Nerds em “De Volta Para o Futuro”



Em primeiro lugar, vamos esclarecer: De Volta Para o Futuro, em si, é nerd. Gostar de BTTF também. Ou quase. Na verdade, apenas gostar não te faz um nerd, mas entender e explicar como o DeLorean funciona, conhecer e ter uma teoria para os cinco DeLoreans em 1955, entender as explicações de Doc Brown sobre os paradoxos da viagem no tempo, e o porquê de não intervir nas situações, questionar o paradoxo de o próprio Marty estar em 1955, mudando o futuro e portanto as razões que o levaram até lá, ou ao menos seus conhecimentos sobre o futuro, que já não existe mais… bem, meu amigo, isso sim te faz um nerd. Se você entendeu todo esse parágrafo, congrats! Muito provavelmente você é um freak, e deve ter orgulho disso!
De Volta Para o Futuro é clássico, faz parte da cultura pop, e é um assunto recorrente em discussões do universo geek. Como eu comento de tempos em tempos no blog, não tem como não se apaixonar pelas histórias de Marty McFly e Doc Emmett Brown… todas as situações, a viagem no tempo e a maneira como ela é tratada, os paradoxos, piadas… como tudo te faz pensar… as referências a obras famosas (como ET, Star Wars, Star Trek, Tubarão…) e as auto-referências que são épicas… uma obra-prima do cinema, com direito a lugar reservado na estante.
Mas tendo nos familiarizado com o tema de De Volta Para o Futuro (se você ainda não viu o filme, procure no blog por postagens sobre ele, você vai encontrar uma grande variedade, umas 30 postagens pelo menos – e corra atrás de uma cópia do filme. DEPRESSA!), vou tratar dele de um outro ponto de vista hoje, nessa história toda de Mês do Orgulho Nerd e nessa perspectiva de recordar, além de temas nerds, alguns nerds memoráveis da ficção… dois deles estão em De Volta Para o Futuro.
Doc Emmett Brown é o primeiro… estereótipo de cientista maluco, lembrando Einstein (nome de seu cachorro, por sinal – primeiro viajante do tempo; e em se falando de cachorros de Brown, é válido mencionar que seu antigo cachorro se chamava Copérnico), foi quem criou a máquina do tempo, a colocando em um DeLorean (“Se for para fazer, então que seja com estilo!”)… gastou o dinheiro todo da família, e muitos anos de sua vida, para colocar em prática a idéia do capacitor de fluxo, após cair no banheiro e ter uma visão… o capacitor de fluxo é o que torna a viagem no tempo possível. Bem, com invenções e mais invenções, nomes de cientistas famosos em seus animais de estimação, frases de efeito como “Great Scott!” e maquetes perfeitas, Doc Emmett Brown pode ser considerado um grande nerd. E um nerd admirável, que serviu de inspiração para muita gente… inclusive para mim! Como eu queria ter um amigo assim… como eu queria ser o Marty!
E de um âmbito um pouco menos admirável, mas não menos memorável, temos George McFly, pai de Marty McFly… ele é o antigo estereótipo de nerd, com jeito banana, cabelo seboso e não muito brilhante com mulheres… ou relações sociais como um todo. Fanático por ficção científica, imaginativo, ele é bem o que nos vem à cabeça quando pensamos em um nerd… felizmente a imagem de nerd está sendo transformada ao longo dos anos, mas essa como a de George jamais será esquecida… vale lembrar que ele conseguiu superar suas dificuldades, publicar um livro sobre extraterrestres visitando a Terra e ser feliz com sua família, contra todas as possibilidades…
Ambos merecem destaque no nosso quadro de nerds do Mês do Orgulho Nerd. Não me contive, e tive que comentar um pouco sobre a trilogia aqui, assim como também a mencionei quando fui falar de viagens no tempo… e fala sério, tem como se controlar numa situação dessas? Não… então aqui estão dois personagens carismáticos, importantes e épicos no mundo da ficção científica e viagem no tempo; se você ainda não conhece De Volta Para o Futuro, você já deve ter cansado de me ver dizer isso, mas é sério: assista ao filme! Depois comente no blog o que achou… até mais!

Comentários

  1. De Volta para o Futuro sempre me encantou. Quem me apresentou à trilogia foi meu pai, outro nerd, quando eu ainda nem sabia o que era viajar no tempo.
    Com certeza faz parte da minha lista de filmes preferidos de um nerd =)
    obs: essa aí do antigo cachorro do Doc se chamar Copérnico eu tinha esquecido =P
    Ah, você falando aí sobre o nerd de antigamente, o considerado meio banana, eu parei pra pensar um pouco na evolução do nerd na sociedade, como ele era e como é visto atualmente. Então me veio à mente: o que quer dizer exatamente nerd?
    Aí eu achei isso aqui:
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/de-onde-vem-a-palavra-nerd
    Pode até ser que não seja a verdadeira história, mas achei interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte de minha influência para De Volta Para o Futuro foi do meu pai, acho que vi pela primeira vez com ele... mas me tornei muito mais fanático e conhecedor da história... mas foi ele quem me deu meu primeiro DVD de BTTF1 (:
      Os cachorros de Brown são um máximo... kkk
      Bastante interessante esse link que você me mandou, gostei do texto... Mundo Estranho é Mundo Estranho (y) mas acho que ser nerd já foi uma coisa não tão boa e não é mais hoje em dia... não necessariamente... muitas vezes "ser nerd" está sendo um elogio, o Orgulho Nerd está muito mais vivo hoje em dia! O que me alegra, mas sempre tem os posers... os que se dizem nerd sem ser =/ precisa muito para isso! kkk

      Excluir

Postar um comentário