Caverna do Dragão marcou a minha infância, uma pena mesmo não ter tido o tão esperado episódio final.
    Siiiim, eu assisti a esse episódio, em que eles voltam ao parque só que o Vingador volta junto, e eles não podem combatê-lo porque as armas não funcionavam no mundo real, aí eles tiveram que voltar. Uma pena mesmo, acho que foi o mais perto que eles chegaram de ir pra casa.
    Eu não sabia que tinha a história em quadrinhos do tal episódio, vou procurar ler nesse link que vc passou e depois passo aqui pra comentar =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro-me que eu me senti tão frustrado kkk mas foi um ótimo episódio, mexeu comigo na época :D
      Ótimo, é super rápido para ler, logo logo você volta aqui :P

      Excluir

Postar um comentário